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Curso Intensivo

Docência do Ensino Superior

Cursos Intensivos e Extensões Universitárias | Docência do Ensino Superior
Conteúdo
Sobre o Curso
Professor
  1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
    Este curso será divido em três módulos, sendo eles:

    Módulo I: Pressupostos para a Formação de Professores preparados para o Século XXI

    Módulo II: Estratégicas de Ensino-Aprendizagem com ênfase nas personalidades

    Módulo III: A Carreira Docente

APRESENTAÇÃO

Para se obter um salto qualitativo na educação, é preciso buscar não só o desenvolvimento e enriquecimento de competências, mas principalmente uma mudança significativa na formação e identidade profissional dos que se dedicam ao oficio de professor.

O século XXI, aponta uma visão educacional que apresenta grandes mudanças na educação no mundo globalizado, fornecendo indicadores de que o ofício de professor requer muitos conhecimentos, uma grande quantidade de ideias, de habilidade nos procedimentos, nas estratégias de ensinar, de lidar com os alunos e excelentes atitudes, valores, hábitos e condições pessoais para o ensino.

O processo de aprendizagem verdadeiro se dá na formação de um ser integral, que saber, saber fazer e sabe ser um profissional diferenciado. Uma concepção contemporânea da tarefa do professor requer não apenas ampliar certas formulas pré-estabelecidas, como também um exercício profissional competente que inclui autonomia, capacidade de decisão e criatividade.

A formação profissional do professor implica em entender a aprendizagem como um processo contínuo e requer uma análise cuidadosa desse aprender em suas etapas, evolução e concretizações, para redimensionar conceitos alicerçados na busca da compreensão de novas ideias e valores.

A educação de professores, seu desempenho e o trato do conhecimento é de fundamental importância ao delineamento de novos rumos na prática andragógica. O estudo do professor no seu cotidiano como ser histórico e socialmente contextualizado, compreendendo sua personalidade e de seus alunos, pode auxiliar na definição de uma nova ordem andragógica e na intervenção da realidade no que se refere à sua prática e à sua formação. Quanto maior e mais rica for sua história de vida e profissional, maiores serão as possibilidades do desempenho de uma prática educacional significativa.

Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas é ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesmo, dos outros e da sociedade. É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher, entre muitos caminhos, aquele que for compatível com os seus valores, sua visão de mundo e com circunstancias adversas que cada um irá encontrar.

OBJETIVOS DO CURSO
Este curso tem como objetivo desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e andragógicas para o delineamento e promoção da carreira de professor do ensino superior a partir da reflexão sobre o docente do século 21, através do estudo das personalidades, promovendo Inteligência Emocional e práticas andragógicas, através da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior. Ao final do curso, o aluno terá desenvolvido um plano de trabalho docente completo voltado para sua área de interesse ou formação.

PÚBLICO-ALVO
Professores, líderes, treinadores, facilitadores, Diretores de Escolas e Universidades, Coordenadores de Curso e profissionais que desejam ingressar na carreira docente.

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DO CURSO
O curso apresenta uma proposta inovadora, que trabalha as várias dimensões do processo de tornar-se professor: a cognitiva (os saberes específicos de sua área de atuação), a andragógicas (didática adequada ao ensino superior), a reflexiva (a capacidade de pesquisar sobre sua própria prática apoiada por referenciais teóricos), e a política (formação da identidade profissional docente).

METODOLOGIA
Trabalhamos dentro de uma abordagem andragógica “APRENDER FAZENDO”, acreditando que seres Humanos adultos procuram aprender conceitos, princípios, atitudes, habilidades e comportamentos para aplicação imediata na melhoria de seu desempenho.

Através de Exercícios Vivenciais, Dinâmicas de Grupo, Exposição, Painéis circulares e Discussão orientada, buscaram reflexões e processamentos, trabalhando o grupo, facilitando a reflexão e o alcance dos resultados esperados.


Dra. Lúcia Kratz (Coach Sênior)

Coach Sênior formada pelo ICI. Doutora em Psicologia, administradora, Mestre em Administração, Especialista MBA em Gestão de Negócios, em Consultoria e Coordenação de Grupos pela, em Psicanálise e Inteligência Multifocal e em Docência Universitária.

Diretora Administrativa/Educacional da Equipe Consultoria, Consultora Organizacional nas áreas educacionais, Coaching, gestão de pessoas, psicodinâmica do trabalho e de grupos. Atuo como professora Universitária e de Pós-graduação há mais de 18 anos. Ex Professora Regular do Mestrado em Administração.

Palestrante e Membro da Academia Brasileira de Palestrante. Publiquei ou participei dos seguintes livros: O Trabalho dos Designers de Moda; Desafios na Gestão da Inteligência Emocional na Prática Docente; Docência Universitária: Múltiplos olhares na compreensão deste universo; Conversas sobre a Inteligência Multifocal na prática Educativa; Educação Afeitivo-Emocional: estudos de Casos de Práticas Docentes; Casos de Sucesso – Integra. Manual de Eventos Acadêmicos: estratégias de ensinagem; Fora artigos diversos na área de gestão de pessoas e docência universitária. A última publicação é o Líder 3.0.

Atuo também como facilitadora de cursos e treinamentos, na área de formação de professores, planejamento estratégico, gestão administrativa, atendimento, liderança, equipe, motivação, autoconhecimento, oratória, comportamento organizacional, entre outros, inclusive com a utilização de treinamento “in company” e com a utilização de esportes radicais.

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