contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
Pós-Graduação em

Farmácia Oncológica & Hospitalar

Pós-Graduação com Metodologia Nacional | Farmácia Oncológica & Hospitalar
  • 20% de descontos para profissionais do CRF-AM.
Conteúdo
Corpo Docente
Coordenação
Sobre o Curso

DISCIPLINAS:

  1. Organização Farmacêutico-Hospitalar: Implantação, Estruturação e Logística de Farmácias Hospitalares e de Clínicas Oncológicas;
  2. Sistemas de Distribuição, Padronização e Dispensação de Medicamentos e Produtos para a Saúde;
  3. Ferramentas da Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica Oncológica e Hospitalar;
  4. Fisiopatologia do Câncer e biologia molecular das doenças neoplásicas;
  5. Farmacocinética Clínica Aplicada a Farmácia Oncológica e Hospitalar;
  6. Seguimento Farmacoterapêutico de Pacientes Oncológicos;
  7. Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia no Âmbito da Oncologia e Hospitais Gerais e
    especializados;
  8. Farmacoterapia Oncológica;
  9. Segurança do Paciente focado nas Reações adversas, Interações Medicamentosas e Erros de
    Medicação;
  10. Farmacoterapia Aplicada as doenças prevalentes na Farmácia Hospitalar I;
  11. Farmacoterapia Aplicada as doenças prevalentes na Farmácia Hospitalar II;
  12. Central de Preparo de Medicamentos Parenterais;
  13. Manipulação de Medicamentos Oncológicos I;
  14. Manipulação de Medicamentos Oncológicos II;
  15. Terapia Nutricional Parenteral e Enteral;
  16. Terapia Baseada em Medicamentos Biológicos e Biossimilares;
  17. Controle de Infecções na Oncologia e Unidades Hospitalares;
  18. Implantação de Gestão da Qualidade na Saúde;
  19. Gestão de Carreira e Marketing Pessoal;
  20. Metodologia do Trabalho Científico.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 480 horas/aula


Ênio Padilha

Engenheiro Eletricista (UFSC, 1986), Especialista em Marketing Empresarial (Unerj – 1995) e Mestre em Administração (UNIVALI, 2007). Diretor da 893 Produções. Autor de nove livros, com mais de 44 mil exemplares vendidos em todo o país. Apresenta cursos e palestras para profissionais e estudantes de Engenharia e Arquitetura em todo o Brasil. Seus cursos e palestras já tiveram a participação de mais de 20.000 profissionais e mais de 170 cidades de todos os estados brasileiros.



Messias Reis

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Paulista – UNIP; MBA em Governança nas Tecnologias da Informação Pelo Instituto de Pós-graduação – IPOG; Mestrando em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goi-as – UFG;MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Certificado em Project Management Professional – PMP pelo Project anagement Institute – PMI e certificado MCTS (MS Project 2013) pela Microsoft.



Fladhimyr Câmara Castelo

Venho trabalhando na área de tecnologia da informação nos últimos 15 anos, dos quais 10 anos atuando como gerente de projetos, programas e portfólio. Gerenciei projetos para os seguimentos: comercial, marketing, construção civil, financeira, cooperativa, varejo . Ajudei a implementar processos e metodologias de desenvolvimento de software e gerência de projetos em várias empresas, sempre focado na combinação resultado para o cliente e resultado para a empresa.



Ismar Panigas

Graduado em Engenharia Civil pela UFRGS (1993), com especialização em Gestão da Qualidade na Construção Civil pela PUC/RS (1996), mestrado em Administração pelo PPGA/UFRGS (1999) e especialização em Produção Limpa e Ecobusiness pelo PPGA/UFRGS e Centro Nacional de Tecnologias Limpas CNTL (2001). Foi professor titular de graduação da UNICRUZ (1997 a 2009) e da ULBRA (2002 a 2004) e professor de pós-graduação na UNICRUZ, ULBRA, URI, FEMA, IPOG e SENAC.



Marcello Couto

Gerente da Divisão de Gestão Sustentável da HGB Consultoria e Gestão Ltda. / Contract Assessor. Auditor Externo de Acreditação. JASANZ (Joint Accreditation System of Australia and New Zealand) / Auditor externo da CRCRE do INMETRO para Acreditação de Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental, de Produtos e de Segurança no trabalho. / 16 anos de experiência em Sistemas de Gestão (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, NBR 16001).



Marcos Antônio de Aquino Rodrigues

Graduado em Engenharia Civil Faculdades Kennedy 1996). MBA em Gestão Empresarial UNESC (2008). Certificação PMP Project Management Professional PMI (2008). Mestrado em Administração de Empresas UMA (2016). Docente em MBA Gestão de Projetos (Desde 2009). Atualmente Diretor Técnico Comercial da Guanhães Energia S/A. Mauro Faccioni Filho – Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (1985).



Farlley Derze

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UnB (2010-2014), especialista em História da Arte (FADM / DF, 2006-2008), Mestrado em Educação Musical (UnB / DF, 2004-2006), Especialista em Música Brasileira (UnB, 2002-2003), Graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística (UNIRIO / RJ, 1986-1992). Entre 2004 e 2008, foi professor do Instituto Superior de Brasília (IESB) e Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM).



Renato Borges

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas, certificação PMP (Project Management Professional), SMC (Scrum Master Certified), CBPP (Certified Business Process Professsional), MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos – Gama Filho, MBA em Gestão Pública – Dom Bosco. Palestrante, facilitador e professor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Análise de Negócios. Gerente de Negócios na empresa Processamento de Dados do Amazonas (PRODAM).



Ricardo Andrade

Professor Engenheiro RICARDO ANDRADE F. FARIA, MSc., Técnico. – Técnico em Mecânica Industrial pela ETFG – Escola Técnica Federal de Goiás (1999), graduado em Engenharia Civil pela UFG – Universidade Federal de Goiás (2004), mestre em Engenharia Civil pela UFG – Universidade Federal de Goiás (2007) com ênfase ao estudo das propriedades mecânicas e da durabilidade de concretos com escoria de aciaria elétrica (EAF) como agregado graúdo.



Eldair Melo

Mestre em Economia pelo CAEN (Pós-Graduação em Economia) da UFC (Universidade Federal do Ceará), Especialista em Controladoria (Unifor) e Gerência Contábil, Especialista em Administração Financeira (Cetrede) e Graduado em Economia e Analista Comportamental (IBC – Instituto Brasileiro de Coaching). É professor do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) onde ministra as disciplina de Engenharia Econômica e Análise de Investimentos e Gestão de Custos Logísticos no curso de graduação de Engenharia da Produção.



Lucas Amorim

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UnB (2010-2014), especialista em História da Arte (FADM / DF, 2006-2008), Mestrado em Educação Musical (UnB / DF, 2004-2006), Especialista em Música Brasileira (UnB, 2002-2003), Graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística (UNIRIO / RJ, 1986-1992). Entre 2004 e 2008, foi professor do Instituto Superior de Brasília (IESB) e Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM).



Iuri Jadovski

Graduação: Engenheiro civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1992; Pós-Graduação: Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. Engenheiro Civil da Caixa Econômica Federal. Experiência Profissional: execução de obras comerciais e industriais, atuando pelas empresas Camargo Correa e BSF; projeto de estruturas de concreto armado (PROJETAK) e gerente de fábrica de pré-moldados (PRÉ-CONCRETOS).


Vandré Mateus Lima

Farmacêutico há 18 anos pela Universidade Camilo Castelo Branco – SP. Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Atenção Farmacêutica pela Faculdade de Medicina do ABC; Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH; Oficial Farmacêutico da Ativa da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Professor do Curso de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Medicina do ABC (SP) nas disciplinas de Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar, Deontologia e Legislação Farmacêutica, e Administração e Economia Farmacêutica.



Marcelo Polacow Bisson

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP(1988), mestrado em Farmacologia e Terapêutica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP (1991) e Doutorado em Farmacologia e Terapêutica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP (1996).

APRESENTAÇÃO:

A farmácia hospitalar e a farmácia das clínicas oncológicas são órgãos de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, onde se desenvolvem atividades ligadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares. Discussões do Grupo de Trabalho no Ministério da Saúde criado pela Portaria Nº 2.139, de 27 de julho de 2010, que tiveram como finalidade elaborar diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de Farmácias Hospitalares no âmbito de Hospitais, Clínicas e estabelecimentos congêneres. Considerando a necessidade de criar mecanismos que contribuam para a melhoria contínua da qualidade da assistência à saúde prestada aos pacientes. Considerando a importância da promoção de medidas que garantam o uso racional de medicamentos e demais produtos para a saúde. Considerando a importância de estabelecer diretrizes que garantam melhorias na gestão, de modo que as instituições operem com maior eficiência e qualidade. Considerando as Resoluções CFF 492/08 e 568/12, que regulamentam o exercício profissional em Farmácias Hospitalares. Considerando a Portaria Nº 4.283/10, que aprova as diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de Farmácia no âmbito dos hospitais. Considerando a Lei Federal 13.021/14, que normatiza os funcionamentos das Farmácias Hospitalares e de Clínicas Oncológicas. Em Maio de 2016 foi aprovada pelo plenário do CFF resolução que obriga aqueles que desejam atuar na área de oncologia a ter pós graduação na área. O Instituto ESP oferece o curso de Farmácia Oncológica & Hospitalar para que capacite o profissional farmacêutico a exercer plenamente seu âmbito Profissional e ter uma visão focada nas atividades hospitalares. Este curso dispõe de corpo docente altamente capacitado e qualificado, bem como infraestrutura adequada para que os alunos possam aproveitar ao máximo todas aulas e atividades que serão oferecidas.

 OBJETIVOS:

– Fornecer ao profissional farmacêutico conhecimentos e habilidades, para o fortalecimento e aprimoramento das ações da assistência farmacêutica no âmbito hospitalar e de clínicas oncológicas, tendo como eixos estruturantes, a segurança e a promoção do uso racional dos medicamentos e de outras tecnologias em saúde.

– Oferecer mecanismos para que o farmacêutico seja capaz de elaborar projetos estruturados com protocolos adequados, e estabeleça diretrizes que garantam melhorias na gestão, de modo que as instituições de saúde operem com maior eficiência e qualidade.

– Formar farmacêuticos oncológicos e hospitalares capacitados à exercerem atividades de gestão e farmácia clínica;

– Formar farmacêuticos críticos para que sejam diferenciados, favorecendo seu crescimento profissional.

PÚBLICO-ALVO:

Este curso é dirigido a profissional farmacêutico atuante ou que esteja interessado no mercado farmacêutico hospitalar e de clínicas de oncologia, e/ou queira ser responsável técnico por farmácia privativa de hospital, clínica oncológica e/ou outros serviços farmacêutico compatível.

Receba o Projeto e Proposta do Curso