contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
Pós-Graduação em

Perícia Criminal e Investigação Forense

Pós-Graduação com Metodologia Nacional | Perícia Criminal e Investigação Forense
  • 20% de descontos para profissionais das entidades parceiras.
  • 20 Meses (Aulas em um final de semana por mês)
  • Sexta das 18h às 23h. Sábado das 8h às 19h. Domingo das 8h às 13h
Conteúdo
Corpo Docente
Sobre o Curso

1.CRIMINOLOGIA CRÍTICA
2. DIREITO PENAL APLICADO
3. DIREITO PROCESSUAL PENAL APLICADO
4. DOCUMENTOSCOPIA I
5. DOCUMENTOSCOPIA II
6. GRAFOSCOPIA I
7. GRAFOSCOPIA II
8. FISIOGNOMIA E LEITURA DAS EXPRESSÕES CORPORAIS
9. PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE
10. MEDICINA LEGAL
11. LESÕES E DINÂMICA DOS PADRÕES SANGUÍNEOS
12. NOÇÕES DE BALÍSTICA E LESÕES POR PROJÉTEIS DE ARMAS DE FOGO
13. ACIDENTE DE TRÂNSITO
14. INVESTIGAÇÃO EM CENAS DE CRIME
15. PERÍCIAS PAPILOCÓPICAS E PAPILOSCOPIA CRIMINAL
16. PSIQUIATRIA E SEXOLOGIA FORENSE
17. REDAÇÃO E ELABORAÇÃO DE LAUDOS E PARECERES
18. SIMULAÇÃO E FRAUDES NAS PERÍCIAS CRIMINAIS
19. TOXICOLOGIA FORENSE
20. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO


MARCELO AYAN
– Atualmente é perito médico previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSSPA) e perito médico legista do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” em Belém do Pará. Especialista em: Clínica Médica pelo Hospital Ofir Loiola (HOL), Medicina Legal e Perícias Médicas pela Associação Médica Brasileira (AMB), Medicina do Trabalho pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Auditoria em Sistemas de Saúde e Direito Médico e Proteção Jurídica na Área de Saúde pelo Instituto de Pós Graduação de Goiânia (IPOG). Instrutor de Medicina Legal do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (IESP) e da Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA). Ex professor substituto da Universidade do Estado do Pará (UEPA) das Disciplinas: Clínica Médica, Fisiologia e Estagio III (Centro Saúde Escola do Marco).


JACQUELINE MILA TIROTTI – Possui graduação em Direito – UDF Centro Universitário (2012). Atualmente é perito nomeado – Tribunal de Justiça do Distrito Federal e professora do Instituto de Educação à Distância. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Criminalística.


LUCIANA LOBATO SCHMIDT – Graduou-se como Farmacêutica-Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Faculdade de Farmácia, 1997), onde também realizou o mestrado em Química de Produtos Naturais (1999). Desde 2003 é Perita Criminal Federal da Polícia Federal. Desde 2007 é professora da Academia Nacional de Polícia nas disciplinas de Locais de Crime e Drogas de Abuso. Tem experiência na área de Análise Química Instrumental, com ênfase em Toxicologia Forense. Atuou no controle de dopagem em humanos, realizado pelo LAB DOP – LADETEC, durante os Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro.


DIÓGENES ALVES DE MORAIS – Atualmente é Professor de Anatomia Humana, Fisiologia Humana e Embriologia Humana na UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL- UPIS – DF; Professor do INSTITUTO DE ESPECIALIZAÇÃO DO AMAZONAS-ESP; Coordenador e Professor do Curso de Qualificação Técnica em Necropsia Patológica e Médico Legal na Former Cursos, estatutário do INSTITUTO DE MEDICINA LEGAL DO DISTRITO FEDERAL – IML/DF onde atualmente desempenha a função de Chefe Imediato da Seção de Apoio as Perícias Médico-legais. Tem experiência na área de Ciências Morfológicas, com ênfase em: Citologia, Histologia e Anatomia Humana, na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Humana, na área das Ciências Médicas, com ênfase em Patologia Humana (Técnicas de Necropsia, Dissecação e Conservação de Peças Anatômicas) e de Medicina Legal e Perícias Criminais.


FELIPE BRAGA DE OLIVEIRA – Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Norte/Laureate Universities e Licenciado em História pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Cândido Mendes e em Direito Público pelo Centro Universitário do Norte/Laureate Universities. Pós-graduando em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em História Social e Contemporânea pela Faculdade Única de Ipatinga. Professor no Curso Preparatório do Amazonas nas áreas de Direito Penal, Processual Penal e Prática Penal. Professor Orientador (Coordenador) da Liga de Ciências Criminais da Universidade do Estado do Amazonas. Professor da Faculdade Martha Falcão/Wyden. Advogado. Sócio do escritório Vila & Braga Advogados Associados. Aprovado no Concurso Público para a Carreira de Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (Edital nº 093/2017).


LUDMILA ALEM – Graduada em Ciências Biológicas – Modalidade Médica (Biomedicina) com ênfase em Biociência Legal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Período Sanduíche no Exterior pelo CNPq, na University of Lincoln, School of Life Sciences, Reino Unido (Biomedical and Forensic Science, 2013) na área da Criminalística e Investigação de Cena de Crime, com ênfase no estudo de impressões digitais e químicos reveladores. Mestranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PGCM/UERJ) desenvolvendo projeto na área integrada da Papiloscopia e da Genética Forense no Laboratório de Diagnósticos por DNA e no Laboratório de Genética Forense do Instituto de Biologia do Exército – IBEx. Bolsista do Programa Pró-Defesa 3 (CAPES/Ministério da Defesa). Integrante do grupo de pesquisa Genética de População e Forense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integrante do grupo de pesquisa do Instituto de Biologia do Exército. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF). Presidente da Liga Acadêmica de Ciências Forenses da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LACForense/UFRJ). Diretora no projeto For.Sci Projetos Educacionais. Instrutora da disciplina de Papiloscopia Forense no curso de Perícia e Investigação Criminal Militar do Exército Brasileiro.


HÉLIO MAGALHÃES NETO – Possui graduação em Direito pela Universidade Paulista(2006). Atualmente é Diretor Técnico / Docente / Perito Judicial do Instituto de Perícias da Amazônia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Perícia Judicial.


FERNANDO DE JESUS SOUZA – Possui graduação de Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1999), graduação como Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000), graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Adm.Morais Júnior (1983). Perito Criminal Federal – Classe Especial do Departamento de Polícia Federal (Área Contábil) – Aposentado. Pós-graduado nível Especialização em Auditoria Contábil, Inteligência Estratégica, Docência Superior, MBA em Gestão Empresarial e Doutorado em Psicologia – Universidad de Santiago de Compostela (1996). Pós doutor em Ciências Jurídicas e Constitucionais pela Universidad de La Matanza (Argentina). Atualmente é professor em Pós-graduação pela PUCGOIÁS-IPECON, IPOG, INCURSOS. Foi Coordenador de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Alfredo Nasser. Coordenador do Curso de Pós-graduação em Psicologia Jurídica e de Investigação (INCURSOS) e do Curso de Pós-Graduação (Especialização), MBA em Gestão Estratégica de Projetos e Competitividade pela PUCGOIÁS/IPECON. Autor de dez publicações. Ex-Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Possui cursos do FBI, FLETC, DEA, ILEA, CICAD/OEA, Universidade da Califórnia do Sul (EUA). Alcançou ser Bolsista Chevening do British Council. Diretor da empresa Evidenze Ltda. Avaliador parecerista de artigos científicos em três revistas científicas.

*Professores Titulares. Sujeito a alteração.

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Ciência Forense se ocupa de diversas áreas – Antropologia Forense, Entomologia Forense, Odontologia Forense, Patologia Forense, Psicopatologia Forense Balística, Traumatologia Forense, Sexologia Forense, Toxicologia Forense etc. – que, em conjunto, atuam de modo a resolver casos de caráter legal, envolvendo o Direito Penal, a Criminologia e os demais ramos de interesse neste sentido.

Já a Criminologia, que é parte da Ciência Forense, “estuda o crime e o criminoso, suas causas sociais, comportamentais e psicológicas, bem como suas implicações no sistema jurídico-penal” (SUTHERLAND). É uma ciência que visa estudar o delinquente, a vítima e suas nuances. É uma importante fonte de subsídios nas investigações policiais, no curso do processo penal e na execução da pena.

Relaciona-se praticamente, com quase todas as ciências e áreas do conhecimento humano. Na sua base encontram-se a Biologia, a Antropologia, a Sociologia, a Psicanálise e a Psicologia sempre que essas disciplinas tiverem como objeto o estudo do homem. Está estreitamente vinculada às ciências criminais isto é, ao Direito Penal, ao Direito Processual Penal, ao Direito Penitenciário, à Medicina Legal, à Polícia Judiciária e a Policiologia. Esta especialização abordará a Criminologia, propriamente dita e suas disciplinas forenses que dão sustentação à solução de dúvidas legais. Buscando uma vertente mais jurídica para este assunto, o discente concluirá o curso com a capacidade de realizar com maestria as disputas criminais e administrativas, além de gerar relatórios forenses totalmente embasados nas novas técnicas da Ciência Forense.

OBJETIVOS DO CURSO

O curso tem por objetivo oferecer aos profissionais, interessados no estudo e pesquisa criminológica, uma visão ampla e crítica da Criminologia (teorias criminológicas clássicas e contemporâneas), Política Criminal, Direito Penal, Leis Penais Extravagantes, Execução Penal, Instâncias de Controle e Teorias Sociológicas do Consenso, do Conflito e outras relacionadas.

Todas essas disciplinas interagem e interpenetram-se como um todo para colaborar com o Poder Público e a sociedade na montagem de uma visão holística criminal que atenda à direção da justiça dos fatos e seus responsáveis de autoria.

Entendendo que o Direito Penal e o Direito Processo Penal, sozinhos, não vão resolver o problema da criminalidade, o curso contempla disciplinas como Medicina Forense, Psiquiatria Forenses e Psicologia Jurídica entre outras visões mais modernas desenvolvidas na última década com o objetivo de dar sustentação e reforço técnico à ciência da revelação do agente do crime.

PÚBLICO-ALVO

Este curso atende bem aos Advogados da área criminal, Médicos, Odontólogos, Enfermeiros, Biomédicos, Bioquímicos, Psicólogos, Profissionais da Área de Tecnologia da Informação e demais profissionais interessados, atuantes ou incipientes nas áreas das Ciências Forenses e Criminologia.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O curso forma especialistas para atuarem como peritos criminais, tanto na área da criminalística, quanto na área das disputas trabalhistas e administrativas legais. Também permite o aprimoramento dos operadores do Direito Penal para que, ao mesmo tempo, possam ter um desempenho sólido e abrangente em suas profissões, sejam eles, docentes, delegados, peritos privados ou públicos e demais profissionais correlacionados.

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DO CURSO

Esta especialização apresenta aspectos com uma visão mais jurídica do que os cursos similares desta área do conhecimento, pois visa suprir a carência de peritos em disputas trabalhistas, criminais e administrativas.

Receba o Projeto e Proposta do Curso