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Pós-Graduação em

Avaliação Psicológica

Pós-Graduação com Metodologia Nacional | Pós Graduação em Avaliação Psicológica
  • CARGA HORÁRIA TOTAL: 480 horas/aula
Conteúdo
Corpo Docente
COORDENAÇÃO
Sobre o Curso

1. Avaliação Psicológica: Desafios e Perspectivas Atuais
2. Fundamentos da Psicometria e a Construção de Testes Psicológicos
3. Psicodiagnóstico Infantil
4. Psicodiagnóstico em Adultos e Idosos
5. Avaliação Psicológica em Saúde Mental
6. Avaliação Psicológica em Saúde Geral
7. Técnicas para Avaliação da Cognição e Atenção
8. Técnicas para Avaliação da Inteligência
9. Técnicas para Avaliação da Personalidade: Auto expressivos
10. Técnicas para Avaliação da Personalidade: Projetivos I
11. Técnicas para Avaliação da Personalidade: Projetivos II
12. Técnicas para Avaliação da Personalidade: Projetivos III
13. Contextos da Avaliação Psicológica
14. Contextos da Avaliação Psicológica: Procedimentos Cirúrgicos
15. Contextos da Avaliação Psicológica: Organizações
16. Contextos da Avaliação Psicológica: Forense / Jurídico
17. Contextos da Avaliação Psicológica: Orientação de Carreira
18. Contextos da Avaliação Psicológica: Escolar / Educacional
19. Contextos da Avaliação Psicológica: Porte de Arma
20. Supervisão de Psicodiagnóstico e Orientação de TCC I
21. Supervisão de Psicodiagnóstico e Orientação de TCC II. FINAL


Jonatha Tiago Bacciotti
– Psicólogo graduado pela Fundação Hermínio Ometto – Uniararas (2012). Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco – USF (2014), recebendo financiamento da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoas do Nível Superior (CAPES). Especialista em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP) e do Núcleo de Estudos Dr. Fernando Gomes Pinto (2018). Atualmente realiza o doutoramento em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco, sendo membro da linha de pesquisa de construção, validação e padronização de instrumentos de medida. Participa de pesquisa de caráter psicométrico e clínico sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em adultos, Funções Executivas e Personalidade. Possui experiência clínica e em avaliação neuropsicológica de crianças e adultos. É autor do Inventário de Rastreamento do TDAH em Adultos – IR-TDAH. Idealizador do NATEPsi – Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano atuando como neuropsicólogo e contribuindo no processo de formação continuada de psicólogos. É professor do curso de especialização em Neuropsicologia do Instituto ESP (Manaus).

 


Jonatha Tiago Bacciotti
– Psicólogo graduado pela Fundação Hermínio Ometto – Uniararas (2012). Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco – USF (2014), recebendo financiamento da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoas do Nível Superior (CAPES). Especialista em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP) e do Núcleo de Estudos Dr. Fernando Gomes Pinto (2018). Atualmente realiza o doutoramento em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco, sendo membro da linha de pesquisa de construção, validação e padronização de instrumentos de medida. Participa de pesquisa de caráter psicométrico e clínico sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em adultos, Funções Executivas e Personalidade. Possui experiência clínica e em avaliação neuropsicológica de crianças e adultos. É autor do Inventário de Rastreamento do TDAH em Adultos – IR-TDAH. Idealizador do NATEPsi – Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano atuando como neuropsicólogo e contribuindo no processo de formação continuada de psicólogos. É professor do curso de especialização em Neuropsicologia do Instituto ESP (Manaus).

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO)
A Avaliação Psicológica (AP) é uma prática profissional restritiva aos psicólogos e basicamente é o que define a profissão. Atualmente observa-se um expressivo crescimento desta área de atuação, uma vez que a AP tem sido solicitada em diferentes contextos. Além do Psicodiagnóstico clínico, as avaliações psicológicas têm sido solicitadas em contextos jurídicos, na saúde, como por exemplo para a realização de cirurgias bariátricas, vasectomias. Outro contexto em expressivo crescimento é o de avaliação para porte de arma de fogo, uma vez que o atual presidente da república tem como um de seus projetos a liberação do manuseio de armas pela população, criando, deste modo, um campo de atuação para o psicólogo.
Recentemente, o Conselho Federal de Psicologia estabeleceu que a (AP), além de ser uma atividade profissional exclusiva do psicólogo, será uma especialidade do profissional. Sendo assim, em breve, para a realização de processos de avaliação psicológica, o psicólogo atuante no mercado de trabalho deverá comprovar formação e competência. Diante de todo este cenário, os cursos de especialização ganham espaço para formar profissionais competentes e bem preparados para a prática da avaliação psicológica.

OBJETIVOS DO CURSO (QUAL A PRETENÇÃO?)
Formar especialistas em Avaliação Psicológica para os diferentes contextos de atuação profissional em que esta competência é solicitada.

PÚBLICO-ALVO (A QUEM SE DESTINA O CURSO?)
Psicólogos e estudantes de Psicologia em fase de conclusão de curso.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL (ONDE O PROFISSIONAL PODE ATUAR? COMO?)
Contexto clínico – consultório, contextos institucionais, empresas e organizações, serviços de saúde geral e saúde mental e contexto jurídico.

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DO CURSO (O QUE TORNA ESTE CURSO DIFERENTE DOS DEMAIS?)
Contato com professores que além da experiência em pesquisa possuem prática profissional, fornecendo aos alunos exemplos e vivências práticas de excelência;

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