Em razão de inúmeros problemas estruturais, o Brasil não encontra soluções cabíveis para os problemas de Justiça e, em particular, Segurança pública no que se refere a crimes complexos.
O anseio da sociedade em geral é que sejam tomadas providências para o enfrentamento da criminalidade e em especial a elucidação criminal. Além disso, o devido cuidado necessário ao atendimento das vítimas das inúmeras situações de ocorrência delitiva.
A Pós-graduação em Psicologia Jurídica e Inteligência Forense, buscará atender as necessidades de conhecimento científico dos profissionais ligados às áreas afins. Tendo isso em vista, o curso possui como objetivo principal a aproximação com a verdade dos fatos e atenção aos direitos humanos, fundamentando-se na explicação, descrição e previsão do pensamento do comportamento humano com base científica.
Desenvolver e preparar profissionais para atuar na aplicação de conhecimentos de Psicologia Jurídica e Inteligência Forense, na análise e solução de problemas de necessidade da justiça: advogados cíveis, criminais, trabalhistas, profissionais liberais, psicólogos clínicos, peritos judiciais (psicólogos), peritos assistentes (psicólogos), analistas de comportamento criminal, avaliadores de testemunhos na área cível e criminal.
Isto se dará por meio de estratégias de desenvolvimento profissional, apresentação de testemunho na justiça, elaboração e preparação para apresentação de prova pericial na justiça, elaboração de projetos de segurança pública, atuação nas varas de família em casos psicossociais, situações que requeiram a aplicação de conhecimentos especializados em problemas de justiça, tanto cíveis, trabalhistas, quanto criminais.
O profissional que cursar esta pós-graduação entrará em contato com conhecimentos de inteligência forense, que fará a sua diferenciação profissional, de forma a desenvolver um novo modelo mental inteligente, para o enfrentamento dos problemas e necessidades referentes à justiça e segurança pública, de forma preventiva, reativa, de ação profissional e apresentação de evidências.
O mercado de trabalho encontra-se em expansão em razão dos graves problemas de segurança pública no país, como também na aplicação dos conhecimentos por profissionais da Psicologia, do Direito, da Justiça, da Segurança Pública e de outras áreas afins. Pode-se dizer também da preparação para concursos específicos das formações e para as diversas áreas de atuação profissional, justiça e/ou segurança pública.