contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
Pós-Graduação em

Neuropsicologia

  • Descontos de 20% para profissionais CRP20 AM/RR.
Conteúdo
Corpo Docente
Coordenação
Sobre o Curso

DISCIPLINAS:

Introdução à neuropsicologia;
Fundamentos da neuroanatomia Introdução à neuroimagem;
Quadros Neurológicos e Neuropsiquiátricos (Adulto e Idoso);
Quadros Neurológicos e Neuropsiquiátricos (infantil);
Neuropsicologia da atenção e memória;
Neuropsicologia da linguagem;
Neuropsicologia da função executiva;
Neuropsicologia Percepção e Praxias;
Neuropsicologia da aprendizagem e psicomotricidade;
Introdução à Reabilitação Neuropsiológica;
Fundamentos da Psicometria;
Técnicas de aplicação e avaliação da criança e adolescente I ;
Técnicas de aplicação e avaliação da criança e adolescente II;
Técnicas de aplicação e avaliação do adulto e idoso I;
Técnicas de aplicação de avaliação do adulto e idoso II;
Metodologia científica em Neuropsicologia;
Tópicos Especiais em Avaliação Neuropsicológica;
Avaliação da personalidade na avaliação neuropsicólogia;
Supervisão de casos clínicos;
Supervisão de casos clínicos;
Apresentação TCC.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 504 horas/aula

Valéria Trunkl Serrao
Marco Tulio Araújo Padatella
Patricia Rzezak
Leandro Jorge Duclos da Costa
Andréia Costa Mendonça
Jonatha Tiago Bacciotti
Larissa de Oliveira e Ferreira
Karina Ferreira Leão Junqueira
Seille Cristina Garcia Santos
Ana Cristina Resende
Mônica Carolina Miranda

Rejane Soares Ferreira
Possui graduação em Farmácia pela Faculdades Oswaldo Cruz. Autora da Série Ativos Dermatológicos volumes 1 -9, Coautora do livro Farmacologia do suplemento. Docente da Universidade Anhembi Morumbi nas disciplinas de Cosmetologia, Farmacotécnica, Homeopatia, Gestão de Farmácias e Drogarias.

Vilma Natividade (SP)
Fisioterapeuta formada pela Universidade do Grande Abc (1999), pós-graduação em Fisiologia Humana pela Faculdade de Medicina do ABC e Mestre em Ciêcias pelo Programa de pós-graduação em Cirurgia Plástica Universidade Federal de São Paulo (2002). Professora Universidade Anhembi Morumbi e Doutoranda pela Faculdade de Medicina do ABC e Membro da Sociedade Brasileira de Queimaduras.

Jonatha Tiago Bacciotti

Psicólogo graduado pela Fundação Hermínio Ometto – Uniararas (2012). Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco – USF (2014), recebendo financiamento da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoas do Nível Superior (CAPES). Especialista em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP) e do Núcleo de Estudos Dr. Fernando Gomes Pinto (2018). Atualmente realiza o doutoramento em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco, sendo membro da linha de pesquisa de construção, validação e padronização de instrumentos de medida. Participa de pesquisa de caráter psicométrico e clínico sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em adultos, Funções Executivas e Personalidade. Possui experiência clínica e em avaliação neuropsicológica de crianças e adultos. É autor do Inventário de Rastreamento do TDAH em Adultos – IR-TDAH. Idealizador do NATEPsi – Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano atuando como neuropsicólogo e contribuindo no processo de formação continuada de psicólogos. É professor do curso de especialização em Neuropsicologia do Instituto ESP (Manaus).

Objetivos Específicos do Curso de Neuropsicologia

– Conhecer a legislação e regulamentação pertinente à avaliação psicológica;

– Entender as especificidades na avaliação neuropsicológica nos diversos contextos da psicologia;

– Conhecer as propriedades psicométricas dos instrumentos de teste que demonstram sua validade de construto e utilidade clínica;

– Construir uma bateria de avaliação apropriada para tratar uma questão de referência específica (tais como identificação de disfunções cognitivas, esclarecimentos de hipótese diagnósticas: TDAH, de dificuldades de aprendizagem e demências e outros transtornos psicopatológicos por exemplo);

– Administrar e corrigir essas medidas para que elas forneçam informações válidas e úteis de acordo com os procedimentos normalizados estabelecidos e com os dados idiográficos dos examinandos, de uma maneira que seja sensível e respeitosa à idade, gênero, nível de educação e cultura;

– Interpretar os resultados dos instrumentos individuais de Avaliação Neuropsicológica;

– Analisar e integrar dados de testes com outras informações relevantes, incluindo resultados de entrevistas de diagnóstico estruturadas, entrevistas clínicas não estruturadas, informações históricas, dados fornecidos por informantes familiarizados com a pessoa avaliada e observações comportamentais;

– Destacar os direitos do examinando, os deveres do examinador, e o papel da avaliação em qualquer processo legal atual ou em quaisquer outros usos previsíveis de resultados de avaliação neuropsicológica;

Receba o Projeto e Proposta do Curso