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MBA em

Governança de Riscos e Compliance

POR QUE ESTE CURSO SE FAZ NECESSÁRIO?

Tendo em vista um sistema corporativo onde a melhoria da gestão está atrelada aos resultados, as organizações necessitam de profissionais devidamente capacitados para garantir que as empresas estejam em conformidade com as normas, regras, processos e leis (federais, estaduais, municipais) é uma tarefa que, até certo ponto, parece simples, contudo é complexo e exige do responsável a capacidade técnica, atenção e senso ético, seja ele da pessoa jurídica ou representante da mesma.

O MBA oferece aos profissionais as melhores ferramentas e práticas possibilitando a mudança de postura e de conduta ética empresarial, onde busca-se avaliar criticamente todos os cenários fazendo com que a aplicabilidade de um programa de Governança Corporativa alinhado aos Programas de Compliance e Gestão de Riscos Corporativos.

  • Vagas Limitadas
  • Reconhecido pelo MEC
  • 100% On-Line












Grade

Curricular

  • 1) Introdução a Governança Corporativa
  • 2) Mapeamento de Processos de Negócios
  • 3) Controles Internos Segundo o COSO
  • 4) Prevenção a Lavagem de Dinheiro, Corrupção e Fraudes
  • 5) Gestão de Privacidade de Dados
  • 6) Fundamentos de Segurança da Informação
  • 7) Auditoria de Gestão e seus impactos
  • 8) Gestão de Riscos Corporativos
  • 9) Governança de Tecnologia da Informação
  • 10) Cultura organizacional e Ética
  • 11) Controladoria Estratégica
  • 12) Gestão de Compliance Tributário
  • 13) Compliance regulatório e Antissuborno
  • 14) Compliance Operacional e Financeiro
  • 15) Consultoria em GRC – Projeto e Implementação
Quais objetivos deste

Curso

  • Fornecer uma visão integrada da Governança Corporativa com gestão de riscos corporativos, uma vez que seu conteúdo multidisciplinar relaciona tópicos como gestão de negócios, controles internos, compliance, conduta e ética, governança de TI, auditoria baseada em riscos, Prevenção a fraudes, prevenção a Lavagem de dinheiro, controladoria e contabilidade. Permitir ao aluno aprimorar suas competências através de aprofundamento do conhecimento sobre os conceitos relativos ao processo de implementação e manutenção de sistemas da Governança Corporativa, Compliance e Riscos. Aplicar e disseminar atitudes éticas no ambiente de trabalho.
Para

Quem É?

  • Micro e pequenos empreendedores
  • Profissionais de MKT
Onde esse especialista pode

Atuar

  • Áreas voltadas para auditoria, controladoria, finanças, board da empresa, área de compliance, recursos humanos, conselhos de administração, comitês de auditoria, consultoria na área.
Por que

escolher o ESP?

  • Instituto com 14 anos no segmento de cursos de capacitação profissional e pós-graduações
  • Responsável pela formação de mais de 4 mil especialistas em mais de 70 turmas.
  • Pioneiro em diversos cursos da região norte, como: a Pós em Saúde Estética, Pavimentação de Estradas e Rodovias, Arquitetura Hospitalar, Perícia Criminal, Neuropsicologia e Farmácia Oncológica.
  • Corpo docente composto por referências nacionais e locais, sendo a grande maioria, mestres e doutores.
  • Material dos módulos incluso.
  • Localização de fácil acesso.
  • Possui salas com todo suporte para as aulas e laboratório para aulas práticas dos cursos da área da saúde.
  • Espaço social para café com petit four nos intervalos.
  • Banheiros exclusivos.
  • Disponibilidade (até aos sábados) dos setores do pedagógico e financeiro na sede onde ocorrem as aulas.
  • Atendimento presencial e online.
  • Estacionamento amplo e seguro com desconto para alunos.
  • Opções de conveniência para os intervalos, como: praça de alimentação, supermercado, loteria e lojas.








Pós-graduadoGraduadoEnsino Médio




Corpo Docente

  • Marcos Augusto Assi Pereira

    Coordenação Técnica

    CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Pericia pela FECAP, Certificação Internacional pelo ISACA – CRISC – Certified in Risk and Information Systems Control e Certificação pela Exin – ISFS – Information Security Foundation. Professor e Coordenador do curso de MBA da ESP Instituto de Especialização do Amazonas, da FECAP, da Saint Paul, do Centro Paula Sousa – FATEC, da SUSTENTARE Escola de Negócios de Joinville-SC, da FIA (Labfin), da UNIMAR – Universidade de Marilia – SP, entre outras. Instrutor de Controles Internos da CNF Brasilia – Confederação Nacional da Instituições Financeira. Instrutor de Controles Internos, Compliance, Auditoria da ABBC – Educação Corporativa. Instrutor do ICA (International Compliance Association), para Compliance de Prevenção a Lavagem de Dinheiro. Autor dos livros: “Controles Internos e Cultura Organizacional – Como consolidar a confiança na gestão do negócio” – Saint Paul Editora – 2ª Edição – 2014 – “Gestão de Riscos com Controles Internos – Ferramentas, certificações e métodos para garantir a eficiência dos negócios” – Saint Paul Editora – 2012 – “Gestão de Compliance e seus desafios – Como implementar controles internos, superar dificuldades e manter a eficiência dos negócios”, – Saint Paul Editora – 2013 – “Governança, Riscos e Compliance – Mudando a conduta dos negócios” – Saint Paul Editora – 2017 – Compliance como Implementar – Trevisan Editora – 2018, “Controles internos e contábeis na gestão de tesouraria – O controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos e rotinas” – NEA – Novas Edições Acadêmicas – 2015. Academic Advocate do ISACA, associado da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade e do IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil. Membro da Comissão de Riscos Corporativos do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

  • Renata Wada

    Professora

    Especializada em projetos de fusão de empresas nacionais e internacionais dos segmentos Bancário, Mineração, Telecomunicações e Aéreo. Carreira desenvolvida na área de Tecnologia da Informação e Projetos, com 18 anos de experiência em posições de liderança. Atuação com forte ênfase em gestão de riscos e auditoria SOX, otimização de processos de negócio e TI, implementação e controle de indicadores, redução de custos, capacitação e comunicação as equipes multidisciplinares e multiculturais, avaliação de qualidade de produtos e serviços, negociação de contratos e interface com área cliente, compras, jurídico e fornecedores. Amplo conhecimento e experiência em definição e implementação de metodologias e ferramentas de desenvolvimento e continuidade de sistemas visão tradicional e ágil, escritório de projetos (PMO), escritório de métricas, monitoramento de ambientes tecnológicos, planejamento e gestão de demandas, governança corporativa, TI e SOA (Arquitetura Orientada a Serviço), gestão por processos de negócio visando qualidade, custos e riscos.

  • Ricardo Lemos

    Professor

    Mais de 25 anos de experiência em negócios desenvolvidos na Arthur Andersen, onde trabalhou com as divisões de Auditoria, Consultoria de Negócios e Risco de Negócios e fez parte da equipe de instrutores mundiais da Arthur Andersen Business Consulting. Foi também o Country Manager for Brazil no New Zealand Trade Development Board e um dos diretores fundadores da Protiviti Brazil, além de mentor e responsável pela fusão com a ICTS. Grande experiência em gestão geral, relatórios corporativos, governança, compliance, análise e análise de riscos, análise de fraudes, auditoria interna, planejamento de sistemas e informações, definição de estratégia, gerenciamento de terceiros, análise e definição de políticas, procedimentos e workflow, entre outros, identificando oportunidades comerciais e de negócios, gerenciando compromissos de projeto em um ambiente dinâmico de ritmo acelerado. Gerenciou projetos na América Latina e atuou como instrutor e palestrante em cursos e seminários em todo o Brasil, Estados Unidos, Europa e Nova Zelândia. Mestre em Administração de Empresas (FGV) e doutor em Administração de Empresas, Contabilidade, Teologia e MBA em Controladoria. Especialidades: Administração de Empresas, Risco de governança e conformidade, Gerenciamento de riscos, Auditoria interna, Controles internos, Gerenciamento de Projetos, Definição de Estratégia e Planejamento, Projeto e Implantação de Processos de Negócio.

  • Massamitsu Iko

    Professor

    incluindo a responsabilidade pelos programas e controles antifraude da Bunge; investigações e remediação; treinamento e conscientização; FCPA; conformidade com políticas e procedimentos e gerenciamento de hotline. Trabalha independentemente sob direção geral com ampla latitude para iniciativa e julgamento independente. Mantém os padrões éticos organizacionais e profissionais. 14 anos de experiência no departamento de auditoria de uma empresa multinacional. Durante 7 anos foi responsável pela área de auditoria interna das operações brasileiras, coordenando auditorias de projetos em diversas áreas como vendas, suprimentos, investimentos de capital, despesas gerais, gestão de riscos e derivativos, entre outros; Ampla experiência em gestão e supervisão nas áreas de auditoria, controladoria, administração de vendas, distribuição / logística e vendas; Experiência internacional, tendo participado de auditorias em Cingapura, Índia, Suíça, Estados Unidos, China e Argentina, e coordenado equipes de auditores no exterior trabalhando no Brasil; Participante no grupo global desenvolvendo e implementando um sistema integrado de auditoria; Coordenação e planejamento de trabalhos relacionados à Sarbanes-Oxley (SOX); auditorias na área de Tecnologia da Informação, utilizando metodologia COBIT; auditorias de projetos de investimento, liderança de equipes de co-sourcing; Implementação de novo planejamento de auditoria e metodologia de execução; Implementação de ferramentas de análise de dados em projetos de auditoria; Participação no formato de relatório e projeto de revisão de ratings; Implementação da Metodologia de Auditoria Baseada em Risco. Com um ano de experiência em controles operacionais, a área é responsável pelas atividades administrativas realizadas nos sites das empresas, tais como: faturamento, contabilidade, compliance fiscal e gestão de estoques, entre outras. Experiência em liderar equipes, supervisão de equipes de mais de 300 funcionários.

  • Sandra Cabral

    Professor

    Advogada, Pós-graduada em Gestão Empresarial, Mestre em Semiótica: Tecnologia da Informação, Consultora de Impostos Indiretos há mais de 30 anos, Coordenadora da escola fiscal da UNISESCON, Professora de pós-graduação e MBA, Palestrante e Coautora de diversas obras técnicas, dentre eles “Guia de Tributos Indiretos – ICMS/IPI/ISS” e “Guia Prático de Substituição e Antecipação Tributária”i

  • Sandro Bittencourt

    Professor

    Graduado em Ciências Contábeis pela UFSM, Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS. Diretor da Vision Auditoria S/S. Professor em Cursos de Graduação e Pós Graduação. Auditor Independente, registrado no CNAI sob nº 4.971. Desenvolve pesquisas nas áreas de Measurement Performance, Supply Chain Management, Auditoria, Governança, Compliance, Valuation e Tributação.

  • Jeferson D’Addario

    Professor

    Consultor sênior há mais de vinte anos em TI, gestão de riscos e continuidade de negócios, ganhador do prêmio SECMASTER 2006 na categoria “Melhor Contribuição para o Desenvolvimento de Mercado”. Possui mais de 35 projetos de Continuidade de Negócios para empresas líderes no Brasil e Exterior nos últimos dez anos. Certificado como CBCP pelo DRII-USA, MBCI pelo BCI-UK, CRISC pela ISACA, ISO 27001 lead auditor (BSI). Formação em Economia e TI. Foi o responsável por trazer e desenvolver os primeiros cursos de continuidade de negócios oficiais do DRII – Disaster Recovery Institute International para o Brasil em 2005. Desde 2010 é instrutor oficial do DRII e representante executivo para o Brasil. É Membro da ISACA-SP, sendo colaborador na tradução do COBIT 4.1. Possui ampla experiência em Gestão de TIC (ITIL e ISO 20.000) e Governança de TIC (COBIT, ISO 38500), tendo sido gerente e diretor de TI em empresas nacionais, e participado de projetos de implementação e certificação. Criador, coordenador e professor da Pós-graduação em GTSI – Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação, curso DARYUS aplicado na Faculdade Impacta Tecnologia (FIT) – SP/SP, desde 2003, atualmente na turma 15. É sócio-diretor e fundador da DARYUS Consultoria e Treinamento, e atualmente CEO do Grupo DARYUS. Possui ampla experiência em gestão empresarial de negócios, pessoas, educação, gestão de crises, comunicação empresarial, relacionamento executivo e gestão financeira, apoiando executivos de grandes empresas no Brasil em projetos de consultoria. Palestrante, articulista e colaborador em eventos nacionais e internacionais relacionados a GRC, TI, Continuidade e Gestão Empresarial. Foi reconhecido pela Infragard – Califórnia em 2010 pela contribuição na área de segurança da informação para o Brasil. Já lecionou anteriormente para IPEN – Instituto de Pesquisas Nucleares – USP – SP e Instituto Trevisan – SP.

  • Gutenberg Silveira

    Professor

    Doutor em Administração (USP), Mestre e MBA em Administração (Mackenzie), Graduado em Análise de Sistemas (FASP), Professor dos MBA´s: FGV, FIA-USP, FATEC, FECAP, FIT e IPOG. Certificado pelo PMI® (Project Management Institute) como PMP® – Project Management Professional e Certificado pelo ITIL®. Membro do Grupo de Estudos em Maturidade em Gerência de Projetos – PMI®. Autor de livros e artigos acadêmicos nacionais e internacionais. Com +30 anos de experiência na academia e mais de 43 anos de atuação no mundo corporativo em grandes corporações nacionais e internacionais.

  • Adilson Souza

    Professor

    PhD (Doctor of Philosophy in Business Administration) pela Flórida Christian University – Orlando, Flórida – EUA com foco em Liderança; Mestrado em Psicologia; Pós-graduado em: Educação, Administração de Empresas e Administração de RH; Graduado em Ciências Econômicas. Experiência de 21 anos como docente nos cursos de Pós-graduação da ESP, ESPM, FGV e Florida Christian University – Orlando/FL/EUA. Mentor e coach de empresários e executivos. Experiência de 31 anos em Desenvolvimento do Fator Humano em organizações de pequeno, médio e grande porte, tanto nacionais quanto multinacionais. Sócio fundador da EstAção RH Consultoria Empresarial e autor do livro Liderança e Espiritualidade: Humanizando as relações profissionais.

  • Roberta Volpato

    Professora

    Fundadora e CEO do STUDIO ESTRATÉGIA; Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Direito Empresarial com ênfase em Recuperação Judicial, Falência e Administração de Crises pela FGV/Rio;
    Membro do Instituto Brasileiro de Administração Judicial (IBAJUD); Administradora Judicial de Falências e Recuperações Judiciais pela Turnaround Management Brasil;
    Anti-Corruption Compliance Certified Expert (CPC-A®), membro da Legal, Ethics and Compliance (LEC); Auditora Líder das normas ISO 19600:2014 e ISO 37001:2016 (Sistemas Integrados de Gestão de Compliance e Antissuborno); Autora na Coluna “Questões de Direito” do Centro de Informação Metal Mecânica (Portal CIMM) e da Revista Manufatura em Foco.

  • André Stein

    Professor

    Doutor em Educação com a Tese “A Educação Corporativa e suas Contribuições para o Desenvolvimento Humano”, defendida em 28/02/2011, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Especialista em Marketing pela ESPM-RS e Economia Empresarial pela UFRGS. Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua como Professor de Educação Superior, Pesquisador nas áreas de Gestão e Qualidade da Educação Superior. Possui experiência em gestão de Ensino Superior e Educação Básica, tendo atuado como Diretor nas faculdades e nos colégios da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) no Rio de Janeiro- RJ e Itaboraí- RJ. Exerceu a atividade de Diretor da Faculdade SENAC de Administração em Porto Alegre – RS. Foi professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” do Centro Universitário La Salle – Canoas – RS, tendo ministrado a disciplina “Perspectivas e Estratégias para a Educação Superior no Brasil”. Na graduação as disciplinas de Fundamentos de Gestão, Gestão de Pessoas, Tópicos Especiais de Varejo, Pesquisa Mercadológica, Sistemas de Informações Gerenciais, Comunicação Empresarial, Sistemas Financeiros e Práticas Cambiais, Gestão de Projetos, entre outras. Como professor convidado em cursos de MBA ministra as seguintes disciplinas: Gestão Integrada da Comunicação, Governança Corporativa, Marketing e Pensamento Estratégico. É Consultor Empresarial nas áreas de Gestão Estratégica, Economia e Educação, Sócio proprietário da Word Economia & Negócios desde 1999. Desde Julho de 2018 atua como Avaliador do INEP-MEC no Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação. Em 2018, atuou também no projeto GEM-MEC, cujo objetivo foi formar Dirigentes e Técnicos Municipais de Educação de todo Brasil para que se tornem gestores e administradores hábeis de secretarias educacionais com capacidade de implementarem políticas educacionais modernas e inovadoras, trazidas pelo Ministério da Educação. Além de auxiliar a União no equilíbrio das contas públicas e na execução de programas estratégicos de desenvolvimento.

  • Renata Souto Maior Baião

    Professora

    Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo. Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), especialização em Direito Tributáiro pela Univali e especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é membro do Núcleo de Direito Digital da Escola Paulista da Magistratura.

  • Roberto Sousa Gonzalez

    Professor

    Diretor da Bússola Governança – Consultoria & Treinamento. Administrador de empresas com MBA em Mercado de Capitais na USP. Associado ao IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), onde é membro das Comissões: de Governança em Cooperativas e de Estudo de Sustentabilidade Empresarial. É professor da Trevisan Escola de Negócios nas disciplinas “Governança Corporativa e Sustentabilidade Empresarial” e “Estratégia Competitiva”. Também atua como professor na Fipecafi e Fecap, com a disciplina de “Governança Corporativa”. Membro desde 2006 do conselho do Fundo Ethical da Santander Asset Management. Foi membro do Conselho Curador da Fides (Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social) e, desde seu início, até fevereiro de 2009, fez parte do Cise (Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial) da BM&FBovespa. Foi conselheiro de algumas instituições de capital fechado. Desenvolveu treinamento e consultoria para organizações na implantação de políticas: de governança, transações com partes relacionadas, alçada e delegação de autoridade e sustentabilidade; revisão estatutária com as boas práticas de governança; estruturação e atuação de Conselhos de Administração e seus comitês; elaboração de regimentos e definições de funções dos agentes de governança; acompanhamento das RCA – Reuniões do Conselho de Administração; critérios de avaliação de conselheiros; elaboração de perfil desejado de conselheiro externo independente entre outros. Atuou no “Curso de Formação de Conselheiros” do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), nos cursos de pós-graduação da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), no “Curso de Abertura de Capital da FIA/USP”, no curso “Formação em Mercado de Capitais da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)”, através da Regional Sul da Apimec. Autor do livro “Governança Corporativa – O Poder de Transformação das Empresas”.