contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
MBA em

Gestão de Resíduos Sólidos e ISO 14001

Pós-Graduação com Metodologia Nacional | Gestão de Resíduos Sólidos e ISO 14001
  • CARGA HORÁRIA TOTAL: 432horas/aula
Conteúdo
Coordenação
Sobre o Curso

1. Introdução à Gestão Ambiental e ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos
2. Legislação Ambiental Aplicada
3. Gerenciamento e Controle de Resíduos Sólidos
4. Responsabilidade Socioambiental
5. Reciclagem de Resíduos Sólidos e Remediação Ambiental
6. Classificação dos Efluentes e Líquidos Industriais
7. Substâncias químicas e seus impactos
8. Elaboração, Implantação E Execução De Planos De Gerenciamento De Resíduos
9. Gestão De Resíduos Sólidos Urbanos E Industriais
10. Tratamento E Destinação Resíduos Sólidos
11. Sustentabilidade E Responsabilidade Socioambiental
12. Análise de Riscos Ambientais
13. Instrumentos Públicos E Econômicos De Gestão De Resíduos Sólidos
14. Identificação, Classificação E Caracterização De Resíduos Sólidos
15. Gestão de Carreira
16. Metodologia do Trabalho Científico
17. Orientação TCC
18. Defesa do TCC

Instituto ESP Amazonas (Coordenação Acadêmica)
Marcello Guimarães Couto (Coordenação Técnica)
Gerente da Divisão de Gestão Sustentável da HGB Consultoria e Gestão Ltda. / Auditor externo da CGCRE do INMETRO para Acreditação de Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental, de Produtos e de Segurança no trabalho / Contract Assessor (Auditor Externo) de Acreditação do JAS-ANZ (Joint Accreditation System of Australia and New Zealand) / Auditor Externo de acreditação do ANAB – ANSI-ASQ National Accreditation Board – USA. / 20 anos de experiência em Sistemas de Gestão (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, NBR 16001, ISO 45001, ISO 31000), atuando como consultor, auditor e instrutor em Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, Avaliação de Riscos e Responsabilidade Social, bem como em Sistemas Integrados de Gestão. / Membro de Comissões de Estudo do Subcomitê de Sistemas de Gestão Ambiental (ABNT/CB-38/SC-001); / Instrutor qualificado do Lead Assessor ISO 14001 da STAT-A-MATRIX/HGB (curso reconhecido pelo RAC/INMETRO) e do Lead Assessor OHSAS 18001 da HGB (curso reconhecido pelo RAC/INMETRO); / Professor em diversos cursos de Pós-Graduação e MBA de diferentes disciplinas ligadas a Auditoria ou a Interpretação ou a legislação referente a normas de sistemas de gestão tais como auditoria, avaliação de riscos, qualidade, ambiental, segurança e saúde e responsabilidade social. / Professor palestrante convidado para o Mestrado Profissional de Engenharia Ambiental (UFRJ) / Experiência em auditorias internacionais (China, Holanda, França, Itália, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, etc.) / Diretor de Ensino da ABPAC (Associação Brasileira de Profissionais de Avaliação da Conformidade). Graduando em Administração pela UNESA. B.Sc. em Direito pela UFF. Pós-Graduado em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ. Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF.

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO)
Na sociedade moderna, um número cada vez maior de pessoas está morando nas áreas urbanas e produzindo quantidades expressivas de resíduos sólidos (chamados popularmente de lixo). Essa produção individual reunida pelas municipalidades gera uma série de problemas, desde a coleta, passando pelo transporte e o destino final.
Devido a esse problema, que acaba afetando as cidades, o governo federal estabeleceu uma legislação bastante severa para a questão dos resíduos sólidos (a Lei no. 12.305/2010), que precisa ser colocada em prática, gerando a necessidade de novos profissionais, de diferentes áreas, para a busca de soluções adequadas

OBJETIVOS DO CURSO (QUAL A PRETENÇÃO?)
O gerenciamento de resíduos visa abordar o controle sistemático da geração, redução, segregação, armazenamentos e coleta de resíduos atendendo a legislação aplicável, normas técnicas, exigências de órgãos ambientais e boas práticas empresariais por meio das melhores ferramentas de gestão.

PÚBLICO-ALVO (A QUEM SE DESTINA O CURSO?)
Graduados na área ambiental e demais profissionais de nível superior interessados em atuar com Gestão de Resíduos Sólidos, áreas de perícia, planejamento, gestão da preservação e desenvolvimento de soluções ambientais.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL (ONDE O PROFISSIONAL PODE ATUAR? COMO?)
Áreas voltadas para sustentabilidade, gestão ambiental, perícia, planejamento de preservação e soluções ambientais

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DO CURSO (O QUE TORNA ESTE CURSO DIFERENTE DOS DEMAIS?)
Corpo docente com ampla experiência na área e grade curricular voltada para as reais necessidades da área.

Receba o Projeto e Proposta do Curso