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Pós-Graduação em

Psicologia Jurídica e Inteligência Forense

Pós-Graduação com Metodologia Nacional | Psicologia Jurídica e Inteligência Forense
  • CARGA HORÁRIA: 480h/a
Conteúdo
Corpo Docente
Coordenação
Sobre o Curso

Disciplinas:

Criminalística e Ciência Forense;
Inteligência em Locais de Crime;
Psicologia Social Cognitiva, Inteligência Humana e Psicologia Jurídica;
Criminologia I;
Criminologia II;
Elaboração e Apresentação de Documentos Periciais;
Gerenciamento de Crises Familiar e Mediação;
Metodologia de Pesquisa e TCC;
Direito Penal, Processual Penal;
Direito Civil, Processual Cível;
Desenvolvimento de Inteligência Profissional (DIP) e Ética;
A Atuação Psicossocial e a Rede de Apoio (CRAS, CREAS);
Psicopatologia I;
Psicopatologia II;
Inteligência Forense e Jurídica (Técnicas de Entrevista, Psicologia da Mentira, Análise de Gestão de Provas Periciais);
Adolescentes em Conflito com a Lei;
Psicologia Investigativa e Perfil Criminal I;
Psicologia Investigativa e Perfil Criminal II;
Psicologia Penitenciária;
Vitimologia e Violência Sexual.

CARGA HORÁRIA: 480h/a


Fernando de Jesus

Ph.D. Habilitação básica em química. Bolsista do governo britânico. Estágio de pós-doutorado na Universidade de Liverpool – Inglaterra. Pós-doutor em Ciências Jurídicas e Garantias Constitucionais. Doutorado em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. MBA em Gestão Empresarial pela FGV/ESUP-Goiânia.



Aline Lobato

Ph. D. Doutorado e mestrado em Investigative Psychology (Psicologia de Investigação) pela Universidade de Liverpool-Inglaterra. Ministra vários cursos para a polícia civil e militar de vários estados brasileiros e para a polícia federal na área de análise da cena do crime e do perfil dos criminosos, comportamento criminal, técnicas de investigação.



Elquissana Quirino dos Santos

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1997) e Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005). Doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde inicio de 2012. Atende como Psicóloga Clinica na Clinica Psicológica Integra. Atualmente é professora da Faculdade Objetivo Rio Verde-GO, professora da Faculdade Almeida Rodrigues.



Karen Michel Esber

Doutora em sociologia pela UFG. Mestrado em Psicologia Social pela PUC-GO. Especialização em terapia de famílias e casais e terapeuta sexual de casais. Especialização em psicologia jurídica. Consultora e palestrante sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. Assessora, supervisiona e capacita profissionais ligados à saúde mental.



Leonardo Ferreira Faria

Psicólogo (CRP: 09/3584), Mestrando em Ciências Criminológicas-Forenses, Especialista em Neuropsicologia, Criminologia e Psicologia Jurídica. Psicólogo Criminal da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás. Perito Psicólogo. Professor na Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás (Curso de Formação de Oficiais e Especialização em Altos Estudos em Segurança Pública).



Luciana Santana

Mestre em Psicologia pela PUCGOIÁS. Psicóloga. Professora de Pós graduação. Exerce cargo de direção na Saúde Mental em Goiás. Desenvolveu projetos ligados à saúde mental e Psicologia Jurídica.



Juliane Aparecida Ribeiro Diniz

Mestrado em Educação pela UFSCAR. Graduada em Educação Artística e Ciências Econômicas. Possui grande experiência em metodologia de pesquisa e projetos científicos. Professora de graduação e pós graduação.



Marilúcia Pereira do Lago Veiga

Doutora em Psicopatologia Clínica pela Université de Nice Sophia Antipolis. Mestre em Psicologia da Personalidade. Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás. Tem inúmeros artigos publicados e elaborou e desenvolveu projetos nas áreas de aplicação de Psicologia Jurídica.



Míriam Terezinha Bueno Nogueira Belém

Mestrado em psicologia social e da personalidade pela PUC-GO. Major QOSPM psicóloga da PMGO. chefe do departamento de psicologia da PMGO. Psicanalista em consultório particular. Pós-graduação nível especialização em psicanálise infantil PUC-GO.



Paulo Célio de Souza Leal

Mestrado em ciências econômicas pela PUC-GO. Mestrado em ecologia e produção sustentável pela PUC-GO. Pós-graduação nível de especialização em ciências econômicas e em análise de investimentos pela PUC-GO. Possui várias medalhas e comendas concedidas por relevantes serviços prestados. Foi superintendente da ABIN no estado de Goiás e Tocantins.


Prof. Dr. Fernando de Jesus

Ph.D. Habilitação básica em química. Bolsista do governo britânico. Estágio de pós-doutorado na Universidade de Liverpool – Inglaterra. Pós-doutor em Ciências Jurídicas e Garantias Constitucionais. Doutorado em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. MBA em Gestão Empresarial pela FGV/ESUP-Goiânia. Pós-graduação em auditoria contábil. Pós-graduação em inteligência estratégica. Pós-graduação em gerenciamento de projetos e em gerenciamento estratégico.

Apresentação
Um dos maiores problemas do Brasil, e que foi evidenciado pela grave crise econômica enfrentada em 2015 e 2016, é, sem dúvida, a baixa produtividade da sua força de trabalho. Muitas são as causas desse problema. Mas uma delas pode ser identificada de imediato: a baixa atenção que os brasileiros prestam ao planejamento e controle dos projetos.

A principal área de atuação dos engenheiros, dos arquitetos e dos designers é o projeto. Porém, nos cursos de graduação a atenção é dada apenas (e excessivamente) para o desenvolvimento do projeto técnico (projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico, paisagismo, interiores…) sem a devida atenção ao projeto como um todo. O projeto da obra. O projeto do empreendimento.

A gestão de projetos tem crescido de maneira acentuada no mundo. Trata-se de uma fronteira do desenvolvimento na produtividade, especialmente na construção civil. O planejamento, a execução e o controle de uma operação temporária (que tem começo, meio e fim, que entrega produtos exclusivos e que pode ser desenvolvido em etapas, com evolução progressiva, envolvendo profissionais com recursos limitados) é o desafio da Gestão de Projetos. Os conhecimentos, habilidades, competências e capacidades nesta área serão cada vez mais valorizados para que o Brasil retome o caminho do crescimento e desenvolvimento sustentável.

O curso proposto é baseado na certificação do PMI – PMBOK para aplicações em empresas do setor de Arquitetura, Engenharia e Construções. O curso abrange escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, riscos, aquisições, comunicações e stakeholders, integrando outras disciplinas práticas como elaboração de projetos utilizando MS-Project, Excel e MS-Visio, mapeamento de processos, direito empresarial, liderança, viabilidade de projetos, além de disciplinas correlatas ao estudo e preparação para a prova de certificação PMP (Project Management Professional).

Público Alvo
Profissionais e alunos com curso superior nas áreas de Arquitetura, Engenharia, Design, Administração, Economia e Contabilidade, bem como profissionais de outras formações, executivos, gerentes com experiência em projetos na área da construção civil ou atividade industrial. Profissionais de outras áreas podem ter seu currículo analisado.

Objetivos
Apresentar os processos necessários para o planejamento, execução e controle de projetos, nas áreas de gerenciamento de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicações, stakeholders, riscos, suprimentos e integração;
Capacitar profissionais, por meio do desenvolvimento de um conjunto de competências na área de gestão de projetos voltados para as áreas de engenharias e arquitetura;
Profissionalizar o educando para atuação no gerenciamento de projetos, com base nos pressupostos das melhores práticas do Project Management Institute (PMI);
Desenvolver ferramentas de gerenciamento de projeto, bem como utilizar-se com eficiência das ferramentas já existentes e disponíveis no mercado
Preparar o educando para realizar a prova de certificação para gerente de projetos – PMP (Project Management Professional).

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DO CURSO
•Os profissionais formados terão sólida formação em planejamento de empreendimentos, com foco na redução de custos, melhoria da qualidade, redução de prazos de projetos, mitigação dos riscos, e outros benefícios

• Cada professor (antes das suas aula) disponibilizará material de leitura prévia e tutoriais para a utilização de ferramentas práticas voltadas para a elaboração de projetos com auxílio de computadores.

• Além dos conceitos de gestão de projetos alicerçados nos conceitos do PMI, inclui outras disciplinas que complementam a formação do gerente de projetos como, noções de direito empresarial e imobiliário e administração de escritórios de projeto.

• Todas as matérias serão apresentadas de tal maneira a contemplar a visão do projeto, da obra e do negócio. Isto é: o aluno irá (1) aprender como decidir, especificar e representar graficamente a solução proposta; (2) entender quais as principais dificuldades da concretização da obra e (3) compreender perfeitamente a percepção do cliente sobre a relação da instalação proposta e o negócio dele, cliente.

• Em todas as disciplinas os alunos serão apresentados (1) aos três principais autores da área (nacionais e internacionais), (2) às principais revistas técnicas da área e (3) aos principais websites de referência para se manter atualizado.

• O curso terá como referência o Guia PMBOK (versão mais recente). Cada professor fará uma contextualização teórica e histórica da área abrangida, de tal maneira que os participantes aprenderão não apenas o que fazer mas também os porquês.

• A coordenação do curso estabelecerá contato com as principais empresas industriais das regiões onde o curso for realizado, para promover os profissionais especialistas que o curso irá produzir.

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