contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
MBA em

Governança, Riscos e Compliance

Pós-Graduação com Metodologia Nacional | Governança, Riscos e Compliance
  • CARGA HORÁRIA TOTAL: 480 horas/aula
Conteúdo
Coordenação
Sobre o Curso
Corpo Docente

1. Introdução a Governança Corporativa
2. Mapeamento de processos de negócios
3. Controles Internos Segundo o COSO
4. Prevenção a Lavagem de Dinheiro, Corrupção e Fraudes
5. Metodologia do Trabalho Científico
6. Gestão de Compliance Tributário
7. Gestão de Privacidade de Dados
8. Fundamentos de Segurança da Informação
9. Auditoria de Gestão e seus impactos
10. Gestão de Riscos Corporativos
11. Gestão de Continuidade de Negócios
12. Governança de Tecnologia da Informação
13. Responsabilidade e Gestão de Risco Socioambiental
14. Cultura organizacional e Ética
15. Compliance regulatório e Antissuborno
16. Contabilidade Gerencial com Gestão de Custos
17. Controladoria Estratégica
18. Gestão de Carreira
19. Orientação TCC
20. Defesa do TCC

COORDENADOR (MINI LATTES)
Instituto ESP Amazonas (Coordenação Acadêmica)
Marcos Augusto Assi Pereira (Coordenação Técnica)
CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Pericia pela FECAP, Certificação Internacional pelo ISACA – CRISC – Certified in Risk and Information Systems Control e Certificação pela Exin – ISFS – Information Security Foundation. Professor e Coordenador do curso de MBA da ESP Instituto de Especialização do Amazonas, da FECAP, da Saint Paul, do Centro Paula Sousa – FATEC, da SUSTENTARE Escola de Negócios de Joinville-SC, da FIA (Labfin), da UNIMAR – Universidade de Marilia – SP, entre outras. Instrutor de Controles Internos da CNF Brasilia – Confederação Nacional da Instituições Financeira. Instrutor de Controles Internos, Compliance, Auditoria da ABBC – Educação Corporativa. Instrutor do ICA (International Compliance Association), para Compliance de Prevenção a Lavagem de Dinheiro. Autor dos livros: “Controles Internos e Cultura Organizacional – Como consolidar a confiança na gestão do negócio” – Saint Paul Editora – 2ª Edição – 2014 – “Gestão de Riscos com Controles Internos – Ferramentas, certificações e métodos para garantir a eficiência dos negócios” – Saint Paul Editora – 2012 – “Gestão de Compliance e seus desafios – Como implementar controles internos, superar dificuldades e manter a eficiência dos negócios”, – Saint Paul Editora – 2013 – “Governança, Riscos e Compliance – Mudando a conduta dos negócios” – Saint Paul Editora – 2017 – Compliance como Implementar – Trevisan Editora – 2018, “Controles internos e contábeis na gestão de tesouraria – O controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos e rotinas” – NEA – Novas Edições Acadêmicas – 2015. Academic Advocate do ISACA, associado da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade e do IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil. Membro da Comissão de Riscos Corporativos do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO)
Um Corporativo onde a melhoria da gestão está atrelada aos resultados as organizações necessitam de profissionais devidamente capacitados para que possamos garantir que as empresas estejam em conformidade com as normas, regras, processos e leis sejam elas federais, estaduais, municipais e por que não internacionais, e fazer com sejam cumpridas é uma tarefa que parece até certo ponto parece simples, contudo tudo isso é muito complexo e exige capacidade, técnica, atenção e senso ético do responsável seja ele pessoa jurídica ou representante dela. O curso oferece aos profissionais as melhores ferramentas e práticas profissionais para que possamos implementar uma mudança de postura, e na conduta ética empresarial, onde buscamos avaliar criticamente todos os cenários e a fazer com que a aplicabilidade de um programa de Governança Corporativa tenha tudo isso alinhado aos Programas de Compliance e Gestão de Riscos Corporativos.

OBJETIVOS DO CURSO (QUAL A PRETENÇÃO?)
Fornecer uma visão integrada da Governança Corporativa com gestão de riscos corporativos, uma vez que seu conteúdo multidisciplinar relaciona tópicos como gestão de negócios, controles internos, compliance, conduta e ética, governança de TI, auditoria baseada em riscos, Prevenção a fraudes, prevenção a Lavagem de dinheiro, controladoria e contabilidade. Permitir ao aluno aprimorar suas competências através de aprofundamento do conhecimento sobre os conceitos relativos ao processo de implementação e manutenção de sistemas da Governança Corporativa, Compliance e Riscos. Aplicar e disseminar atitudes éticas no ambiente de trabalho.
PÚBLICO-ALVO (A QUEM SE DESTINA O CURSO?)
Administradores, contadores, auditores, advogados, bacharéis em direito, engenheiros, gestores, diretores e demais profissionais de nível superior com interesse na área.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL (ONDE O PROFISSIONAL PODE ATUAR? COMO?)
Áreas voltadas para auditoria, controladoria, finanças, board da empresa, área de compliance, recursos humanos, conselhos de administração, comitês de auditoria, consultoria na área.
DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DO CURSO (O QUE TORNA ESTE CURSO DIFERENTE DOS DEMAIS?)
Corpo docente com ampla experiência na área e grade curricular voltada para as reais necessidades da área.

Fabio Coimbra – Doutor e Mestre em Administração pela FEA – USP, com MBA Economia e Setor Financeiro pela Fipe – USP. Membro da Comissão de Gerenciamento de Riscos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), membro da Global Association of Risk Professionals (GARP) e da Professional Risk Managers International Association (PRMIA). Desde 2002, é funcionário de carreira do Banco Central do Brasil, com atuação na Supervisão de Bancos e na Supervisão de Infraestruturas do Mercado Financeiro, avaliando estas entidades quanto à gestão e governança corporativa, risk governance, gestão de riscos, controles internos e compliance. Sua experiência profissional anterior ao BC inclui trabalhos na Accenture, Telefônica e Lojas Americanas. Professor em cursos de MBA, pós-graduação, graduação e educação executiva. Coordenador do MBA Gestão de Riscos e Compliance da FECAP. Docência em disciplinas ligadas à Governança Corporativa, Gestão de Riscos Corporativos, Gestão de Riscos Operacionais, Controles Internos, Compliance, Ética Corporativa e Gestão Estratégica. Palestrante e escritor. Parecerista ad hoc. Autor do livro Riscos Operacionais: Estrutura para Gestão em Bancos. Saint Paul Editora, 2007. Organizador e coautor do livro Estratégias nas Organizações: questões e casos. Editora Plêiade, 2009. Especialidades: Risk Governance, Governança Corporativa, Gestão de Riscos Corporativos, Controles Internos, Compliance e Estratégia.

Renata Wada – Especializada em projetos de fusão de empresas nacionais e internacionais dos segmentos Bancário, Mineração, Telecomunicações e Aéreo. Carreira desenvolvida na área de Tecnologia da Informação e Projetos, com 18 anos de experiência em posições de liderança. Atuação com forte ênfase em gestão de riscos e auditoria SOX, otimização de processos de negócio e TI, implementação e controle de indicadores, redução de custos, capacitação e comunicação as equipes multidisciplinares e multiculturais, avaliação de qualidade de produtos e serviços, negociação de contratos e interface com área cliente, compras, jurídico e fornecedores. Amplo conhecimento e experiência em definição e implementação de metodologias e ferramentas de desenvolvimento e continuidade de sistemas visão tradicional e ágil, escritório de projetos (PMO), escritório de métricas, monitoramento de ambientes tecnológicos, planejamento e gestão de demandas, governança corporativa, TI e SOA (Arquitetura Orientada a Serviço), gestão por processos de negócio visando qualidade, custos e riscos.

Ricardo Lemos – Mais de 25 anos de experiência em negócios desenvolvidos na Arthur Andersen, onde trabalhou com as divisões de Auditoria, Consultoria de Negócios e Risco de Negócios e fez parte da equipe de instrutores mundiais da Arthur Andersen Business Consulting. Foi também o Country Manager for Brazil no New Zealand Trade Development Board e um dos diretores fundadores da Protiviti Brazil, além de mentor e responsável pela fusão com a ICTS. Grande experiência em gestão geral, relatórios corporativos, governança, compliance, análise e análise de riscos, análise de fraudes, auditoria interna, planejamento de sistemas e informações, definição de estratégia, gerenciamento de terceiros, análise e definição de políticas, procedimentos e workflow, entre outros, identificando oportunidades comerciais e de negócios, gerenciando compromissos de projeto em um ambiente dinâmico de ritmo acelerado. Gerenciou projetos na América Latina e atuou como instrutor e palestrante em cursos e seminários em todo o Brasil, Estados Unidos, Europa e Nova Zelândia. Mestre em Administração de Empresas (FGV) e doutor em Administração de Empresas, Contabilidade, Teologia e MBA em Controladoria. Especialidades: Administração de Empresas, Risco de governança e conformidade, Gerenciamento de riscos, Auditoria interna, Controles internos, Gerenciamento de Projetos, Definição de Estratégia e Planejamento, Projeto e Implantação de Processos de Negócio.

Massamitsu Iko – Responsável por fornecer liderança estratégica na implantação do programa Global Ethics & Compliance da Bunge em toda a região da América do Sul, incluindo a responsabilidade pelos programas e controles antifraude da Bunge; investigações e remediação; treinamento e conscientização; FCPA; conformidade com políticas e procedimentos e gerenciamento de hotline. Trabalha independentemente sob direção geral com ampla latitude para iniciativa e julgamento independente. Mantém os padrões éticos organizacionais e profissionais. 14 anos de experiência no departamento de auditoria de uma empresa multinacional. Durante 7 anos foi responsável pela área de auditoria interna das operações brasileiras, coordenando auditorias de projetos em diversas áreas como vendas, suprimentos, investimentos de capital, despesas gerais, gestão de riscos e derivativos, entre outros; Ampla experiência em gestão e supervisão nas áreas de auditoria, controladoria, administração de vendas, distribuição / logística e vendas; Experiência internacional, tendo participado de auditorias em Cingapura, Índia, Suíça, Estados Unidos, China e Argentina, e coordenado equipes de auditores no exterior trabalhando no Brasil; Participante no grupo global desenvolvendo e implementando um sistema integrado de auditoria; Coordenação e planejamento de trabalhos relacionados à Sarbanes-Oxley (SOX); auditorias na área de Tecnologia da Informação, utilizando metodologia COBIT; auditorias de projetos de investimento, liderança de equipes de co-sourcing; Implementação de novo planejamento de auditoria e metodologia de execução; Implementação de ferramentas de análise de dados em projetos de auditoria; Participação no formato de relatório e projeto de revisão de ratings; Implementação da Metodologia de Auditoria Baseada em Risco. Com um ano de experiência em controles operacionais, a área é responsável pelas atividades administrativas realizadas nos sites das empresas, tais como: faturamento, contabilidade, compliance fiscal e gestão de estoques, entre outras. Experiência em liderar equipes, supervisão de equipes de mais de 300 funcionários.

Marcos Augusto Assi Pereira – CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Pericia pela FECAP, Certificação Internacional pelo ISACA – CRISC – Certified in Risk and Information Systems Control e Certificação pela Exin – ISFS – Information Security Foundation. Professor e Coordenador do curso de MBA da ESP Instituto de Especialização do Amazonas, da FECAP, da Saint Paul, do Centro Paula Sousa – FATEC, da SUSTENTARE Escola de Negócios de Joinville-SC, da FIA (Labfin), da UNIMAR – Universidade de Marilia – SP, entre outras. Instrutor de Controles Internos da CNF Brasilia – Confederação Nacional da Instituições Financeira. Instrutor de Controles Internos, Compliance, Auditoria da ABBC – Educação Corporativa. Instrutor do ICA (International Compliance Association), para Compliance de Prevenção a Lavagem de Dinheiro. Autor dos livros: “Controles Internos e Cultura Organizacional – Como consolidar a confiança na gestão do negócio” – Saint Paul Editora – 2ª Edição – 2014 – “Gestão de Riscos com Controles Internos – Ferramentas, certificações e métodos para garantir a eficiência dos negócios” – Saint Paul Editora – 2012 – “Gestão de Compliance e seus desafios – Como implementar controles internos, superar dificuldades e manter a eficiência dos negócios”, – Saint Paul Editora – 2013 – “Governança, Riscos e Compliance – Mudando a conduta dos negócios” – Saint Paul Editora – 2017 – Compliance como Implementar – Trevisan Editora – 2018, “Controles internos e contábeis na gestão de tesouraria – O controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos e rotinas” – NEA – Novas Edições Acadêmicas – 2015. Academic Advocate do ISACA, associado da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade e do IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil. Membro da Comissão de Riscos Corporativos do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Sandra Cabral – Advogada, Pós-graduada em Gestão Empresarial, Mestre em Semiótica: Tecnologia da Informação, Consultora de Impostos Indiretos há mais de 30 anos, Coordenadora da escola fiscal da UNISESCON, Professora de pós-graduação e MBA, Palestrante e Coautora de diversas obras técnicas, dentre eles “Guia de Tributos Indiretos – ICMS/IPI/ISS” e “Guia Prático de Substituição e Antecipação Tributária”

Santiago Schunck – Especialista em Processo Penal | INSTITUTO DE DIREITO PENAL ECONÔMICO E EUROPEU DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Assessor Jurídico na Procuradoria Regional da República da 3a Região. Sólida formação técnico-jurídica. Experiência na coordenação de pessoas e gerenciamento de processos. Atualmente: Advogado Criminal, atuando no âmbito preventivo e contencioso.

Sandro Bittencourt – Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas. Auditor Independente CNAI 4.971. Perito Contábil CNPC 2.828. Professor em Cursos de Graduação e Pós Graduação. Sócio Fundador da Vision Auditoria S/S

Jefferson D’ddario – CEO do grupo DARYUS com foco em Consultoria e Consultoria (Risco, Segurança da Informação / Segurança Cibernética, Negócios e Continuidade de TI), Educação (gestão básica e TI para avançado – Post e MBAs os mesmos temas) Software (Segurança e Gerenciamento de Continuidade) e Tecnologia (Outsourcing, BPO e Segurança Cibernética). Profissional de Segurança Experiente e Auditor Líder Certificado ISO 27001. Continuidade de Negócios Experiente Profissional e Certificado DRII como CBCP, e o BCI como MBCI. Profissional de Gerenciamento de Risco Experiente e Certificado pela ISACA como CRISC

Gutenberg Silveira – Doutor em Administração (USP), Mestre e MBA em Administração (Mackenzie), Graduado em Análise de Sistemas (FASP), Professor dos MBA´s: FGV, FIA-USP, FATEC, FECAP, FIT e IPOG. Certificado pelo PMI® (Project Management Institute) como PMP® – Project Management Professional e Certificado pelo ITIL®. Membro do Grupo de Estudos em Maturidade em Gerência de Projetos – PMI®. Autor de livros e artigos acadêmicos nacionais e internacionais. Com +30 anos de experiência na academia e mais de 43 anos de atuação no mundo corporativo em grandes corporações nacionais e internacionais.

Adilson Souza – PhD (Doctor of Philosophy in Business Administration) pela Flórida Christian University – Orlando, Flórida – EUA com foco em Liderança; Mestrado em Psicologia; Pós-graduado em: Educação, Administração de Empresas e Administração de RH; Graduado em Ciências Econômicas. Experiência de 21 anos como docente nos cursos de Pós-graduação da ESP, ESPM, FGV e Florida Christian University – Orlando/FL/EUA. Mentor e coach de empresários e executivos. Experiência de 31 anos em Desenvolvimento do Fator Humano em organizações de pequeno, médio e grande porte, tanto nacionais quanto multinacionais. Sócio fundador da EstAção RH Consultoria Empresarial e autor do livro Liderança e Espiritualidade: Humanizando as relações profissionais.

Roberta Volpato – Fundadora e CEO do STUDIO ESTRATÉGIA; Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Direito Empresarial com ênfase em Recuperação Judicial, Falência e Administração de Crises pela FGV/Rio;
Membro do Instituto Brasileiro de Administração Judicial (IBAJUD); Administradora Judicial de Falências e Recuperações Judiciais pela Turnaround Management Brasil;
Anti-Corruption Compliance Certified Expert (CPC-A®), membro da Legal, Ethics and Compliance (LEC); Auditora Líder das normas ISO 19600:2014 e ISO 37001:2016 (Sistemas Integrados de Gestão de Compliance e Antissuborno); Autora na Coluna “Questões de Direito” do Centro de Informação Metal Mecânica (Portal CIMM) e da Revista Manufatura em Foco.

André Stein – Doutor em Educação com a Tese "A Educação Corporativa e suas Contribuições para o Desenvolvimento Humano", defendida em 28/02/2011, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Especialista em Marketing pela ESPM-RS e Economia Empresarial pela UFRGS. Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua como Professor de Educação Superior, Pesquisador nas áreas de Gestão e Qualidade da Educação Superior. Possui experiência em gestão de Ensino Superior e Educação Básica, tendo atuado como Diretor nas faculdades e nos colégios da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) no Rio de Janeiro- RJ e Itaboraí- RJ. Exerceu a atividade de Diretor da Faculdade SENAC de Administração em Porto Alegre – RS. Foi professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" do Centro Universitário La Salle – Canoas – RS, tendo ministrado a disciplina "Perspectivas e Estratégias para a Educação Superior no Brasil". Na graduação as disciplinas de Fundamentos de Gestão, Gestão de Pessoas, Tópicos Especiais de Varejo, Pesquisa Mercadológica, Sistemas de Informações Gerenciais, Comunicação Empresarial, Sistemas Financeiros e Práticas Cambiais, Gestão de Projetos, entre outras. Como professor convidado em cursos de MBA ministra as seguintes disciplinas: Gestão Integrada da Comunicação, Governança Corporativa, Marketing e Pensamento Estratégico. É Consultor Empresarial nas áreas de Gestão Estratégica, Economia e Educação, Sócio proprietário da Word Economia & Negócios desde 1999. Desde Julho de 2018 atua como Avaliador do INEP-MEC no Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação. Em 2018, atuou também no projeto GEM-MEC, cujo objetivo foi formar Dirigentes e Técnicos Municipais de Educação de todo Brasil para que se tornem gestores e administradores hábeis de secretarias educacionais com capacidade de implementarem políticas educacionais modernas e inovadoras, trazidas pelo Ministério da Educação. Além de auxiliar a União no equilíbrio das contas públicas e na execução de programas estratégicos de desenvolvimento.
*Corpo docente sujeito a alterações.

Receba o Projeto e Proposta do Curso