contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
contato@instituto.esp.br 92.3656-5513
A importância da capacitação profissional no período pós-pandêmico

A pandemia do covid-19 incentivou mudanças significativas no mundo, uma das áreas mais afetadas e que levanta questionamentos sobre o futuro é o mercado de trabalho, área que foi forçada a implantar tendências que vinham sendo inseridas gradativamente. Apesar das adversidades, para muitos profissionais o momento se tornou propício para adquirir novos conhecimentos e alcançar destaque na busca por qualificação profissional.

Segundo a Executiva em Recursos Humanos, Andrezza Kamawati, o período pós-pandemia exige a reinvenção dos profissionais. “Nós, enquanto profissionais, temos observado o impacto da reinvenção no mercado de trabalho atual, que ainda deverá passar por mais mudanças quando o cenário voltar à normalidade. Características antes listadas como sendo dos “profissionais do futuro”, estão sendo desafiadas para o momento: criatividade, trabalho em equipe, foco, organização, criatividade, resolução de problemas complexos, todas agora aceleradas e intensificadas diante do cenário atual. O futuro do trabalho chegou e exige capacitação”, afirmou.

Um estudo realizado pela consultoria Expertise Educação denominado Tendências de oferta, matrícula e evasão no ensino superior no momento de pandemia do Covid-19 demonstrou que o potencial dos cursos de especialização só aumentou após a pandemia. Por meio de dados extraídos do Google Trends e Adwords, o estudo revelou que somente nos 10 primeiros dias de maio de 2020, o crescimento nas buscas por cursos de pós a distância em relação à média dos últimos cinco anos foi de 483%, já a busca por cursos presenciais teve um aumento de 29%.

Busca por pós-graduação no Google
Busca por pós-graduação no Google
Fonte: Google Trends e Adwords em índice

O economista Ricardo Farias deu início a sua pós-graduação após perder o emprego no período de isolamento. “Quando recebi a notícia que ficaria sem emprego, me desesperei. Mas hoje, olhando para trás, eu percebo que estava na inércia, tinha me acostumado com a rotina. Consegui criar de um momento ruim, uma oportunidade. Percebi que se eu não me capacitasse, ficaria para trás e não ia conseguir me recolocar. O mercado está frenético e exige de nós, profissionais, muita qualificação. Os requisitos das vagas chegam a ser assustadores” explicou.

Uma outra alternativa que vem ganhando destaque durante esse período são capacitações que atendam demandas que tendem a ser urgentes e necessárias, dentre as quais se destacam a busca de preparação para se fortalecer no âmbito emocional, sem perder de vista a importância da capacidade técnica a partir do domínio de ferramentas tecnológicas.

“Nesse período percebo que temos poucos profissionais receosos, em sua maioria os profissionais estão sabendo aproveitar a oportunidade. Uma vez que o mercado está mais do que nunca precisando de profissionais qualificados, essa é a hora de ser um diferencial no mercado, estando preparado para colocar empresas e planos nos trilhos novamente” afirmou a consultora em pós-graduação do ESP Amazonas, Adriana Piques.

Confira a lista de especializações do ESP Amazonas: https://instituto.esp.br/site/pos-graduacao/

Deixar um comentario

três × três =