contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
Pós-Graduação em

Master em Projetos de Iluminação

Pós-Graduação com Metodologia Nacional | Master em Projetos de Iluminação
  • Carga horária 480 horas / aula
Conteúdo
Corpo Docente
Coordenação
Sobre o Curso

1. História da iluminação
2. Percepção visual
3. Administração de escritórios de arquitetura e de iluminação
4. Cálculos luminotécnicos
5. DIALUX
6. Fontes de luz artificial
7. Iluminação residencial
8. Iluminação corporativa
9. Iluminação de exteriores
10. Inovação tecnológica
11. Automação e controle de iluminação residencial
12. Automação e controle de iluminação para eficiência energética – corporativo
13. Projeto de iluminação residencial
14. Projeto de iluminação corporativa
15. Projeto de iluminação de exteriores
16. Integração de iluminação natural e artificial: eficiência energética
17. Assessoramento de carreira e planejamento profissional
18. Metodologia do Trabalho Cientifico
19. Tutoria para TCC
20. Apresentação Projeto Final


Adria Yared Sadala (AM)

Fisioterapeuta Graduada em 2003, especialista em Fisioterapia Dermato Funcional (UniFMU-SP -2004) e atualmente Mestranda em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID-SP-2014). Docente como professora substituta da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, do curso de fisioterapia. Proprietária de consultório na área de Dermatofuncional, fisioterapia pélvica, Fisioterapia no Pré e Pós-Bariátrica e Cirurgia Plástica. Experiência em treinamentos em eletrotermofototerapia e terapias manuais.



Alessandra Scorse (SP)

Farmacêutica (UMESP); Mestre em Ciências da Saúde Área de Concentração: Medicina Celular e Molecular (FMABC); Pós-Graduada com MBA em Tecnologia Cosmética; Esteticista Facial e Corporal; Diretora Técnica da ALLCOSMETO Consultoria e Assessoria em Cosmetologia; Docente da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi nos cursos de Graduação e Pós-Graduação.



Carlos Varela Junior (PB)

Possui graduação em FARMÁCIA/BIOQUÍMICA pela Universidade Potiguar (2001). Atualmente é professor titular na Universidade Potiguar- UnP, nos cursos de Farmácia, Biomedicina e CST Estética e Cosmética. Coordenador da Pós-Graduação em Cosmetologia Estética da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Estética, Cosmetologia, Farmacologia, Atenção Farmacêutica e Terapia ortomolecular.



Dailys Pires Bergesch (RS)

Graduada em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba (1987) e Graduada em Bacharel em Estética na FADERGS, e Graduanda em Fisioterapia na FADERGS, Especialista em ESTÉTICA E COSMETOLOGIA na AVM. Tem experiência de 20 anos na área de ESTÉTICA E COSMÉTICA, com formação Técnica Esteticista pela Área da Saúde.



Daniel Antunes Junior

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas com habilitação em Farmácia Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989). Especialização em Homeopatia pela USP e MBA em Marketing e Vendas pela Unisa Bussines School. Professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, da Uningá, Faculdades Oswaldo Cruz, palestrante do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.



Érica Calcagno (SP)

Graduada em Fisioterapia pela Universidade do Grande ABC (2003). Lato sensu em Fisioterapia Dermato Funcional, pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES). Mestra pela Unifesp setor de cirurgia Translacional. Docente na Universidade Anhembi Morumbi no curso Bacharel em Estética. Docente no curso de Pós-graduação em Farmácia estética Dalmass. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Dermato Funcional.



Fernando Leão (AM)

Coordenador do Curso de Estética e Cosmética da Faculdade Fametro; Coordenador da Especialização em Tricologia Cosmética e Terapia Capilar da Bio Cursos Pós-Graduação; Graduação em Estética, Beleza e Imagem Pessoal. Professor de Ensino Superior desde 2012 até a presente data.



Margareth Feres (SP)

 



Paula de França (SP)

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Paulista (2003) especialização em Insuficiência respiratória e cardiovascular em UTI pela Fundação Antônio Prudente (2006), Fisioterapia Dermato Funcional (2011), Líder Coach pela Academia Brasileira de Profissões (2014), Coach pela SBC (2015). Atualmente é docente em cursos livres e cursos de pós-graduação.



Regina Gante (SP)

Possui graduação em Estética e Cosmetologia pela Universidade Anhembi Morumbi (2003) e especialização em Gestão de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi (2011).



Tatiana da Costa Jansen (AM)

Estudou licenciatura em ciências biológicas (1997) na UFAM, fez especialização em Biotecnologia UFAM (1998) Mestrado em Genética e Evolução pela UFsCar (2001) com ênfase em genética de microrganismos e produção de bioativos microbianos. Fez doutorado em Biotecnolgia (2008) pela UFAM em parceiria com a USP e UNAERP de Ribeirão Preto com ênfase em microbiologia.



Valéria Antunes (SP)

Possui graduação em Farmácia pela Faculdades Oswaldo Cruz. Autora da Série Ativos Dermatológicos volumes 1 -9, Coautora do livro Farmacologia do suplemento. Docente da Universidade Anhembi Morumbi nas disciplinas de Cosmetologia, Farmacotécnica, Homeopatia, Gestão de Farmácias e Drogarias.



Vilma Natividade (SP)

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Grande Abc (1999), pós-graduação em Fisiologia Humana pela Faculdade de Medicina do ABC e Mestre em Ciêcias pelo Programa de pós-graduação em Cirurgia Plástica Universidade Federal de São Paulo (2002). Professora Universidade Anhembi Morumbi e Doutoranda pela Faculdade de Medicina do ABC e Membro da Sociedade Brasileira de Queimaduras.


Jamile Tormann

Lighting designer. Possui Licenciatura Plena em Artes – Habilitação em Artes Visuais pela FADM-DF, Especialista em Iluminação e Designer de Interiores pela UCB-RJ. Mestre em Desenho de Iluminação Arquitetônica pela Universidad Politécnica de Madrid – Madri – Espanha. Autora do livro Caderno de Iluminação: arte e ciência, 4a. edição Editora Música e Tecnologia – RJ, 2006. É sócia fundadora da Associação Brasileira de Iluminação Cênica – AbrIC, Associação Brasileira de Iluminação – ABIL e Associação Brasileira de Iluminação Profissional – ABrIP. É membro da Asociación de Autores de Iluminacon – AAI ,Madrid – Espanha. Publicou artigos como colaboradora para a Revista Luz & Cena – RJ, e Tecnoprofile Magazine – Buenos Aires – Argentina. Diretora da empresa Jamile Tormann Iluminação Cênica e Arquitetural.

JUSTIFICATIVA

Existe mais de 330 mil alunos fazendo especialização no Brasil. A explicação deste número pode estar na natureza deste tipo de curso. Ele permite cursá-lo enquanto o indivíduo prossegue na atividade profissional e tende a ter maior foco na aplicação prática dos conceitos, melhorando a atuação profissional. Um curso de pós-graduação pode ser iniciado a qualquer momento da carreira. O ideal é que a pessoa tenha alguma experiência profissional, pois assim, poderá aproveitá-lo melhor, comparando aquilo que está estudando com a atividade profissional que possui.

As exigências das empresas para realizar contratações estão aumentando cada vez mais e a realização de especialização em Arquitetura e Iluminação fortalece o currículo, oferece novos conhecimentos para continuarmos ativos no mercado e conquistarmos nossos espaços, além de trazer incremento aos ganhos.

Os novos conhecimentos e a convivência com professores profissionais do segmento possibilitam ao aluno repensar a forma como o trabalho é realizado, trazendo aumento de produtividade do profissional e da equipe na qual está inserido.

A velocidade do desenvolvimento tecnológico de nossa época tem afetado diversos setores da sociedade e do conhecimento científico. No campo da iluminação este desenvolvimento tem sido marcante nos últimos anos. Profissionais e estudantes de arte, de arquitetura, de design e de engenharia podem encontrar na iluminação, um campo fértil para explorar sua criatividade e novos conhecimentos para propor diferentes realidades funcionais e estéticas. No mundo contemporâneo, o profissional que se utiliza da luz para modificar o espaço, ou comunicar uma idéia, ou simplesmente explorar novas sensações, é chamado de Lighting Designer. O Lighting Designer é um profissional com perfil multidisciplinar, de formação artística e técnica.

O ESP – Instituto de Especialização do Amazonas apresenta o Master em Projetos de Iluminação em resposta a um setor crescente de profissionais que querem desenvolver projetos de iluminação, mas ainda carecem de referências históricas e técnicas para uma formação que atenda a este campo de trabalho. O programa visa formar o aluno para atuar com segurança no mercado de iluminação, em que ciência e arte dialogam. O ambiente dinâmico do ensino interdisciplinar promove experiências, idéias, oportunidades e ferramentas para se desenvolver projetos com resultados técnicos e artísticos.

PÚBLICO

Profissionais e alunos com curso superior nas áreas de artes cênicas, artes plásticas, design industrial, design de interiores, engenharia elétrica, arquitetura, bem como iluminadores, fotógrafos, cenógrafos, e diretores de fotografia. Profissionais de outras áreas podem ter seu currículo analisado.

OBJETIVOS

Formar profissionais capazes de elaborar projetos de iluminação de interiores, exteriores e cênica a partir do conhecimento teórico e prático adquirido no curso.
Qualificar o profissional para consultorias e gestão de negócios em iluminação que atendam aos desafios propostos, inserindo a iluminação e o design como ferramenta qualitativa, com uma visão integrada de projeto.
Capacitar profissionais para investigação, compreensão e desenvolvimento de projetos de iluminação, considerando seus aspectos estéticos, funcionais, técnicos, ambientais e de gestão.

Receba o Projeto e Proposta do Curso