contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
MBA em

Gestão Fiscal e Planejamento Tributário

Pós-Graduação com Metodologia Nacional | MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
  • Carga horária total: 480h/a
Conteúdo
Corpo Docente
Coordenação
Sobre o Curso
  1. Sistema Tributário Nacional
  2. Elaboração das Demonstrações Contábeis
  3. Contabilidade e Análise de Custos
  4. Metodologia do Trabalho Científico
  5. Administração Financeira
  6. Contabilidade Gerencial
  7. Fundamentos do Direito Empresarial
  8. Controladoria Empresarial
  9. Planejamento Tributário I
  10. Gestão Trabalhista e Previdenciária
  11. Gestão dos Tributos Diretos
  12. Planejamento Estratégico
  13. Gestão dos Tributos Indiretos
  14. Reorganizações Societárias: Aquisições, Fusões, Cisões e Incorporações
  15. Auditoria Fiscal e Tributária
  16. Gestão do Serviço Público de Escrituração Digital (Sped)
  17. Contabilidade Societária
  18. Gestão dos Tributos sobre o Comércio Exterior
  19. Planejamento Tributário II
  20. Perícia Contábil

SILVIO APARECIDO CREPALDI

Doutor em Direito com especialidade em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa – Portugal; mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA; graduado em Direito pela Universidade Jose do Rosário Vellano (Unifenas – Alfenas-MG) e em Ciências Contábeis e Administração pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Varginha (Faceca – Varginha-MG).


MARIA LUCILENE SILVA AGUIAR

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2004). Especialização em Contabilidade e Controladoria pela PUC/SP (2000). Especialização em Contabilidade Empresarial pela PUC/SP (1997). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia (1994). Coordenadora e Professora dos Cursos de Pós Graduação de Gestão Tributária e Contabilidade Digital e Auditoria e Perícia Contábil da DALMASS Serviços Educacionais a partir de 08/2015. Coordenadora e Professora do MBA Executivo em Contabilidade Digital e Tributária pelo ESP – Instituto de Esp. Do Amazonas.


JULIANO LIMA SOARES

Pós-doutorado (em andamento 2017/2018) em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP orientado pelo professor Dr. Sérgio de Iudícibus, Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Positivo (PMDA) com período sanduíche no William James Research Center – ISPA – Portugal, com ênfase em Estratégia Empresarial e Gestão da Inovação, Mestre em Administração de Empresas, na linha de pesquisa de Gestão Estratégica das Organizações pela Instituição de Ensino de Minas Gerais -SIEMG/FEAD (01/2012-conclusão 08/2013), Pós-Graduação (Especialização) em Controladoria (2010) e Docência no Ensino Superior (2012), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (2009).


RICARDO BORGES DE REZENDE

Mestre pelo Programa Multi-institutcional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UNB/UFPB/UFRN (2013). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás (2001). Especialista em Auditoria e Gestão Governamental (PUC-GO/PECON – 2004) e, Análise e Auditoria Contábil (PUC-GO/CRC-GO – 2005). Professor dos cursos de Pós-graduação da Faculdade UNIALFA, da PUC-GO, da UniEvangélica e outros institutos de pós-graduação.


EMERSON MUNIZ FREITAS

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2011) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2008). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Auditoria, Informática aplicada à Contabilidade, Sistemas de Gestão Integrada, Contabilidade para usuários internos e Gestão de Custos.



PAOLLA DAS GRAÇAS FELIX MUNARIM HAUSER

Contadora pelo Centro Universitário UniBrasil, Auditora registrada no CNAI nº 4640, é mestranda em Contabilidade Tributária pela Fucape – Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças, especialista tributária pela Faculdade de Educação Superior do Paraná – FESP e pós-graduanda em Direito Tributário no Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET.


VIVIANE DA COSTA FREITAG

Técnica em Contabilidade pelo Colégio Estadual Santo Agostinho CESA (1992). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE (2004). Concluiu mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná UFPR (2008). Cursando Doutorado em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (2015) Experiência profissional na área de Administração, e Contabilidade. Avaliador do Guia do Estudante desde 2014. Experiência em coordenação de curso.



LUÍS CARLOS SHIBASSAKI DE FIGUEIREDO

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). Especialização em AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL pela Universidade Católica Dom Bosco (2011). Atualmente é PERITO OFICIAL CRIMINAL DO ESTADO DE MATO GROSSO. Professor de Cursos Preparatórios para Concursos, entre eles FYTTACONCURSOS e CURSO DOMÍNIO. Professor das disciplinas AUDITORIA, CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA, CONTABILIDADE AVANÇADA, PERÍCIA CONTÁBIL, TEORIA GERAL DA CONTABILIDADE e CONTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES DE CAPITAL ABERTO da UNIC – CUIABÁ.



MAILA KARLING VIEIRA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Docente de Cursos de Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Cuiabá (UNIC), e docente de diversos cursos de Pós Graduação e MBA na área de Contabilidade. Atua na área de Consultoria e Assessoria fiscal e tributária; Consultoria na área de Custos e formação de preço de venda, e, no atendimento contábil a Entidades do Terceiro Setor, caracterizadas como Empreendimentos de Economia Solidária. Possui formação e atua com Modelo Cerne de Gestão voltado a assessoria de empreendimentos inovadores, incubadoras e aceleradoras de empresas e startups.



MARCELO ALMEIDA SOUZA

Graduado em Ciencias Contábeis pela FVC – Fundação Visconde de Cairu (Salvador/BA) e Processamento de Dados pela FRB – Faculdade Rui Barbosa (Salvador/BA) – Pós-Graduado em Controladoria e Administração Financeira. Especializações em (Gestão Estratégica de Marketing) e (Sistema de Informações Gerenciais). Mestrado em Contabilidade e Auditoria pela UNISAL.



WILSON ANTUNES DE AMORIM

Doutorando em Gestão de Empresas pela Universidad Nacional de Missiones (AY), Mestre em Liderança e Administração pela UNISA (SP) MBA em Gestão Estratégica Organizacional e Liderança pela UNISA (SP), Mestrado em Contabilidade pel FACIPAL (PALMAS/PR) Pós Graudado em Contabilidade Gerencial pela FACIPAL (PALMAS/PR), Bacharel em Ciências Contábeis pela FACIPAL (PALMAS/PR).



ELOI PRATA ALVES JUNIOR

Profissional com 15 anos de experiência na área contábil, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia (2002). Professor Substituto da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA. Participa do quadro de Professores do MBA em Gestão Tributária e Contabilidade Digital Dalmass/Gap/Cambury.



MÁRCIA ROSANE FREY

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1987) e Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1997/2015). Membro colaborador do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Ensino da Contabilidade e Contabilidade Socioambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Contabilidade, Contabilidade Socioambiental, Sustentabilidade e Metodologia da Pesquisa em Contabilidade.



LAÉRCIO ROGÉRIO FRIEDRICH

Empresário Contábil, professor e ex-coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade de Santa Cruz do Sul/RS. Professor em Cursos de Pós Graduação em todo Brasil e Coordenador do Curso de Pós Graduação em Gestão Estratégica Tributária na UNISC/RS, Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Custos e Mestre em Administração pela UNISC. Doutorando em Ciências Contábeis pela UNISINOS/RS. Mais 20 anos de experiência da área contábil, principalmente nas áreas de Contabilidade Societária, Gestão Estratégica de Custos, Controladoria e Planejamento Tributário.



LEONARDO GUSTAVO SCHNEIDER

Doutorando em Administração na área de Estudos Organizacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em Administração na área de Estudos Organizacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2013). Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2012). Bacharel em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2010). As principais áreas de interesse são Estudos Organizacionais, Estratégias Intra e Interorganizacionais, Internacionalização de Empresas e Comércio Exterior. Desde 2012 é Professor do Departamento de Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.



SILVANO ALVES ALCANTARA

Possui graduação em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atualmente é professor em graduação e pós-graduação em educação presencial e à distância pelo Centro Universitário Internacional-Uninter, em pós-graduação pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná, no ensino presencial. É coordenador dos cursos de pós-graduação em Direito na modalidade semipresencial e à distância, pelo Centro Universitário Internacional-Uninter. É advogado, e atua nas áreas tributária, empresarial e trabalhista. Doutorando em Direito pela Universidad Católica de Santa Fé/Argentina. Autor de algumas obras de Direito.



DANIELA VARGAS OLIVAREZ RODRIGUES

Graduada em Direito pela UNIC/MT. Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá/RJ e Didática do Ensino Superior, pela Faculdade Afirmativo/MT. Atualmente é professora de Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Processual Civil, Legislação Previdenciária, Direito Tributário e Direito Empresarial no Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura – ICEC e IES/MT. Atua em diversos cursos preparatórios, de extensão e cursos de Pós-graduação na área de direito.



CLAUDIA MARCHETTI DA SILVA

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Metodista de Piracicaba; Consultora Tributária, especialista em Direito Tributário pelo IBET/SP, palestrante, professora de Direito Tributário e Direito Constitucional da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba, professora de Direito Tributário no MBA do Instituto de Pós Graduação e no MBA do Conselho Empresarial Tributário Brasileiro (CONFEB).


SILVIO APARECIDO CREPALDI

Doutor em Direito com especialidade em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa – Portugal; mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA; graduado em Direito pela Universidade Jose do Rosário Vellano (Unifenas – Alfenas-MG) e em Ciências Contábeis e Administração pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Varginha (Faceca – Varginha-MG).

Docente de cursos de graduação e de pós-graduação de diversas Universidades e Faculdades do Brasil; docente do MBA do DALMASS/GAP, da Cenofisco – Centro de Capacitação Profissional, do ESP – Instituto de Especialização do Amazonas – ESP, instrutor da Catho e-Learning, nos cursos de Auditoria Contábil e Contabilidade Financeira e Gerencial.

É avaliador de cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis e Direito, e Avaliador de instituições de ensino superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP – MEC).

Atua como Perito do Juiz do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais e da Justiça Federal – Subseção Judiciária de Uberlândia-MG; e representante docente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário; e parecerista ad hoc e avaliador da Revista CEJ, do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal; e parecerista e avaliador de artigos da Revista de Direito GV Law Review, parecerista do Guia do Estudante – Editora Abril, e membro do Conselho Editorial das revistas da FABES, da Revista Ciências Sociais em Perspectiva, da Revista Agronegócios Online; da Revista Direito em Debate da UNIJUI, da Revista Rumos do UNICERP, da Revista Contabilidade Vista e Revista da FACE/UFMG, da Revista Amplitude da Faculdade Ajes – Juina-MT; e sócio-proprietário da Crepaldi Advogados Associados – Corporate and Tax Lawyer – Uberlândia-MG. É integrante do Banco de Palestrantes cadastrados do Conselho Federal de Contabilidade – CFC e, do Conselho Regional de Contabilidade do Piaui – CRC PI. É avaliador ad hoc de artigos para o Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Autor da Editora Atlas de: Contabilidade Rural – uma abordagem decisorial; Curso Básico de Contabilidade; Curso Básico de Contabilidade de Custos; Contabilidade Gerencial – teoria e prática; Auditoria Contábil: teoria e prática.

Autor da Editora Saraiva de: Planejamento Tributário: teoria e prática, Orçamento Público: planejamento elaboração e controle, Contabilidade Fiscal e Tributária: teoria e prática e Auditoria Fiscal e Tributária

.

APRESENTAÇÃO

É sabido que os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior. Com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário, pois a carga tributária pode ser um diferencial no momento de elaboração do preço de venda, tornando algumas empresas menos competitivas em função do seu alto gasto de produção.

Segundo o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, no Brasil, em média, 33% do faturamento empresarial é dirigido ao pagamento de tributos. Somente o ônus do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro das empresas pode corresponder a 51,51% do lucro líquido apurado. Da somatória dos custos e despesas, mais da metade do valor é representada pelos tributos. Assim, imprescindível a adoção de um sistema de economia legal. Planejar tributos é um direito tão essencial quanto planejar o fluxo de caixa, fazer investimentos, etc.

O planejamento tributário tem um objetivo a economia (diminuição) legal da quantidade de dinheiro a ser entregue ao governo. Os profissionais da área contábil/gestão necessitam cada vez mais de conhecimento para trabalhar essa redução de tributos de forma legal, haja vista a complexidade do sistema tributário brasileiro.

Diante desse contexto, o curso está estruturado com vistas a capacitar os alunos em uma formação especialista, erguida não só para o contexto técnico, com a abordagem das normas nacionais do sistema tributário, mas também para um conjunto de competências fundamentais para se ter sucesso na vida profissional. O conjunto de disciplinas e atividades programadas para o curso deverá proporcionar ao aluno, o exercício de sua profissão em um ambiente tecnológico econômico em constante evolução e sofisticação.

O curso consiste de uma proposta inovadora, que busca o inter-relacionamento entre as áreas do Direito, da Administração, da Contabilidade e da Economia de modo a dar ao participante do curso uma visão ampla da estrutura tributária brasileira, bem como os modos de tratar as questões tributárias dentro dos diversos contextos. Apresenta uma divisão entre as áreas, de modo a contemplar o processo tributário legal, o tratamento contábil e o planejamento dos tributos e a influência da estrutura tributária na vida financeira.

OBJETIVOS

Gerais

O curso tem como objetivo preparar o aluno para dominar as práticas fiscais e tributárias capacitando-os a identificar alternativas e desenvolver estratégias que, de acordo com a legislação tributária vigente, contribuam para a melhoria da competitividade e do desempenho das empresas.

Analisar as práticas de gestão tributária e oferecer ao profissional um material que reúne teoria e prática em dose adequada para a compreensão do planejamento tributário preventivo. Compreender os objetivos do planejamento tributário; avaliar riscos relacionados ao planejamento tributário; compreender as fases do planejamento tributário; entender como evitar riscos inerentes aos processos de implementação; reconhecer as diversas técnicas do planejamento tributário; identificar oportunidades relacionadas ao planejamento tributário.

Específicos

Os objetivos a serem alcançados nesse curso serão:

  • Identificarem oportunidades de planejamento tributário;
  • Avaliarem riscos advindos de planejamentos tributários propostos por terceiros;
  • Compreenderem as principais fases e instrumentos do processo tributário;
  • Planejarem o contencioso tributário da empresa.
  • Propiciar aos gestores e profissionais da área fiscal e tributária uma formação sólida e consistente com as necessidades dos profissionais que buscam aperfeiçoar os seus conhecimentos e desenvolver competências técnicas e gerenciais para atuação na gestão fiscal e planejamento tributário empresarial;
  • Dominar as práticas fiscais e tributárias no desempenho de atividades jurídico-contábeis;
  • Atribuir conhecimentos sólidos, teóricos e práticos, objetivando o desempenho de cargos e o exercício de funções inerentes à auditoria fiscal, no setor público, e à gerência de tributos, no setor privado;
  • Capacitar os participantes a conhecer a legislação tributária nas esferas federal, estadual e municipal;
  • Capacitar os participantes a utilizar a gestão tributária como forma de minimizar o impacto dos tributos no resultado das organizações;
  • Preparar profissionais de alto nível para a gestão ou apoio técnico na área de tributos nas empresas;
  • Informar sobre meios e processos de racionalização dos procedimentos tributários aplicáveis nas operações industriais, negócios mercantis e nas prestações de serviços, com vistas à eliminação de contingências fiscais;
  • Articular critérios aptos a solucionarem conflitos de incidência tributária no dia a dia operacional das empresas a partir de informações sobre as melhores práticas e técnicas mais eficazes técnicas de controle tributário nas empresas.

PÚBLICO-ALVO

Advogados, contadores, administradores, controllers, economistas, consultores, auditores, empresários, investidores, executivos e estudantes que atuam ou desejam atuar na área de gestão fiscal e planejamento tributário.

Profissionais com graduação superior que atuam ou desejam atuar na área fiscal e tributária de organizações empresariais, para uma atuação eficaz na gestão fiscal e no planejamento tributário.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Com o aprofundamento do conhecimento do profissional no relacionamento do planejamento tributário com o sistema tributário brasileiro e as normas gerais do Direito Tributário, o especialista estará apto a exercer função na análise do planejamento tributário empresarial e na tributação sobre a renda, patrimônio, consumo, bem como na tributação internacional.

Proporciona ao cliente a segurança e a tranquilidade necessárias para gerir seus empreendimentos com a menor oneração tributária possível.

É responsável pelo acompanhamento das atualizações e demais atividades da empresa, relacionadas e impactadas pelo setor tributário, mais do que nunca vem auxiliando na tomada de decisões do negócio, garantindo a continuidade da empresa.

Elabora o conjunto de medidas contábeis, judiciais ou administrativas dentro do âmbito da legalidade, que têm por objetivo suprimir, minimizar ou adiar o próprio fato gerador do tributo. Tais ações ocorrem ao evitar a incidência do imposto, reduzir o montante do tributo e retardar o pagamento dele sem ocorrência de multa. Essas operacionalizações atuam essencialmente em três âmbitos: empresarial, administrativo e no próprio Poder Judiciário. Todas essas esferas de atuação estão interligadas e dependem umas das outras para que o planejamento tributário seja estabelecido de modo bem-sucedido e efetivo nos negócios.

Entre as atividades atuará como:

  • Planejamento Tributário: Planejamento que utiliza métodos legais para diminuir o peso da carga tributária. Respeitando o ordenamento jurídico, fazer escolhas prévias (antes dos eventos que sofrerão agravo fiscal) que permitem diminuir o impacto tributário para a empresa. Realiza diagnóstico de riscos buscando minimizar a exposição à contingências fiscais.
  • Assessoria Consultiva (consultoria tributária): Análise, parecer e sugestões de economia fiscal de situações específicas.
  • Assessoria Contenciosa e Ações judiciais movidas pelo Fisco: Apresentação de defesas administrativas e judiciais em ações de execuções fiscais municipais, estaduais e federais visando defender o patrimônio de clientes e excluir a responsabilidade dos sócios.
  • Regularização de Pendências: Efetua regularização de pendências e obtenção de Certidão Negativa de Débitos ou ainda Certidão Positiva com efeitos negativos.
  • Atendimento à fiscalização tributária: Orientação no atendimento à fiscalização tributária.

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DO CURSO

O aumento da concorrência das empresas, promovida principalmente pela globalização, pela complexidade empresarial, pelas exigências no mercado de produtos e serviços de qualidade a preços compatíveis, traz a necessidade de efetividade nos controles e minimização de riscos, para a manutenção e o desenvolvimento da empresa, mediante avaliação das demonstrações e seus respectivos controles.

O curso de MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário discute assuntos como a isenção, a suspensão ou a redução das cargas fiscal e tributária das organizações, visando sempre à maximização da economia fiscal e a prevenção de contingências, em variadas situações de estruturação da empresa. A governança tributária trata-se de um conjunto de procedimentos de gestão que visam à coordenação, o controle e a revisão dos processos tributários – atividades que estão diretamente ligadas à estruturação das empresas.

Os programas são permanentemente atualizados para manter a sintonia com o mercado de trabalho, e uma infraestrutura com salas de aulas equipadas com projetores multimídia de última geração e wi-fi ilimitado.

Cursando a Pós-graduação, você terá oportunidade de conhecer e trocar informações profissionais, com colegas e docentes que possuem sólida experiência acadêmica e profissional, ampliando seu networking.

O curso é modular, portanto, ao término de cada módulo você receberá uma certificação que melhora continuamente sua qualificação para o mercado de trabalho.

Receba o Projeto e Proposta do Curso