fbpx
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
CEO X CFO X COO
Entenda qual papel de cada sigla no mundo corporativo

Você já deve ter ouvido alguma vez na vida termos como: CEO, CFO, COO e outras siglas. Mas já se perguntou o que cada uma delas significa?

Cada vez mais presentes no mundo corporativo, essas siglas estão ficando comuns no Brasil. Elas se referem aos principais altos cargos de uma empresa, apesar de parecidas, cada uma delas possui um significado e exerce uma função.

– CEO

É o maior de todos, o que guia a equipe, remove obstáculos e provê recursos.

CEO (Chief Executive Officer). Conselheiro delegado ou Diretor executivo, é o responsável máximo pela gestão e direção administrativa da empresa. Ele é o pilar da empresa, já que é o fundador e quem formula o propósito, a visão e a missão da companhia. Da mesma forma, conecta o negócio com o mercado, tem a última palavra sobre as decisões de orçamentos e investimentos e dirige as estratégias da empresa para que alcance seus objetivos.

O papel de um CEO varia de acordo com o tamanho e momento da organização. Em empresas de pequeno porte, ele está envolvido tanto no planejamento estratégico e em objetivos de longo prazo, quanto em operações rotineiras. Muitas vezes, ele coloca a mão na massa e toma decisões de níveis mais baixos da estrutura organizacional, como contratação de colaboradores, por exemplo. Em empresas maiores sua função tem o caráter mais estratégico, ou seja, o CEO foca em direcionar seus esforços ao crescimento da organização, já que outras tarefas são delegadas a outros gestores.

– CFO

Administra o dinheiro da empresa, sendo responsável pelas finanças, orçamento, investimentos e o capital da empresa.

CFO (Chief Financial Officer). Diretor Financeiro, encarregado do planejamento econômico e financeiro da companhia. É quem decide o investimento, o financiamento e o risco com o objetivo de conseguir aumentar o valor da empresa para seus proprietários (seja acionistas ou sócios). Contribui com conhecimento financeiro, contábil e em geral, uma visão analítica ao negócio. Em muitos casos também é o conselheiro de assuntos estratégicos para o CEO.

O CFO tem a responsabilidade maior de garantir que a empresa mantenha uma estrutura financeira condizente com seu planejamento estratégico. E como tudo na vida corporativa gira em torno de indicadores e números, o Diretor Financeiro deve não apenas reportar as cifras, mas por ter um papel mais estratégico deve ser um profissional apto a analisar criticamente o ambiente em longo prazo.

Por atuar como o braço direito do CEO, o CFO deve estar preparado a auxiliar o Presidente da empresa a liderar o negócio por meio de suas habilidades financeiras, experiência operacional e expertise estratégica.

– COO

É quem lidera e inspira a operação da empresa.

COO significa Chief Operating Officer, ou seja, refere-se ao Diretor Operacional. Ele auxilia o CEO por acompanhar mais de perto a rotina operacional da empresa. É sua função garantir a produtividade e a gestão adequada dos recursos. O COO reporta-se ao CEO e trabalha em conjunto com o CFO. Assim como nos outros cargos, o COO planeja, direciona e constantemente avalia os objetivos e iniciativas da organização com base em suas operações.


Redação: Silvia Calderaro.