A Ciência Forense abrange diversas áreas que, em conjunto, atuam de modo a resolver casos de caráter legal, envolvendo o Direito, a Criminologia e os demais ramos da investigação criminalística.
Já a Criminologia, que é parte da Ciência Forense, “estuda o crime e o criminoso, suas causas sociais, comportamentais e psicológicas, bem como suas implicações no sistema jurídico-penal” (SUTHERLAND). É uma ciência que visa o delinquente, a vítima e suas nuances. Além de ser uma importante fonte de subsídios nas investigações policiais, no curso do processo penal e na execução da pena.
Além disso, relaciona-se praticamente com quase todas as ciências e áreas do conhecimento humano. Na sua base encontram-se a Biologia, a Antropologia, a Sociologia, a Psicanálise e a Psicologia já que essas disciplinas têm como objeto o estudo do homem. Esta especialização abordará a Criminologia, propriamente dita e suas disciplinas forenses que dão sustentação à solução de dúvidas legais.
O curso tem o objetivo de oferecer aos profissionais, interessados no estudo e pesquisa criminológica, uma visão ampla e crítica da Criminologia (teorias criminológicas clássicas e contemporâneas), Política Criminal, Direito Aplicado, Instâncias de Controle e Teorias Sociológicas do Consenso, do Conflito e outras relacionadas.
Todas essas disciplinas interagem e interpenetram-se como um todo para colaborar com o Poder Público e a sociedade na montagem de uma visão holística criminal que atenda à direção da justiça dos fatos e seus responsáveis de autoria.