contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513

Comércio Exterior – Sobram vagas no estado do Amazonas. Muitas vagas de trabalho para poucos profissionais qualificados

Comércio Exterior – Sobram vagas no estado do Amazonas. Muitas vagas de trabalho para poucos profissionais qualificados

O Comércio Exterior é uma das práticas que mais possibilita a visibilidade dos países e suas mercadorias, por meio da compra e venda de bens e serviços entre governos de países diversos e organizações privadas. Além disso, todo o processo que envolve essas transações também faz parte dos estudos dessa atividade que existe há séculos e vem aumentando com a evolução dos meios de transporte, a globalização e as novas tecnologias.

A Região Norte tem se destacado em meio à crise econômica que o país enfrenta. Em 2017, todos os principais ramos e segmentos da economia nortista geraram riqueza para o Brasil. O Polo Industrial de Manaus (PIM) é que mais contribuiu para esse avanço, com mercadorias que são produzidas e exportadas, no entanto, a área de Comércio Exterior é uma das mais carentes em profissionais especializados.

O Advogado Marcos Costa revela que a Região Norte é um ponto estratégico de Crescimento Econômico.
O Advogado Marcos Costa revela que a Região Norte é um ponto estratégico de Crescimento Econômico.

Visando a possibilidade de gerar mais empregos para os profissionais que trabalham com importação e exportação em Manaus, o ESP Amazonas trouxe o primeiro MBA em Comércio Exterior e Legislação Aduaneira. O objetivo é preparar o profissional para o mercado e deixá-lo apto a conhecer e entender as mudanças dessa área.

Porto de Manaus (créditos: Elle)
Porto de Manaus (créditos: Elle)

Região Norte: ponto estratégico de crescimento econômico

Com o Norte mostrando expansão muito mais acelerada por conta de importantes investimentos locais já feitos e maior espaço comercial para recuperação econômica. A região teve um crescimento de 8 vezes maior que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo dados coletados, pela Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que serve como um indicador que tenta prever o comportamento do PIB nacional antes do resultado final ser divulgado. As informações são referentes ao ano de 2017, no entanto, foram divulgadas no primeiro semestre deste ano.

A Região Norte possui a mais bem-sucedida estratégia de desenvolvimento econômico. Apenas o Polo Industrial de Manaus registrou faturamento de R$ 81 bilhões no ano passado, valor 9,41% maior que o registrado em 2016. A Zona Franca de Manaus (ZFM) traz para o estado, por meio de incentivos fiscais, empresas que estejam dispostas a investir e produzir mercadorias. Com isso a produção e a exportação aumentaram bastante e se faz necessário profissionais qualificados para atuarem no mercado aduaneiro e de exportação internacional.

créditos: Portal da Copa
Créditos: Portal da Copa

A contabilização da produção de mercadoria na ZFM é significativa na balança comercial do país. No entanto, a Região Norte é carente de profissionais especializados na área de Comércio Exterior e Legislação Aduaneira. Segundo Marcos Costa, Advogado especialista em Direito Tributário, o aprofundamento na área é essencial para se manter no mercado “A especialização dos profissionais que já trabalham na área ou que desejam trabalhar é primordial para estar sempre acompanhando às mudanças que a área apresenta, além de pontuar que a qualificação possibilita ampliar conhecimentos específicos da Região Norte. ”

A carreira em Comércio Exterior é promissora, por isso é necessário se especializar, isso vale para profissionais das mais diversas áreas para a gestão de empresas de logística portuária, prestadoras de serviços portuários, organizações que atuam no Comércio Exterior e em seus serviços auxiliares em temas e assuntos jurídicos aduaneiros com o foco no Comércio Exterior dessa região, segundo Marcos Costa, coordenador do MBA em Comércio Exterior e Legislação Aduaneira no ESP Amazonas.


Redação: Emily Maduro
Edição: Rodrigo Guirado

5 Comentarios
  1. Great items from you, man. I have take into account
    your stuff prior to and you are simply too
    wonderful. I actually like what you have bought
    right here, certainly like what you’re saying and the
    best way through which you are saying it. You’re making it entertaining and you still care for to keep it wise.
    I cant wait to read much more from you. This is really a wonderful site.

Deixar um comentario