contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
Pós-Graduação em

Perícia Criminal e Investigação Forense

Pós-Graduação com Metodologia Nacional | Perícia Criminal e Investigação Forense
  • 20% de descontos para profissionais das entidades parceiras.
Conteúdo
Corpo Docente
Coordenação
Sobre o Curso

DISCIPLINAS:

  1.  CRIMINOLOGIA CRÍTICA;
  2. DIREITO PENAL APLICADO I;
  3. DIREITO PENAL APLICADO II;
  4. DIREITO PROCESSUAL PENAL APLICADO I;
  5. DIREITO PROCESSUAL PENAL APLICADO II;
  6. DOCUMENTOSCOPIA MODERNA;
  7. FILOSOFIA JURÍDICA APLICADA;
  8. FISIOGNOMIA E LEITURA DAS EXPRESSÕES CORPORAIS;
  9. GRAFOSCOPIA APLICADA;
  10. MEDICINA LEGAL I;
  11. MEDICINA LEGAL II;
  12. NOÇÕES DE BALÍSTICA E LESÕES POR PROJÉTEIS POR ARMAS DE FOGO;
  13. PERÍCIAS EM INFORMÁTICA;
  14. PERÍCIAS EM LOCAIS DE CRIME;
  15. PERÍCIAS PAPILOCÓPICAS E PAPILOSCOPIA CRIMINAL;
  16. PSIQUIATRIA E SEXOLOGIA FORENSES;
  17. REDAÇÃO E ELABORAÇÃO DE LAUDOS E PARECERES EM MEDICINA LEGAL;
  18. SIMULAÇÃO E FRAUDES NAS PERÍCIAS CRIMINAIS;
  19. TOXICOLOGIA FORENSE;
  20. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 480 horas/aula


LEONARDO MENDES CARDOSO

Médico, Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas, Professor Efetivo de Medicina Legal / Biodireito / Psiquiatria para o Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, Decano da cadeira de Medicina Legal da Faculdade de Direito da Universidade Salgado de Oliveira, Pós-Graduado em Perícias Médicas.



WAGNER MARTINS

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás (1988). Atualmente é sóciopresidente WM e Associados Ltda, Diretor de TIGigantão Atacadista, Excoordenador da Universidade Salgado de Oliveira, diretor de TI das Indústrias Proeza e diretor de TI da Rede Store (Goiânia/Go).



MARCELO AYAN

Atualmente é perito médico previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSSPA) e perito médico legista do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” em Belém do Pará. Especialista em: Clínica Médica pelo Hospital Ofir Loiola (HOL), Medicina Legal e Perícias Médicas pela Associação Médica Brasileira (AMB), Medicina do Trabalho pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).



RODRIGO LUSTOSA VICTOR

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002) e mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (2014). Atualmente é professor da Universidade Salgado de Oliveira e advogado criminal.



WILL EDUARDO DE GOYA

Filósofo clínico e há dezesseis anos atua na prática terapêutica de consultório atendendo e orientando pessoas. Professor, com mais de vinte anos de docência universitária, conferencista e poeta, preferiu seguir sua vocação natural para a carreira da psicoterapia filosófica, acumulando experiências de comunicação e trabalho com indivíduos, em pequenos e grandes públicos.



REGINALDO TIROTTI

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas(1985), graduação em Segurança Pública pela Universidade Braz Cubas(2013), especialização em Criminologia pela Cognos – formação e desenvolvimento pessoal(2017), especialização em Pericia Criminal e Forense pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação(2016), especialização em CSI Criminalistica pela Unilea(2014).



SILVIO ARAÚJO DE OLIVEIRA

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1999), graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1992) e especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(2003). Atualmente é professor titular da Universidade Salgado de Oliveira. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.



Carlos Márcio Gomes Avelino

Graduado em direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (2001). Especialista em direito processual pela Universidade Federal do Piauí (2004). Atualmente é professor das Faculdades Maurício de Nassau FAP Teresina (2007) e Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo Filho (2011). É sócio do escritório de advocacia Mário Roberto Pereira de Araújo Sociedade de Advogados (2002). Tem experiência na área de direito, com ênfase em direito processual.



Jacqueline Mila Tirotti

Possui graduação em Direito UDF Centro Universitário (2012). Atualmente é perito nomeado Tribunal de Justiça do Distrito Federal e professora do Instituto de Educação à Distância. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Criminalística.



Leonardo Mendes Cardoso

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1986) e mestrado em Ciências da Religião Concentração Bíblia Mestrado Em Ciências da Religião (PUCGO 2001), com ênfase em Medicina Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Medicina, educação, saúde, Direito e prevenção. É professor de Medicina Legal e Biodireito dos cursos de Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, do Instituto Dalmass de PósGraduação e da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Goiânia.



Luciana Lobato Schmidt

Graduou-se como Farmacêutica-Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Faculdade de Farmácia, 1997), onde também realizou o mestrado em Química de Produtos Naturais (1999). Desde 2003 é Perita Criminal Federal da Polícia Federal. Desde 2007 é professora da Academia Nacional de Polícia nas disciplinas de Locais de Crime e Drogas de Abuso.



Rodrigo Lustosa Victor

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002) e mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (2014). Atualmente é professor da Universidade Salgado de Oliveira e advogado criminal.



Domingo Martin Montanaro Barrales

Especialista em investigação e elucidação de delitos (cíveis, criminais e trabalhistas) praticados por meios eletrônicos, abordando segurança sistêmica e perícias técnicas nas áreas de tecnologia da informação e comunicações. Forte proficiência em análise de risco e vulnerabilidades. Experiência destacada em utilização de Inteligência e Contra Inteligência em Tecnologia da Informação e Investigação de Fraudes. Pioneiro na criação de laboratórios de perícia técnica e análise de vulnerabilidades para empresas de grande porte com foco em instituições financeiras, sendo colaborador de órgãos públicos em demandas especiais.


Leonardo Mendes

Médico, Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas, Professor Efetivo de Medicina Legal / Biodireito / Psiquiatria para o Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, Decano da cadeira de Medicina Legal da Faculdade de Direito da Universidade Salgado de Oliveira, Pós-Graduado em Perícias Médicas, Mestre em Ciências da Religião – PUC Goiás, Doutor em Análise Comportamental – Psicologia da PUC/GO, Ex-Presidente do Conselho Tecnicocientífico da Associação Brasileira de Medicina Legal (ABML) no biênio 2008-2010.



Wagner Martins

Diretor, Mentoring e consultor organizacional, mestrando em Qualidade Total (Unicamp/SP). Especialista em Negociações de Alta Complexidade. É especialista em MBA Empresarial e Docência Universitária. Presidente da WMA Consultoria e Assessoria desde 1991. Partner da CASE (Carbon Security Funding) onde faz projetos de Crédito de Carbono na CCX – Califórnia. Graduado em Administração, Física e Análise de Sistemas, possui mais de vinte anos de experiência profissional em Gestão Empresarial, Negociação e TI.

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Ciência Forense se ocupa de diversas áreas – Antropologia Forense, Entomologia Forense, Odontologia Forense, Patologia Forense, Psicopatologia Forense Balística, Traumatologia Forense, Sexologia Forense, Toxicologia Forense etc. – que, em conjunto, atuam de modo a resolver casos de caráter legal, envolvendo o Direito Penal, a Criminologia e os demais ramos de interesse neste sentido.

Já a Criminologia, que é parte da Ciência Forense, “estuda o crime e o criminoso, suas causas sociais, comportamentais e psicológicas, bem como suas implicações no sistema jurídico-penal” (SUTHERLAND). É uma ciência que visa estudar o delinquente, a vítima e suas nuances. É uma importante fonte de subsídios nas investigações policiais, no curso do processo penal e na execução da pena.

Relaciona-se praticamente, com quase todas as ciências e áreas do conhecimento humano. Na sua base encontram-se a Biologia, a Antropologia, a Sociologia, a Psicanálise e a Psicologia sempre que essas disciplinas tiverem como objeto o estudo do homem. Está estreitamente vinculada às ciências criminais isto é, ao Direito Penal, ao Direito Processual Penal, ao Direito Penitenciário, à Medicina Legal, à Polícia Judiciária e a Policiologia. Esta especialização abordará a Criminologia, propriamente dita e suas disciplinas forenses que dão sustentação à solução de dúvidas legais. Buscando uma vertente mais jurídica para este assunto, o discente concluirá o curso com a capacidade de realizar com maestria as disputas criminais e administrativas, além de gerar relatórios forenses totalmente embasados nas novas técnicas da Ciência Forense.

OBJETIVOS DO CURSO

O curso tem por objetivo oferecer aos profissionais, interessados no estudo e pesquisa criminológica, uma visão ampla e crítica da Criminologia (teorias criminológicas clássicas e contemporâneas), Política Criminal, Direito Penal, Leis Penais Extravagantes, Execução Penal, Instâncias de Controle e Teorias Sociológicas do Consenso, do Conflito e outras relacionadas.

Todas essas disciplinas interagem e interpenetram-se como um todo para colaborar com o Poder Público e a sociedade na montagem de uma visão holística criminal que atenda à direção da justiça dos fatos e seus responsáveis de autoria.

Entendendo que o Direito Penal e o Direito Processo Penal, sozinhos, não vão resolver o problema da criminalidade, o curso contempla disciplinas como Medicina Forense, Psiquiatria Forenses e Psicologia Jurídica entre outras visões mais modernas desenvolvidas na última década com o objetivo de dar sustentação e reforço técnico à ciência da revelação do agente do crime.

PÚBLICO-ALVO

Este curso atende bem aos Advogados da área criminal, Médicos, Odontólogos, Enfermeiros, Biomédicos, Bioquímicos, Psicólogos, Profissionais da Área de Tecnologia da Informação e demais profissionais interessados, atuantes ou incipientes nas áreas das Ciências Forenses e Criminologia.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O curso forma especialistas para atuarem como peritos criminais, tanto na área da criminalística, quanto na área das disputas trabalhistas e administrativas legais. Também permite o aprimoramento dos operadores do Direito Penal para que, ao mesmo tempo, possam ter um desempenho sólido e abrangente em suas profissões, sejam eles, docentes, delegados, peritos privados ou públicos e demais profissionais correlacionados.

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DO CURSO

Esta especialização apresenta aspectos com uma visão mais jurídica do que os cursos similares desta área do conhecimento, pois visa suprir a carência de peritos em disputas trabalhistas, criminais e administrativas.

Receba o Projeto e Proposta do Curso