MBA Gerenciamento de Projetos em Engenharia e Arquitetura

Bolsa de 20% para profissionais  SENGE-AM / CREA-AM / Senge Jovem / Crea Jovem / MUTUA / IAB

    #01 INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA — Ênio Padilha, Me. – ADM-P01

#02 GESTÃO DO ESCOPO — Marcos Aquino, Me. – GPJ-P01

#03 PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS — Renato Borges de Souza, Esp. – GPJ-P08

#04 GESTÃO DO TEMPO — Ismar Panigas, Me. – GPJ-P02

#05 GESTÃO DE CUSTOS — Iuri Jadovski, Me – GPJ-P05

#06 GESTÃO DO ESCRITÓRIO DE PROJETOS — Ênio Padilha, Me. – ADM-P01

#07 GESTÃO DA INTEGRAÇÃO — Lucas de Amorim, Me. – GPJ-P15

#08 GESTÃO DA QUALIDADE — Marcello Couto, Me. – GPJ-P04

#09 GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DO PROJETO — Ricardo Andrade, Me. – GPJ-P21

#10 GESTÃO DE STAKEHOLDERS — Ênio Padilha, Me. – ADM-P01

#11 GESTÃO DE IMPACTOS AMBIENTAL EM PROJETOS — Ismar Panigas, Me. – GPJ-P02

#12 GESTÃO DE AQUISIÇÕES, SUPRIMENTOS E CONTRATOS — Fladhimyr Câmara Castello, Me. – GPJ-P06

#13 GESTÃO DE RISCOS — Fladhimyr Câmara Castello, Me. – GPJ-P06

#14 FERRAMENTAS EM PROJETOS — Eldair Melo, Me. – GPJ-P14

#15 VIABILIDADE DE PROJETOS — Ismar Panigas, Me. – GPJ-P02

#16 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO — Farlley Derze, Dr. – ADM-P02

#17 GESTÃO DAS COMUNICAÇÕES — Meire Garcia, Esp. – ADM-P05

#18 NOÇÕES DE DIREITO EMPRESARIAL E IMOBILIÁRIO — Lorem ipsum, – ADM-P00

#19 GESTÃO E PRODUTIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL — Ricardo Andrade, Me. – GPJ-P21

#20 PREPARAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO PMP — Messias Reis, Esp. – GPJ-P12

CARGA HORÍRIA TOTAL: 480 horas/aula

APRESENTAÇÃO

Um dos maiores problemas do Brasil, e que foi evidenciado pela grave crise econômica enfrentada em 2015 e 2016, é, sem dúvida, a baixa produtividade da sua força de trabalho. Muitas são as causas desse problema. Mas uma delas pode ser identificada de imediato: a baixa atenção que os brasileiros prestam ao planejamento e controle dos projetos.

A principal área de atuação dos engenheiros, dos arquitetos e dos designers é o projeto. Porém, nos cursos de graduação a atenção é dada apenas (e excessivamente) para o desenvolvimento do projeto técnico (projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico, paisagismo, interiores…) sem a devida atenção ao projeto como um todo. O projeto da obra. O projeto do empreendimento.

A gestão de projetos tem crescido de maneira acentuada no mundo. Trata-se de uma fronteira do desenvolvimento na produtividade, especialmente na construção civil. O planejamento, a execução e o controle de uma operação temporária (que tem começo, meio e fim, que entrega produtos exclusivos e que pode ser desenvolvido em etapas, com evolução progressiva, envolvendo profissionais com recursos limitados) é o desafio da Gestão de Projetos. Os conhecimentos, habilidades, competências e capacidades nesta área serão cada vez mais valorizados para que o Brasil retome o caminho do crescimento e desenvolvimento sustentável.

O curso proposto é baseado na certificação do PMI – PMBOK para aplicações em empresas do setor de Arquitetura, Engenharia e Construções. O curso abrange escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, riscos, aquisições, comunicações e stakeholders, integrando outras disciplinas práticas como elaboração de projetos utilizando MS-Project, Excel e MS-Visio, mapeamento de processos, direito empresarial, liderança, viabilidade de projetos, além de disciplinas correlatas ao estudo e preparação para a prova de certificação PMP (Project Management Professional).

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais e alunos com curso superior nas áreas de Arquitetura, Engenharia, Design, Administração, Economia e Contabilidade, bem como profissionais de outras formações, executivos, gerentes com experiência em projetos na área da construção civil ou atividade industrial. Profissionais de outras áreas podem ter seu currículo analisado.

 

OBJETIVOS

  • Apresentar os processos necessários para o planejamento, execução e controle de projetos, nas áreas de gerenciamento de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicações, stakeholders, riscos, suprimentos e integração;
  • Capacitar profissionais, por meio do desenvolvimento de um conjunto de competências na área de gestão de projetos voltados para as áreas de engenharias e arquitetura;
  • Profissionalizar o educando para atuação no gerenciamento de projetos, com base nos pressupostos das melhores práticas do Project Management Institute (PMI);
  • Desenvolver ferramentas de gerenciamento de projeto, bem como utilizar-se com eficiência das ferramentas já existentes e disponíveis no mercado
  • Preparar o educando para realizar a prova de certificação para gerente de projetos – PMP (Project Management Professional).

 

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DO CURSO

•Os profissionais formados terão sólida formação em planejamento de empreendimentos, com foco na redução de custos, melhoria da qualidade, redução de prazos de projetos, mitigação dos riscos, e outros benefícios

• Cada professor (antes das suas aula) disponibilizará material de leitura prévia e tutoriais para a utilização de ferramentas práticas voltadas para a elaboração de projetos com auxílio de computadores.

• Além dos conceitos de gestão de projetos alicerçados nos conceitos do PMI, inclui outras disciplinas que complementam a formação do gerente de projetos como, noções de direito empresarial e imobiliário e administração de escritórios de projeto.

• Todas as matérias serão apresentadas de tal maneira a contemplar a visão do projeto, da obra e do negócio. Isto é: o aluno irá (1) aprender como decidir, especificar e representar graficamente a solução proposta; (2) entender quais as principais dificuldades da concretização da obra e (3) compreender perfeitamente a percepção do cliente sobre a relação da instalação proposta e o negócio dele, cliente.

• Em todas as disciplinas os alunos serão apresentados (1) aos três principais autores da área (nacionais e internacionais), (2) às principais revistas técnicas da área e (3) aos principais websites de referência para se manter atualizado.

• O curso terá como referência o Guia PMBOK (versão mais recente). Cada professor fará uma contextualização teórica e histórica da área abrangida, de tal maneira que os participantes aprenderão não apenas o que fazer mas também os porquês.

• A coordenação do curso estabelecerá contato com as principais empresas industriais das regiões onde o curso for realizado, para promover os profissionais especialistas que o curso irá produzir.

Ênio Padilha

Engenheiro Eletricista (UFSC, 1986), Especialista em Marketing Empresarial (Unerj – 1995) e Mestre em Administração (UNIVALI, 2007). Diretor da 893 Produções. Autor de nove livros, com mais de 44 mil exemplares vendidos em todo o país. Apresenta cursos e palestras para profissionais e estudantes de Engenharia e Arquitetura em todo o Brasil. Seus cursos e palestras já tiveram a participação de mais de 20.000 profissionais e mais de 170 cidades de todos os estados brasileiros. Atua como professor em cursos de pós-graduação nas disciplinas de gestão de carreira e marca pessoal e administração de escritórios de arquitetura e engenharia. E escreve artigos que são replicados em diversos jornais e sites do país e no exterior.

Ênio Padilha 

Engenheiro Eletricista (UFSC, 1986), Especialista em Marketing Empresarial (Unerj – 1995) e Mestre em Administração (UNIVALI, 2007). Diretor da 893 Produções. Autor de nove livros, com mais de 44 mil exemplares vendidos em todo o país. Apresenta cursos e palestras para profissionais e estudantes de Engenharia e Arquitetura em todo o Brasil. Seus cursos e palestras já tiveram a participação de mais de 20.000 profissionais e mais de 170 cidades de todos os estados brasileiros. Atua como professor em cursos de pós-graduação nas disciplinas de gestão de carreira e marca pessoal e administração de escritórios de arquitetura e engenharia. E escreve artigos que são replicados em diversos jornais e sites do país e no exterior.

 

Messias Reis 

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Paulista – UNIP; MBA em Governança nas Tecnologias da Informação Pelo Instituto de Pós-graduação – IPOG; Mestrando em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goi-as – UFG;MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Certificado em Project Management Professional – PMP pelo Project anagement Institute – PMI e certificado MCTS (MS Project 2013) pela Microsoft. Atualmente é Assessor da Presidência da Celg Distribuição S/A, atuando como Líder do Escritório de Gerenciamento de Projetos e Professor de curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, Certificação PMP e também na ferramenta MS Project.

 

Fladhimyr Câmara Castelo

Venho trabalhando na área de tecnologia da informação nos últimos 15 anos, dos quais 10 anos atuando como gerente de projetos, programas e portfólio. Gerenciei projetos para os seguimentos: comercial, marketing, construção civil, financeira, cooperativa, varejo . Ajudei a implementar processos e metodologias de desenvolvimento de software e gerência de projetos em várias empresas, sempre focado na combinação resultado para o cliente e resultado para a empresa. Me considero um profissional orientado a resultados e resiliente. Mantenho uma preocupação com o aprendizado constante e frequentemente estou me desafiando. Fomento práticas da gestão do conhecimento. Trabalho promovendo o desenvolvimento profissional individual e do time. Como professor de graduação e pós-graduação, leciono as disciplinas relacionadas ao gerenciamento de projetos. Atuo como voluntário no Capítulo do PMI no Rio Grande do Sul, PMIRS, onde faço parte do conselho fiscal. Também, voluntariamente, ajudo na disseminação de práticas da gestão do conhecimento através do Grupo de Usuários de Gestão de Conhecimento da SUCESURS, GUGC. Sou gerente de projetos certificado Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI) desde 2005, e Certified Scrum Master (CSM) pela Scrum Aliance (CSM) desde 2009. Sou Trainer em Programação Neurolinguística. Specialties: Project team member Project Management Microsoft Office Project 2007 Coaching and mentoring Leadership in Project Management PMP Certification Scrum Software engineering process Project management methodology Roadmap definition Prioritizing projects.

 

Ismar Panigas

Graduado em Engenharia Civil pela UFRGS (1993), com especialização em Gestão da Qualidade na Construção Civil pela PUC/RS (1996), mestrado em Administração pelo PPGA/UFRGS (1999) e especialização em Produção Limpa e Ecobusiness pelo PPGA/UFRGS e Centro Nacional de Tecnologias Limpas CNTL (2001). Foi professor titular de graduação da UNICRUZ (1997 a 2009) e da ULBRA (2002 a 2004) e professor de pós-graduação na UNICRUZ, ULBRA, URI, FEMA, IPOG e SENAC (Centro de Tecnologia). Experiência nas áreas de engenharia e administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da qualidade, gerenciamento de projetos gestão da produção, marketing, planejamento estratégico, meioambiente (produção limpa), comportamento humano, liderança e empreendedorismo. Sócio e engenheiro técnico responsável da Humana Engenharia Ltda. Construtura habitacional que utiliza um sistema inovador de construção com painéis de concreto armado estrutural.

 

 

Marcello Couto

Gerente da Divisão de Gestão Sustentável da HGB Consultoria e Gestão Ltda. / Contract Assessor. Auditor Externo de Acreditação. JASANZ (Joint Accreditation System of Australia and New Zealand) / Auditor externo da CRCRE do INMETRO para Acreditação de Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental, de Produtos e de Segurança no trabalho. / 16 anos de experiência em Sistemas de Gestão (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, NBR 16001), atuando como consultor, auditor e instrutor em Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde e Responsabilidade Social, bem como em Sistemas Integrados de Gestão. / Membro de Comissões de Estudo do Subcomitê de Sistemas de Gestão Ambiental (ABNT/CB38/SC001); / Instrutor qualificado do Lead Assessor ISO 14001 da STATAMATRIX/HGB (curso reconhecido pelo RAC/INMETRO) e do Lead Assessor OHSAS 18001 da HGB (curso reconhecido pelo RAC/INMETRO); / Professor em diversos cursos de Pós-Graduação e MBA de diferentes disciplinas ligadas a Auditoria ou a Interpretação ou a legislação referente a normas de sistemas de gestão tais como qualidade, ambiental, segurança e saúde e responsabilidade social. / Professor palestrante convidado para o Mestrado Profissional de Engenharia Ambiental (UFRJ) / Experiência em auditorias internacionais (China, França, Itália, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, etc.) / Diretor de Ensino da ABPAC (Associação Brasileira de Profissionais de Avaliação da Conformidade).

 

Marcos Antônio de Aquino Rodrigues

Graduado em Engenharia Civil Faculdades Kennedy 1996). MBA em Gestão Empresarial UNESC (2008). Certificação PMP Project Management Professional PMI (2008). Mestrado em Administração de Empresas UMA (2016). Docente em MBA Gestão de Projetos (Desde 2009). Atualmente Diretor Técnico Comercial da Guanhães Energia S/A. Mauro Faccioni Filho – Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (1985), mestrado (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica (UFSC 2001). Pós Doutorado no tema “Social Network Analysis” pela University of London, Queen Mary College (2006). Diretor e sóciofundador das empresas Fazion Sistemas Ltda (plataformas e aplicativos para celulares) e Creare Fazion Ltda (soluções de infraestrutura para Data Centers). Coordenador de curso superior e de Pós-graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina, campus Unisul Virtual. Líder do Grupo de Pesquisa em Sistemas Complexos SISPLEX Unisul. Certificado ATD pelo Uptime Institute número 253 de 14 de abril de 2011. Membro do comitê CE03: 046.05, Norma 14565:2011 da ABNT. Em literatura tem publicados livros de poesia e foi coeditor da Revista Babel.

 

Farlley Derze

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UnB (2010-2014), especialista em História da Arte (FADM / DF, 2006-2008), Mestrado em Educação Musical (UnB / DF, 2004-2006), Especialista em Música Brasileira (UnB, 2002-2003), Graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística (UNIRIO / RJ, 1986-1992). Entre 2004 e 2008, foi professor do Instituto Superior de Brasília (IESB) e Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM). No bimestre de agosto e setembro de 2008 foi Tutor da Disciplina Teoria da Arte, na Universidade Aberta do Brasil (UAB) pela Universidade de Brasília (UnB) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) Brasília DF. Possui prática de composição musical / harmonia, improvisação, trilha sonora para teatro e dança, e formação de professores de música para atuação no ensino básico. Foi o representante do Brasil no primeiro Festival Internacional de Jazz de Cabo Verde, em 2004, a convite do Ministério das Relações Exteriores; representou o Brasil no Ano do Brasil na França, em Paris, 2005, a convite do Ministério da Cultura. Em janeiro e fevereiro de 2010 foi convidado pela Embaixada Brasileira em Atenas para tocar piano e divulgar a música brasileira em Atenas e Ilha de Creta (Grécia). Realiza pesquisa bibliográfica e iconográfica sobre “A representação da luz na pintura ocidental” e pesquisa de campo sobre a Iluminação noturna das cidades , com enfoque nos materiais produzidos para gerar iluminação artificial e a percepção da população acerca dos espaços da cidade iluminados à noite, com o objetivo de tipificar, de forma cronológica, como a luz artificial transformou a paisagem urbana brasileira e a vida social no Brasil. Membro do Núcleo Estética, Hermenêutica e Semiótica (NEHS) da FAU/UnB (www.esteticaesemiotica.com). Atua no presente como professor de Evolução da Iluminação na Arquitetura para o Curso de Pós-Graduação Master em Arquitetura e Iluminação do Instituto de Pós-Graduação – IPOG (www.ipog.edu.br). Foi pianista do Programa Radiofônico UM PIANO AO CAIR DA NOITE, transmitido ao vivo, das 18h às 19h, de 2006 a 2012 na Brasília Super Rádio FM (89,9 MHz e www.superfm.com.br). Membro do Comitê Científico da Revista ESPECIALIZE ONLINE, periodicidade semestral (http://www.ipog.edu.br/nao-aluno/revista-ipog, ISSN 2179-5568), do Instituto de Pós-Graduação – IPOG. Membro do Conselho Científico da Revista Estética e Semiótica (RES: www.esteticaesemiotica.com, ISSN 2238-362X), da FAU/UnB.

 

 

 

 

 

 

RENATO BORGES
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas, certificação PMP (Project Management Professional), SMC (Scrum Master Certified), CBPP (Certified Business Process Professsional), MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos – Gama Filho, MBA em Gestão Pública – Dom Bosco. Palestrante, facilitador e professor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Análise de Negócios. Gerente de Negócios na empresa Processamento de Dados do Amazonas (PRODAM), atua no ramo de gerenciamento e tecnologia há mais de 15 anos, em diferentes papéis: desenvolvedor, analista de sistemas, analista de negócios, gerente de projetos e gerente de negócios. Exerce o cargo de Diretor de Negócios no PMI AM (PMI Amazônia Brazil Chapter).

 

 

 

 

 

RICARDO ANDRADE 
Professor Engenheiro RICARDO ANDRADE F. FARIA, MSc., Técnico. – Técnico em Mecânica Industrial pela ETFG – Escola Técnica Federal de Goiás (1999), graduado em Engenharia Civil pela UFG – Universidade Federal de Goiás (2004), mestre em Engenharia Civil pela UFG – Universidade Federal de Goiás (2007) com ênfase ao estudo das propriedades mecânicas e da durabilidade de concretos com escoria de aciaria elétrica (EAF) como agregado graúdo. Atuou como professor substituto no IFG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2008 – 2010), nas seguintes disciplinas: MACO – Materiais de Construção Civil, Isostática, Mecânica Vetorial Aplicada para Engenheiros, Mecânica dos Solos, Higiene e Segurança do Trabalho. Atualmente é professor da Faculdade Araguaia Goiás e UNIP Universidade Paulista e sócio proprietário da Nóbrega Andrade Engenharia Ltda. Tem experiência profissional na área de Engenharia Civil, com ênfase em execução de edifícios em Concreto Armado (responsável técnico de mais de 660 unidades habitacionais) e controle tecnológico de obras civis. Executou junto à Órgãos Públicos diversas obras relacionadas à Rede de Distribuição de Água Tratada (SANEAGO – Saneamento de Goiás), Implantação de Galerias de Águas Pluviais e Pavimentação (COMPAV – Companhia de Pavimentação do Munícipio de Goiânia), Cobertura do Mercado Aberto de Goiânia (SEDEM – Secretaria de Desenvolvimento do Munícipio de Goiânia) e Ampliação e Reforma de CAIS.

 

 

 

 

 

 

ELDAIR MELO
Mestre em Economia pelo CAEN (Pós-Graduação em Economia) da UFC (Universidade Federal do Ceará), Especialista em Controladoria (Unifor) e Gerência Contábil, Especialista em Administração Financeira (Cetrede) e Graduado em Economia e Analista Comportamental (IBC – Instituto Brasileiro de Coaching). É professor do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) onde ministra as disciplina de Engenharia Econômica e Análise de Investimentos e Gestão de Custos Logísticos no curso de graduação de Engenharia da Produção, e do Centro Universitário Estácio/ CE onde ministra as disciplinas de Finanças Empresariais I e II, Mercado Financeiro, Análise das Demonstrações Contábeis, Gestão Financeira e Orçamentária, Matemática Financeira, Métodos Quantitativos, Micro e Macroeconomia, Custos e Formação de Preços nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e na Pós-Graduação de cursos no Ceará (UNI7 e Estácio) e Piauí (IEMP) onde ministra os cursos de Administração Financeira, Gestão do Capital de Giro, Gestão de Custos, Análise de Investimentos e Orçamento Empresarial. Professor Conteudista da disciplina de Avaliação de Empresas (Valuation), Fusões e Aquisições de Empresas na Estácio Brasil (Abrangência Nacional). Professor da Escola de Negócios UNI7 onde ministra a disciplina de Valuation, Fusões e Aquisições e Administração Financeira. Consultor de empresas na área financeira, Instrutor de cursos CPA10, CPA20 e CNPI. É Sócio-Diretor Executivo da FINANQ Business School empresa especializada em desenvolvimento e capacitação pessoal e profissional em finanças e negócios, além de trabalhos publicados em revistas especializadas. 

 

LUCAS DE AMORIM
Lucas de Amorim Melo Garcia Pinheiro – Professor Adjunto da Faculdade Araguaia. Graduado em Engenharia Agrícola (UEG); Graduado em Engenharia Civil (UEG) e Mestre em Engenharia Agrícola – Engenharia de Produção (UEG); Detentor de vasto conhecimento na área de bovinocultura de leite – manejo, qualidade de leite-. Antigo consultor adjunto do PDPL (Programa de desenvolvimento de pecuária de leite), prestando serviços de conhecimento técnico a produtores de leite. Conhecedor de técnicas de produção de sementes e fitotecnia. Experiência em Testes de vigor e viabilidade de sementes, tetrazólio, teste padrão de germinação, envelhecimento acelerado. Atualmente atua na área de construção civil, gerenciando equipe de assistência técnica da construtora. Faz parte do corpo de auditores internos da empresa, além de fornecer suporte à equipe de gestão da qualidade. AUDITOR INTERNO credenciado e atualizado com as normas ISO 9001 e PBQP-h. Professor de Pós – Graduação e especialista em Gestão da Qualidade, Gestão de Projetos e de Pessoas. Sócio Diretor da empresa URCA CONSTRUÇÕES LTDA.

 

IURI JADOVSKI
Graduação: Engenheiro civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1992; Pós-Graduação: Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. Engenheiro Civil da Caixa Econômica Federal. Experiência Profissional: execução de obras comerciais e industriais, atuando pelas empresas Camargo Correa e BSF; projeto de estruturas de concreto armado (PROJETAK) e gerente de fábrica de pré-moldados (PRÉ-CONCRETOS); Professor da UNIVATES das disciplinas de Tecnologia da Construção e Especificações e Custos; Professor do curso de Pós-Graduação pelo IPOG desde 2012 (MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade & Desempenho da Construção); Autor de capítulo do Livro Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção (Ed. Ciência Moderna).

 

PRÉ-MATRÍCULA
Receba o Projeto e Proposta do Curso

Todos os campos são obrigatórios

Selecione o Curso

NOME completo

TELEFONE

E-MAIL

FORMAÇÃO