fbpx
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
Bem-estar no trabalho:
Entenda a importância e impacto na produtividade

A pandemia do coronavírus mudou a forma como empresas e colaboradores se relacionam, o que impactou drasticamente o bem-estar no trabalho. As organizações lutam para sobreviver no novo cenário, enquanto os funcionários apresentam novas preocupações. O estresse no trabalho se tornou presente no dia a dia de muitos profissionais de diferentes cargos e idades, o que pode reduzir a produtividade do colaborador e da empresa.

Segundo um estudo realizado pela empresa norte-americana de seguros e programas de benefícios a funcionários MetLife, investir no bem-estar no trabalho pode gerar um aumento de 12% no engajamento, 9% em produtividade e 10% em lealdade à empresa.

Para a HR Manager, Laiz Brandão, funcionários que possuem ambiente saudável em seus locais de trabalho são altamente eficazes. “Eles têm orgulho de trabalhar em uma empresa que incentiva, reconhece e cuida de seus colaboradores para que o ambiente de trabalho seja o mais prazeroso possível, afinal passamos mais horas dentro da empresa, com os nossos colegas e chefes do que com os nossos familiares. Nesse momento de incertezas, o RH é fundamental pois ele é a âncora, o setor que cuida e gerencia todos os talentos da empresa”, afirma.

Dicas para aumentar o bem-estar no trabalho

– Ofereça um ambiente adequado

O primeiro passo é checar se a empresa oferece os recursos e equipamentos necessários para que o funcionário consiga exercer bem a sua função. Além de aspectos básicos, como ergonomia e segurança, esse quesito envolve questões como iluminação adequada, condições ideais de temperatura do ambiente e ventilação.

Leve as queixas de seus colaboradores em consideração e veja o que pode ser melhorado em seu espaço de trabalho.

– Estimule a prática de atividades físicas

Uma das principais causas dos problemas de saúde atualmente é o sedentarismo. Por isso, estimule os funcionários a praticarem atividades físicas não só no próprio ambiente de trabalho, mas fora também.

Para começar, o alongamento antes, durante ou depois da jornada de trabalho é uma alternativa prática e que traz inúmeros benefícios.

Cuide do clima organizacional

Relações respeitosas deveriam ser um dos valores-chave de todas as organizações. Um ambiente respeitoso torna-se mais estimulante, além de também ajudar a baixar os níveis de estresse entre os colaboradores.

As questões comportamentais também devem ser levadas em consideração. É preciso perceber como o funcionário se sente, quais são seus incômodos, desafios e expectativas. Para chegar a essas repostas, podem ser aplicadas avaliações ou encontros com a equipe.

– Adote a flexibilidade

Procure ser flexível. No dia a dia de uma organização, muitos imprevistos podem acontecer. Como cada pessoa tem suas próprias peculiaridades, é importante procurar ajustar as coisas.

Mas é preciso ter cuidado em como e quando proporcionar essa flexibilidade para não permitir que alguns abusem ou caiam na ociosidade.

– Dê atenção à saúde mental

A saúde mental é fundamental para todo ser humano. Conforme dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), uma em cada quatro pessoas sofrerá de algum problema mental durante sua vida. Se o funcionário não está com uma boa saúde mental, ele dificilmente produzirá bem.

Um programa de Saúde Mental na empresa serve para orientar os colaboradores e ajudá-los a enfrentar a grande pressão do trabalho, desassociando das relações pessoais.


Texto: Silvia Calderaro.

Se torne um especialista em

Governança de Riscos e Compliance

Cursos em Alta

A pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal tem módulos focados no aprofundamento técnico e prático na área.

Mediar ou conciliar conflitos é um dos soft skills mais necessários nos dias de hoje. Isso porquê ao invés de gastar energia com o problema,você foca em uma solução efetiva.

Mediar ou conciliar conflitos é um dos soft skills mais necessários nos dias de hoje. Isso porquê ao invés de gastar energia com o problema, você foca em uma solução efetiva.

Torne-se apto a desenvolver Hard e Soft Skills com o MBA em Gestão de Pessoas e Liderança.

Torne-se apto a desenvolver Hard e Soft Skills com o MBA em Gestão de Pessoas e Liderança.