contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
O mercado de Estética resiste a crise econômica e tem um faturamento de R$ 168,07 bilhões ao ano no Brasil

Manter uma boa relação com o espelho tem motivado os brasileiros a procurarem recursos estéticos. Esse desejo tem movimentado o mercado de Saúde Estética que se mostra cada vez mais crescente. As empresas de procedimentos estéticos no Brasil têm um faturamento de R$ 168,07 bilhões ao ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Em Manaus não é diferente, cada vez mais as pessoas estão à procura de se sentirem bem com a aparência. O que fez o mercado triplicar nos últimos anos, para quem trabalha na área essa é uma boa oportunidade de crescer e ganhar espaço na cidade. Para o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) existe um grande potencial na área de estética para pequenos e médios empreendedores, com a abertura de centros e clínicas especializadas.

Mercado em alta

Mesmo com a freada no consumo e com a economia ainda patinando, o mercado de produtos e serviços de saúde e bem-estar movimenta bilhões por ano. O segmento projeta um aumento de 8% em 2018, de acordo com a ABIHPEC.
Segundo a presidente do Sindicato Patronal Ligado à Federação do Comércio, Antônia Moura, a expectativa é de crescimento para o setor.

“O mercado teve um aumento enorme em abertura de espaços de beleza, porém muitos antigos salões estão fechando suas portas. Na área de serviços o mercado teve queda de 20%. A esperança é de que melhorem, pois hoje temos um aumento significativo nas clínicas de estética”.

A indústria da beleza foi um dos únicos mercados que resistiu à crise econômica nos últimos anos, e cada vez mais procurado pelos brasileiros em busca de cuidados com a aparência e bem-estar. A estética é uma grande oportunidade de investimento para profissionais que têm o sonho de abrir um negócio próprio.

Empreendedorismo

A primeira Biomédica Esteta do Amazonas, Aline Vizioli, natural de São Paulo, decidiu criar uma clínica de estética em Manaus para atender a demanda dos seus clientes. Segundo a biomédica, a vontade de empreender surgiu da necessidade de expandir o negócio “eu trabalhava em clínicas e depois montei um espaço em salão de beleza, lá eu fazia os procedimentos, mas eu precisava crescer, precisava expandir. Percebi isso quando minhas clientes queriam fazer uma aplicação injetável e também fazer uma massagem, por exemplo. E eu trabalhando em um espaço pequeno e sem uma equipe não dava, foi aí que eu vi que eu precisava empreender”.

A primeira Biomédica Esteta do Amazonas, Aline Vizioli, conta como é o mercado de estética em Manaus. Foto: Emily Maduro
A primeira Biomédica Esteta do Amazonas, Aline Vizioli, conta como é o mercado de estética em Manaus. Foto: Emily Maduro

Hoje, a empreendedora revela que não imaginava que sua vida iria mudar tanto em 4 anos desde que fundou a clínica “A partir do momento que eu cheguei em Manaus e comecei a trabalhar para clínicas de procedimentos estéticos, eu comecei a fazer o meu nome, ser conhecida pelo meu trabalho e quando veio a necessidade de crescer e expandir, eu quis investir no meu próprio negócio. Apesar de ser trabalhoso e cansativo é bem mais gratificante ter seu próprio empreendimento, o lucro que eu tenho hoje nem se compara com o que eu ganhava antes trabalhando para outras pessoas”.

Para quem começou a carreira na estética como manicure, Aline Vizioli se mostra cada vez mais motivada a ganhar espaço no mercado da beleza “Hoje eu tenho a clínica com três biomédicos trabalhando comigo, com um espaço maior e uma boa clientela, mas a vontade de crescer ainda é grande. Daqui a 5 anos eu pretendo estar mais especializada, com mais pessoas trabalhando na clínica e claro em um espaço maior e com mais procedimentos para atender meus clientes”.

Os biomédicos estetas são os profissionais mais qualificados para a realização dos procedimentos estéticos, pois eles têm uma grade curricular mais abrangente na estética do que os outros profissionais que podem trabalhar na área.

A procura por procedimentos estéticos são mais procurados do que por cirurgias plásticas. Foto: Emily Maduro
A procura por procedimentos estéticos são mais procurados do que por cirurgias plásticas. Foto: Emily Maduro

Segundo Antônia Moura, a procura de procedimentos estéticos aumentou, por que o número de cirurgias plásticas diminuiu. É mais barato investir em cuidados estéticos do que em cirurgias. As vantagens vão desde o preço até recuperação.

Para quem deseja empreender é necessário conhecer o mercado, fazer análises da atividade econômica que deseja exercer e estudar. Se qualificar e estar sempre atento às mudanças da área é o que faz o empreendedor crescer com sua empresa. Para Aline Vizioli empreender é bem mais do que gerenciar uma organização “atualmente eu faço faculdade de nutrição para atender às necessidades dos meus clientes e estudo MBA em Gestão Empresarial: Formação para CEO no ESP Amazonas para expandir minha clínica conforme o mercado”.


Redação: Emily Maduro
Edição: Rodrigo Guirado

1 Comentario

Deixar um comentario