contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513

Comércio Exterior – Sobram vagas no estado do Amazonas. Muitas vagas de trabalho para poucos profissionais qualificados

Comércio Exterior – Sobram vagas no estado do Amazonas. Muitas vagas de trabalho para poucos profissionais qualificados

O Comércio Exterior é uma das práticas que mais possibilita a visibilidade dos países e suas mercadorias, por meio da compra e venda de bens e serviços entre governos de países diversos e organizações privadas. Além disso, todo o processo que envolve essas transações também faz parte dos estudos dessa atividade que existe há séculos e vem aumentando com a evolução dos meios de transporte, a globalização e as novas tecnologias.

A Região Norte tem se destacado em meio à crise econômica que o país enfrenta. Em 2017, todos os principais ramos e segmentos da economia nortista geraram riqueza para o Brasil. O Polo Industrial de Manaus (PIM) é que mais contribuiu para esse avanço, com mercadorias que são produzidas e exportadas, no entanto, a área de Comércio Exterior é uma das mais carentes em profissionais especializados.

O Advogado Marcos Costa revela que a Região Norte é um ponto estratégico de Crescimento Econômico.
O Advogado Marcos Costa revela que a Região Norte é um ponto estratégico de Crescimento Econômico.

Visando a possibilidade de gerar mais empregos para os profissionais que trabalham com importação e exportação em Manaus, o ESP Amazonas trouxe o primeiro MBA em Comércio Exterior e Legislação Aduaneira. O objetivo é preparar o profissional para o mercado e deixá-lo apto a conhecer e entender as mudanças dessa área.

Porto de Manaus (créditos: Elle)
Porto de Manaus (créditos: Elle)

Região Norte: ponto estratégico de crescimento econômico

Com o Norte mostrando expansão muito mais acelerada por conta de importantes investimentos locais já feitos e maior espaço comercial para recuperação econômica. A região teve um crescimento de 8 vezes maior que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo dados coletados, pela Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que serve como um indicador que tenta prever o comportamento do PIB nacional antes do resultado final ser divulgado. As informações são referentes ao ano de 2017, no entanto, foram divulgadas no primeiro semestre deste ano.

A Região Norte possui a mais bem-sucedida estratégia de desenvolvimento econômico. Apenas o Polo Industrial de Manaus registrou faturamento de R$ 81 bilhões no ano passado, valor 9,41% maior que o registrado em 2016. A Zona Franca de Manaus (ZFM) traz para o estado, por meio de incentivos fiscais, empresas que estejam dispostas a investir e produzir mercadorias. Com isso a produção e a exportação aumentaram bastante e se faz necessário profissionais qualificados para atuarem no mercado aduaneiro e de exportação internacional.

créditos: Portal da Copa
Créditos: Portal da Copa

A contabilização da produção de mercadoria na ZFM é significativa na balança comercial do país. No entanto, a Região Norte é carente de profissionais especializados na área de Comércio Exterior e Legislação Aduaneira. Segundo Marcos Costa, Advogado especialista em Direito Tributário, o aprofundamento na área é essencial para se manter no mercado “A especialização dos profissionais que já trabalham na área ou que desejam trabalhar é primordial para estar sempre acompanhando às mudanças que a área apresenta, além de pontuar que a qualificação possibilita ampliar conhecimentos específicos da Região Norte. ”

A carreira em Comércio Exterior é promissora, por isso é necessário se especializar, isso vale para profissionais das mais diversas áreas para a gestão de empresas de logística portuária, prestadoras de serviços portuários, organizações que atuam no Comércio Exterior e em seus serviços auxiliares em temas e assuntos jurídicos aduaneiros com o foco no Comércio Exterior dessa região, segundo Marcos Costa, coordenador do MBA em Comércio Exterior e Legislação Aduaneira no ESP Amazonas.


Redação: Emily Maduro
Edição: Rodrigo Guirado

8 Comentarios

Deixar um comentario