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Pós-Graduação em

Neuropsicologia

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Conteúdo
Corpo Docente
Coordenação
Sobre o Curso

DISCIPLINAS:

Introdução à neuropsicologia;
Fundamentos da neuroanatomia Introdução à neuroimagem;
Quadros Neurológicos e Neuropsiquiátricos (Adulto e Idoso);
Quadros Neurológicos e Neuropsiquiátricos (infantil);
Neuropsicologia da atenção e memória;
Neuropsicologia da linguagem;
Neuropsicologia da função executiva;
Neuropsicologia Percepção e Praxias;
Neuropsicologia da aprendizagem e psicomotricidade;
Introdução à Reabilitação Neuropsiológica;
Fundamentos da Psicometria;
Técnicas de aplicação e avaliação da criança e adolescente I ;
Técnicas de aplicação e avaliação da criança e adolescente II;
Técnicas de aplicação e avaliação do adulto e idoso I;
Técnicas de aplicação de avaliação do adulto e idoso II;
Metodologia científica em Neuropsicologia;
Tópicos Especiais em Avaliação Neuropsicológica;
Avaliação da personalidade na avaliação neuropsicólogia;
Supervisão de casos clínicos;
Supervisão de casos clínicos;
Apresentação TCC.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 504 horas/aula


Valéria Trunkl Serrao



Marco Tulio Araújo Padatella



Patricia Rzezak



Leandro Jorge Duclos da Costa



Andréia Costa Mendonça



Jonatha Tiago Bacciotti



Larissa de Oliveira e Ferreira



Karina Ferreira Leão Junqueira



Seille Cristina Garcia Santos



Ana Cristina Resende



Mônica Carolina Miranda



Rejane Soares Ferreira

Possui graduação em Farmácia pela Faculdades Oswaldo Cruz. Autora da Série Ativos Dermatológicos volumes 1 -9, Coautora do livro Farmacologia do suplemento. Docente da Universidade Anhembi Morumbi nas disciplinas de Cosmetologia, Farmacotécnica, Homeopatia, Gestão de Farmácias e Drogarias.



Vilma Natividade (SP)

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Grande Abc (1999), pós-graduação em Fisiologia Humana pela Faculdade de Medicina do ABC e Mestre em Ciêcias pelo Programa de pós-graduação em Cirurgia Plástica Universidade Federal de São Paulo (2002). Professora Universidade Anhembi Morumbi e Doutoranda pela Faculdade de Medicina do ABC e Membro da Sociedade Brasileira de Queimaduras.


Prof. Me. Karina Ferreira Leão Junqueira

Doutoranda em Psicologia pela PUCGO (2015), Mestre em Psicologia pela PUCGO(2015), possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010), especialização em Neuropsicologia Clínica pelo Instituto Brasileiro em Neurociência e Ciências Cognitivas (2011). Atualmente é neuropsicóloga do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo(CRER), Docente e Supervisora do estágio de aperfeiçoamento em Neuropsicologia e da Especialização de Neuropsicologia, Tutora e Preceptora da Residência Multiprofissional SEST/CRER.



Prof. Me. Larissa de Oliveira e Ferreira

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1998) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2013). Atualmente é professor Estácio de Sá Goiás, coordenadora Estácio de Sá Goiás, psicóloga clínica Clínica de Psicologia e recursos humanos Clínica de Diagnóstico por Imagem Avançado. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, psicanálise, funções executivas, planejamento e crianças. Membro do GT Avaliação neuropsicológica e cognitiva da ANPEPP.

Objetivos Específicos do Curso de Neuropsicologia

– Conhecer a legislação e regulamentação pertinente à avaliação psicológica;

– Entender as especificidades na avaliação neuropsicológica nos diversos contextos da psicologia;

– Conhecer as propriedades psicométricas dos instrumentos de teste que demonstram sua validade de construto e utilidade clínica;

– Construir uma bateria de avaliação apropriada para tratar uma questão de referência específica (tais como identificação de disfunções cognitivas, esclarecimentos de hipótese diagnósticas: TDAH, de dificuldades de aprendizagem e demências e outros transtornos psicopatológicos por exemplo);

– Administrar e corrigir essas medidas para que elas forneçam informações válidas e úteis de acordo com os procedimentos normalizados estabelecidos e com os dados idiográficos dos examinandos, de uma maneira que seja sensível e respeitosa à idade, gênero, nível de educação e cultura;

– Interpretar os resultados dos instrumentos individuais de Avaliação Neuropsicológica;

– Analisar e integrar dados de testes com outras informações relevantes, incluindo resultados de entrevistas de diagnóstico estruturadas, entrevistas clínicas não estruturadas, informações históricas, dados fornecidos por informantes familiarizados com a pessoa avaliada e observações comportamentais;

– Destacar os direitos do examinando, os deveres do examinador, e o papel da avaliação em qualquer processo legal atual ou em quaisquer outros usos previsíveis de resultados de avaliação neuropsicológica;

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