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Psicologia Positiva:
A aliada das empresas para um ambiente de trabalho mais feliz

A satisfação e produtividade no trabalho são duas das maiores preocupações das empresas em relação aos profissionais da atualidade.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia identificou que um trabalhador feliz é em média 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Além disso, ele acaba motivado a atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios.

Uma grande aliada das empresas nesse processo é a Psicologia, área que durante muito tempo focou seus esforços em entender sobre as emoções negativas, mas nos últimos anos tem se esforçado para descobrir o que deixa as pessoas felizes.  Neste contexto, foi criado o termo “Psicologia Positiva” para designar a mudança de foco que busca, cada vez mais, entender sobre o bem-estar das pessoas.

Com raízes na ciência do comportamento humano, a Psicologia Positiva permite que o líder foque nos aspectos positivos da experiência humana dentro da organização. Na prática, ela pode ser usada para despertar o potencial dos colaboradores, aumentar o engajamento e construir uma cultura inovadora — tendo a felicidade no trabalho como referência.

Segundo o psicólogo, José Junior, a psicologia positiva ajuda o colaborador a identificar suas competências. “A Psicologia Positiva é considerada como uma reorientação terapêutica, onde se estabelece parâmetros para cultivar emoções positivas ajudando os colaboradores a compreender suas competências concretas e relevantes, utilizando suas forças de caráter para estabelecer uma vida de satisfação e significado”, afirmou.

A adoção da psicologia positiva no ambiente de trabalho traz benefícios, como: maior produtividade individual e coletiva; maior engajamento dos colaboradores; habilidade para resolução de problemas e conflitos; mais disposição para se envolver nas questões do trabalho; pensamento original e criativo.

Confira os 5 pilares para promover a psicologia positiva no ambiente de trabalho

Um modelo desenvolvido pelo Professor Martin Seligman também conhecido como o “pai da psicologia positiva” mostra os 5 pilares da psicologia positiva:

Emoções Positivas

As pessoas fazem melhor quando estão felizes. Quando o humor está em níveis elevados, as pessoas definem metas maiores e persistem mais arduamente para seu alcance. Também, fruto das emoções positivas, são apresentadas melhor cooperação em time e maior capacidade de resolução de problemas. Pessoas em estados positivos se sentem mais seguras e mais abertas ao aprendizado e novas experiências.

Engajamento

Precedido pela motivação, refere-se ao estado psicológico que leva as pessoas a estarem profundamente comprometidas com uma causa. Para maximizar o engajamento no ambiente de trabalho, o desafio da liderança é potencializar a forma como as pessoas utilizam seus pontos-fortes.  Estudos no campo da psicologia positiva demonstram que quando nossos pontos fortes são estimulados por meio de novos e inovativos métodos, alcançamos maiores níveis de felicidade.

Relacionamento

Vários são os benefícios das relações positivas no trabalho, tipicamente incluindo melhor produtividade, melhor atração de talentos e taxas de retenção de talentos existentes mais altas. Líderes podem promover relações profissionais positivas ao permitir e encorajar oportunidades para que as pessoas se socializem umas com as outras em situações formais e informais.

Propósito

Quando as pessoas descobrem “por que” fazem o que fazem, suportam mais facilmente “o que” e “o como” em suas vidas, veem que os esforços de seu trabalho têm impacto positivo na vida de outras pessoas, e assim todo tipo de trabalho torna-se mais gratificante. Líderes podem criar o senso de propósito no trabalho ao ajudar com que os colaboradores vejam o real impacto positivo de suas tarefas.

Conquistas

O sentimento de conquista de um trabalho ou projeto desenvolvido pode ser amplificado por líderes com o objetivo de promover relações positivas. Celebrar os marcos de um projeto, por exemplo, é uma grande oportunidade de criar relacionamentos positivos ao juntar as pessoas e compartilhar histórias de sucesso.


Redação: Silvia Calderaro.