contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
Pós-Graduação em

Master em Projetos de Iluminação

Pós-Graduação com Metodologia Nacional | Master em Projetos de Iluminação
  • Carga horária 480 horas / aula
Conteúdo
Coordenação
Sobre o Curso

1. História da iluminação
2. Percepção visual
3. Administração de escritórios de arquitetura e de iluminação
4. Cálculos luminotécnicos
5. DIALUX
6. Fontes de luz artificial
7. Iluminação residencial
8. Iluminação corporativa
9. Iluminação de exteriores
10. Inovação tecnológica
11. Automação e controle de iluminação residencial
12. Automação e controle de iluminação para eficiência energética – corporativo
13. Projeto de iluminação residencial
14. Projeto de iluminação corporativa
15. Projeto de iluminação de exteriores
16. Integração de iluminação natural e artificial: eficiência energética
17. Assessoramento de carreira e planejamento profissional
18. Metodologia do Trabalho Cientifico
19. Tutoria para TCC
20. Apresentação Projeto Final

Jamile Tormann

Lighting designer. Possui Licenciatura Plena em Artes – Habilitação em Artes Visuais pela FADM-DF, Especialista em Iluminação e Designer de Interiores pela UCB-RJ. Mestre em Desenho de Iluminação Arquitetônica pela Universidad Politécnica de Madrid – Madri – Espanha. Autora do livro Caderno de Iluminação: arte e ciência, 4a. edição Editora Música e Tecnologia – RJ, 2006. É sócia fundadora da Associação Brasileira de Iluminação Cênica – AbrIC, Associação Brasileira de Iluminação – ABIL e Associação Brasileira de Iluminação Profissional – ABrIP. É membro da Asociación de Autores de Iluminacon – AAI ,Madrid – Espanha. Publicou artigos como colaboradora para a Revista Luz & Cena – RJ, e Tecnoprofile Magazine – Buenos Aires – Argentina. Diretora da empresa Jamile Tormann Iluminação Cênica e Arquitetural.

JUSTIFICATIVA

Existe mais de 330 mil alunos fazendo especialização no Brasil. A explicação deste número pode estar na natureza deste tipo de curso. Ele permite cursá-lo enquanto o indivíduo prossegue na atividade profissional e tende a ter maior foco na aplicação prática dos conceitos, melhorando a atuação profissional. Um curso de pós-graduação pode ser iniciado a qualquer momento da carreira. O ideal é que a pessoa tenha alguma experiência profissional, pois assim, poderá aproveitá-lo melhor, comparando aquilo que está estudando com a atividade profissional que possui.

As exigências das empresas para realizar contratações estão aumentando cada vez mais e a realização de especialização em Arquitetura e Iluminação fortalece o currículo, oferece novos conhecimentos para continuarmos ativos no mercado e conquistarmos nossos espaços, além de trazer incremento aos ganhos.

Os novos conhecimentos e a convivência com professores profissionais do segmento possibilitam ao aluno repensar a forma como o trabalho é realizado, trazendo aumento de produtividade do profissional e da equipe na qual está inserido.

A velocidade do desenvolvimento tecnológico de nossa época tem afetado diversos setores da sociedade e do conhecimento científico. No campo da iluminação este desenvolvimento tem sido marcante nos últimos anos. Profissionais e estudantes de arte, de arquitetura, de design e de engenharia podem encontrar na iluminação, um campo fértil para explorar sua criatividade e novos conhecimentos para propor diferentes realidades funcionais e estéticas. No mundo contemporâneo, o profissional que se utiliza da luz para modificar o espaço, ou comunicar uma idéia, ou simplesmente explorar novas sensações, é chamado de Lighting Designer. O Lighting Designer é um profissional com perfil multidisciplinar, de formação artística e técnica.

O ESP – Instituto de Especialização do Amazonas apresenta o Master em Projetos de Iluminação em resposta a um setor crescente de profissionais que querem desenvolver projetos de iluminação, mas ainda carecem de referências históricas e técnicas para uma formação que atenda a este campo de trabalho. O programa visa formar o aluno para atuar com segurança no mercado de iluminação, em que ciência e arte dialogam. O ambiente dinâmico do ensino interdisciplinar promove experiências, idéias, oportunidades e ferramentas para se desenvolver projetos com resultados técnicos e artísticos.

PÚBLICO

Profissionais e alunos com curso superior nas áreas de artes cênicas, artes plásticas, design industrial, design de interiores, engenharia elétrica, arquitetura, bem como iluminadores, fotógrafos, cenógrafos, e diretores de fotografia. Profissionais de outras áreas podem ter seu currículo analisado.

OBJETIVOS

Formar profissionais capazes de elaborar projetos de iluminação de interiores, exteriores e cênica a partir do conhecimento teórico e prático adquirido no curso.
Qualificar o profissional para consultorias e gestão de negócios em iluminação que atendam aos desafios propostos, inserindo a iluminação e o design como ferramenta qualitativa, com uma visão integrada de projeto.
Capacitar profissionais para investigação, compreensão e desenvolvimento de projetos de iluminação, considerando seus aspectos estéticos, funcionais, técnicos, ambientais e de gestão.

Receba o Projeto e Proposta do Curso