contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
Pós-Graduação em

Perícia Criminal e Investigação Forense

Pós-Graduação com Metodologia Nacional | Perícia Criminal e Investigação Forense
  • 20% de descontos para profissionais das entidades parceiras.
Conteúdo
Corpo Docente
Coordenação
Sobre o Curso

1.CRIMINOLOGIA CRÍTICA
2. DIREITO PENAL APLICADO
3. DIREITO PROCESSUAL PENAL APLICADO
4. DOCUMENTOSCOPIA I
5. DOCUMENTOSCOPIA II
6. GRAFOSCOPIA I
7. GRAFOSCOPIA II
8. FISIOGNOMIA E LEITURA DAS EXPRESSÕES CORPORAIS
9. PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE
10. MEDICINA LEGAL
11. LESÕES E DINÂMICA DOS PADRÕES SANGUÍNEOS
12. NOÇÕES DE BALÍSTICA E LESÕES POR PROJÉTEIS DE ARMAS DE FOGO
13. ACIDENTE DE TRÂNSITO
14. INVESTIGAÇÃO EM CENAS DE CRIME (CSI)
15. PERÍCIAS PAPILOCÓPICAS E PAPILOSCOPIA CRIMINAL
16. PSIQUIATRIA E SEXOLOGIA FORENSE
17. REDAÇÃO E ELABORAÇÃO DE LAUDOS E PARECERES
18. SIMULAÇÃO E FRAUDES NAS PERÍCIAS CRIMINAIS
19. TOXICOLOGIA FORENSE
20. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

MARCELO AYAN – Atualmente é perito médico previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSSPA) e perito médico legista do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” em Belém do Pará. Especialista em: Clínica Médica pelo Hospital Ofir Loiola (HOL), Medicina Legal e Perícias Médicas pela Associação Médica Brasileira (AMB), Medicina do Trabalho pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Auditoria em Sistemas de Saúde e Direito Médico e Proteção Jurídica na Área de Saúde pelo Instituto de Pós Graduação de Goiânia (IPOG). Instrutor de Medicina Legal do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (IESP) e da Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA). Ex professor substituto da Universidade do Estado do Pará (UEPA) das Disciplinas: Clínica Médica, Fisiologia e Estagio III (Centro Saúde Escola do Marco).


RODRIGO LUSTOSA VICTOR – Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002) e mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (2014). Atualmente é professor da Universidade Salgado de Oliveira e advogado criminal.


REGINALDO TIROTTI – Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas(1985), graduação em Segurança Pública pela Universidade Braz Cubas(2013), especialização em Criminologia pela Cognos – formação e desenvolvimento pessoal(2017), especialização em Pericia Criminal e Forense pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação(2016), especialização em CSI Criminalistica pela Unilea(2014) e especialização em Pericia Criminal pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2015). Atualmente é Professor da INED. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Pericias em Ciências Forenses.


JACQUELINE MILA TIROTTI – Possui graduação em Direito – UDF Centro Universitário (2012). Atualmente é perito nomeado – Tribunal de Justiça do Distrito Federal e professora do Instituto de Educação à Distância. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Criminalística.


CARLOS MÁRCIO RISSI MACEDO – Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2000) e mestrado em Ciências Penais pela Universidade Federal de Goiás (2004). Cursos de Pós-Graduação na Georg-August-Universität Göttingen na Alemanha (2014/2016) e Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas. Advogado e Sócio Fundador do Escritório Gonçalves, Macedo, Paiva & Rassi Advogados S/S. Professor Auxiliar da Universidade Salgado de Oliveira. Juiz do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Goiás.


LUCIANA LOBATO SCHMIDT – Graduou-se como Farmacêutica-Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Faculdade de Farmácia, 1997), onde também realizou o mestrado em Química de Produtos Naturais (1999). Desde 2003 é Perita Criminal Federal da Polícia Federal. Desde 2007 é professora da Academia Nacional de Polícia nas disciplinas de Locais de Crime e Drogas de Abuso. Tem experiência na área de Análise Química Instrumental, com ênfase em Toxicologia Forense. Atuou no controle de dopagem em humanos, realizado pelo LAB DOP – LADETEC, durante os Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro.


LEONARDO FERREIRA FARIA – Psicólogo, Mestrando em Ciências CriminológicasForenses, Especialista em Neuropsicologia, Criminologia e Psicologia Jurídica. Psicólogo Criminal da Polícia TécnicoCientífica do Estado de Goiás. Coordenador Nacional do Curso de PósGraduação em Avaliação Psicológica, e de Perícia Criminal e Ciências Forenses do grupo DALMASS. Professor na Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás (Curso de Formação de Oficiais, Especialização em Altos Estudos em Segurança Pública e Curso de Negociador Policial). Professor de disciplinas, Supervisor de Estágio e Orientador de TCC do Curso de PósGraduação do IPEBJSP, PUCGO, NEPNEURO, Escola Superior de Magistratura do Estado de Goiás, e AcadepolParaíba. Realiza consultoria em temas de Neurociência
e Criminologia. Autor e escritor de artigos científicos e capítulos de livros com tema em Neurociências e Criminologia. Membro sócio da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica.

Leonardo Mendes – Médico, Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas, Professor Efetivo de Medicina Legal / Biodireito / Psiquiatria para o Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, Decano da cadeira de Medicina Legal da Faculdade de Direito da Universidade Salgado de Oliveira, Pós-Graduado em Perícias Médicas, Mestre em Ciências da Religião – PUC Goiás, Doutor em Análise Comportamental – Psicologia da PUC/GO, Ex-Presidente do Conselho Tecnicocientífico da Associação Brasileira de Medicina Legal (ABML) no biênio 2008-2010.


Wagner Martins – Diretor, Mentoring e consultor organizacional, mestrando em Qualidade Total (Unicamp/SP). Especialista em Negociações de Alta Complexidade. É especialista em MBA Empresarial e Docência Universitária. Presidente da WMA Consultoria e Assessoria desde 1991. Partner da CASE (Carbon Security Funding) onde faz projetos de Crédito de Carbono na CCX – Califórnia. Graduado em Administração, Física e Análise de Sistemas, possui mais de vinte anos de experiência profissional em Gestão Empresarial, Negociação e TI.

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Ciência Forense se ocupa de diversas áreas – Antropologia Forense, Entomologia Forense, Odontologia Forense, Patologia Forense, Psicopatologia Forense Balística, Traumatologia Forense, Sexologia Forense, Toxicologia Forense etc. – que, em conjunto, atuam de modo a resolver casos de caráter legal, envolvendo o Direito Penal, a Criminologia e os demais ramos de interesse neste sentido.

Já a Criminologia, que é parte da Ciência Forense, “estuda o crime e o criminoso, suas causas sociais, comportamentais e psicológicas, bem como suas implicações no sistema jurídico-penal” (SUTHERLAND). É uma ciência que visa estudar o delinquente, a vítima e suas nuances. É uma importante fonte de subsídios nas investigações policiais, no curso do processo penal e na execução da pena.

Relaciona-se praticamente, com quase todas as ciências e áreas do conhecimento humano. Na sua base encontram-se a Biologia, a Antropologia, a Sociologia, a Psicanálise e a Psicologia sempre que essas disciplinas tiverem como objeto o estudo do homem. Está estreitamente vinculada às ciências criminais isto é, ao Direito Penal, ao Direito Processual Penal, ao Direito Penitenciário, à Medicina Legal, à Polícia Judiciária e a Policiologia. Esta especialização abordará a Criminologia, propriamente dita e suas disciplinas forenses que dão sustentação à solução de dúvidas legais. Buscando uma vertente mais jurídica para este assunto, o discente concluirá o curso com a capacidade de realizar com maestria as disputas criminais e administrativas, além de gerar relatórios forenses totalmente embasados nas novas técnicas da Ciência Forense.

OBJETIVOS DO CURSO

O curso tem por objetivo oferecer aos profissionais, interessados no estudo e pesquisa criminológica, uma visão ampla e crítica da Criminologia (teorias criminológicas clássicas e contemporâneas), Política Criminal, Direito Penal, Leis Penais Extravagantes, Execução Penal, Instâncias de Controle e Teorias Sociológicas do Consenso, do Conflito e outras relacionadas.

Todas essas disciplinas interagem e interpenetram-se como um todo para colaborar com o Poder Público e a sociedade na montagem de uma visão holística criminal que atenda à direção da justiça dos fatos e seus responsáveis de autoria.

Entendendo que o Direito Penal e o Direito Processo Penal, sozinhos, não vão resolver o problema da criminalidade, o curso contempla disciplinas como Medicina Forense, Psiquiatria Forenses e Psicologia Jurídica entre outras visões mais modernas desenvolvidas na última década com o objetivo de dar sustentação e reforço técnico à ciência da revelação do agente do crime.

PÚBLICO-ALVO

Este curso atende bem aos Advogados da área criminal, Médicos, Odontólogos, Enfermeiros, Biomédicos, Bioquímicos, Psicólogos, Profissionais da Área de Tecnologia da Informação e demais profissionais interessados, atuantes ou incipientes nas áreas das Ciências Forenses e Criminologia.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O curso forma especialistas para atuarem como peritos criminais, tanto na área da criminalística, quanto na área das disputas trabalhistas e administrativas legais. Também permite o aprimoramento dos operadores do Direito Penal para que, ao mesmo tempo, possam ter um desempenho sólido e abrangente em suas profissões, sejam eles, docentes, delegados, peritos privados ou públicos e demais profissionais correlacionados.

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DO CURSO

Esta especialização apresenta aspectos com uma visão mais jurídica do que os cursos similares desta área do conhecimento, pois visa suprir a carência de peritos em disputas trabalhistas, criminais e administrativas.

Receba o Projeto e Proposta do Curso