MBA Gerenciamento de Projetos em Engenharia e Arquitetura

Descontos de 20% para profissionais  SENGE-AM / CREA-AM / Senge Jovem / Crea Jovem / MUTUA / IAB

  1. Introdução a Gestão de Projetos em obras para Engenharia e Arquitetura
  2. Administração de Escritários de Arquitetura e de Engenharia
  3. Gestão da Integração
  4. Gestão do Escopo
  5. Gestão do Tempo
  6. Gestão de Custos
  7. Gestão da Qualidade
  8. Gestão das Comunicações e Stakeholders
  9. Gestão de Aquisições, Suprimentos e Contratos
  10. Gestão de Riscos
  11. Viabilidade de Projetos
  12. Elaboração de Projetos utilizando MS-Project
  13. Ferramentas em Projetos utilizando MS-Excel
  14. Noções de Direito Empresarial e Imobiliário
  15. Gestão e Mapeamento de Processos utilizando MS-Visio
  16. Gestão e Produtividade na Construção Civil
  17. Gestão e Impactos Ambientais em Projetos
  18. Estudo de Caso de um Projeto Completo com Revisão do PMBOK
  19. Estudo e Preparação para Certificação PMP
  20. Metodologia do Trabalho Científico
CARGA HORÍRIA TOTAL: 480 horas/aula

APRESENTAÇÃO

Um dos maiores problemas do Brasil, e que foi evidenciado pela grave crise econômica enfrentada em 2015 e 2016, é, sem dúvida, a baixa produtividade da sua força de trabalho. Muitas são as causas desse problema. Mas uma delas pode ser identificada de imediato: a baixa atenção que os brasileiros prestam ao planejamento e controle dos projetos.

A principal área de atuação dos engenheiros, dos arquitetos e dos designers é o projeto. Porém, nos cursos de graduação a atenção é dada apenas (e excessivamente) para o desenvolvimento do projeto técnico (projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico, paisagismo, interiores…) sem a devida atenção ao projeto como um todo. O projeto da obra. O projeto do empreendimento.

A gestão de projetos tem crescido de maneira acentuada no mundo. Trata-se de uma fronteira do desenvolvimento na produtividade, especialmente na construção civil. O planejamento, a execução e o controle de uma operação temporária (que tem começo, meio e fim, que entrega produtos exclusivos e que pode ser desenvolvido em etapas, com evolução progressiva, envolvendo profissionais com recursos limitados) é o desafio da Gestão de Projetos. Os conhecimentos, habilidades, competências e capacidades nesta área serão cada vez mais valorizados para que o Brasil retome o caminho do crescimento e desenvolvimento sustentável.

O curso proposto é baseado na certificação do PMI – PMBOK para aplicações em empresas do setor de Arquitetura, Engenharia e Construções. O curso abrange escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, riscos, aquisições, comunicações e stakeholders, integrando outras disciplinas práticas como elaboração de projetos utilizando MS-Project, Excel e MS-Visio, mapeamento de processos, direito empresarial, liderança, viabilidade de projetos, além de disciplinas correlatas ao estudo e preparação para a prova de certificação PMP (Project Management Professional).

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais e alunos com curso superior nas áreas de Arquitetura, Engenharia, Design, Administração, Economia e Contabilidade, bem como profissionais de outras formações, executivos, gerentes com experiência em projetos na área da construção civil ou atividade industrial. Profissionais de outras áreas podem ter seu currículo analisado.

 

OBJETIVOS

  • Apresentar os processos necessários para o planejamento, execução e controle de projetos, nas áreas de gerenciamento de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicações, stakeholders, riscos, suprimentos e integração;
  • Capacitar profissionais, por meio do desenvolvimento de um conjunto de competências na área de gestão de projetos voltados para as áreas de engenharias e arquitetura;
  • Profissionalizar o educando para atuação no gerenciamento de projetos, com base nos pressupostos das melhores práticas do Project Management Institute (PMI);
  • Desenvolver ferramentas de gerenciamento de projeto, bem como utilizar-se com eficiência das ferramentas já existentes e disponíveis no mercado
  • Preparar o educando para realizar a prova de certificação para gerente de projetos – PMP (Project Management Professional).

 

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DO CURSO

  • Professores com muitos anos de experiência sendo especialistas, mestres e doutores e atuantes em grandes empresas voltadas para projetos, atuando em diversos estados brasileiros;
  • Vários professores com certificados de “Project Management Professional” (PMP) e “Risk Management Professional” (RMP) concedidos pelo “Project Management Institute” (PMI);
  • Sólida formação em planejamento de empreendimentos, focando redução de custos, melhoria da qualidade, redução de prazos de projetos, mitigação dos riscos, dentre outros;
  • Curso inclui disciplinas de ferramentas práticas voltadas para a elaboração de projetos com auxílio de computadores. Além dos conceitos de gestão de projetos alicerçados nos conceitos do PMI, inclui outras disciplinas que complementam a formação do gerente de projetos como, mapeamento de processos, gestão e produtividade na construção civil, noções de direito empresarial e imobiliário e viabilidade de projetos.

Jamile Tormann

Lighting designer. Formada em Arquitetura, pela Universidade Santa Ursula, RJ. Possui Licenciatura Plena em Artes – Habilitação em Artes Visuais pela FADM-DF, Especialista em Iluminação e Designer de Interiores pela UCB-RJ. Mestre em Desenho de Iluminação Arquitetônica  pela Universidad Politécnica de Madrid – Madri – Espanha. Autora do livro Caderno de Iluminação: arte e ciência, 4a. edição Editora Música e Tecnologia – RJ, 2006. Fundadora da Associação Brasileira de Iluminação Cênica – AbrIC, Associação Brasileira de Iluminação – ABIL e Associação Brasileira de Iluminação Profissional – ABrIP. É membro da Asociaciõn de Autores de Iluminacíon – AAI, Madrid – Espanha. Publicou artigos como colaboradora para a Revista Luz & Cena – RJ, e Tecnoprofile Magazine – Buenos Aires – Argentina. Diretora da empresa Jamile Tormann Iluminação Cênica e Arquitetural

Ênio Padilha Filho

Engenheiro Eletricista (UFSC, 1986), Especialista em Marketing Empresarial (Unerj – 1995) e Mestre em Administração (UNIVALI, 2007). Diretor da 893 Produções. Autor de nove livros, com mais de 44 mil exemplares vendidos em todo o país. Apresenta cursos e palestras para profissionais e estudantes de Engenharia e Arquitetura em todo o Brasil. Seus cursos e palestras já tiveram a participação de mais de 20.000 profissionais e mais de 170 cidades de todos os estados brasileiros. Atua como professor em cursos de pós-graduação nas disciplinas de gestão de carreira e marca pessoal e administração de escritórios de arquitetura e engenharia. E escreve artigos que são replicados em diversos jornais e sites do país e no exterior.

Ênio Padilha Filho

Engenheiro Eletricista (UFSC, 1986), Especialista em Marketing Empresarial (Unerj – 1995) e Mestre em Administração (UNIVALI, 2007). Diretor da 893 Produções. Autor de nove livros, com mais de 44 mil exemplares vendidos em todo o país. Apresenta cursos e palestras para profissionais e estudantes de Engenharia e Arquitetura em todo o Brasil. Seus cursos e palestras já tiveram a participação de mais de 20.000 profissionais e mais de 170 cidades de todos os estados brasileiros. Atua como professor em cursos de pós-graduação nas disciplinas de gestão de carreira e marca pessoal e administração de escritórios de arquitetura e engenharia. E escreve artigos que são replicados em diversos jornais e sites do país e no exterior.

 

Messias Reis da Silva

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Paulista – UNIP; MBA em Governança nas Tecnologias da Informação Pelo Instituto de Pós-graduação – IPOG; Mestrando em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goi-as – UFG;MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Certificado em Project Management Professional – PMP pelo Project anagement Institute – PMI e certificado MCTS (MS Project 2013) pela Microsoft. Atualmente é Assessor da Presidência da Celg Distribuição S/A, atuando como Líder do Escritório de Gerenciamento de Projetos e Professor de curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, Certificação PMP e também na ferramenta MS Project.

 

Fladhimyr Câmara Castello

Venho trabalhando na área de tecnologia da informação nos últimos 15 anos, dos quais 10 anos atuando como gerente de projetos, programas e portfólio. Gerenciei projetos para os seguimentos: comercial, marketing, construção civil, financeira, cooperativa, varejo . Ajudei a implementar processos e metodologias de desenvolvimento de software e gerência de projetos em várias empresas, sempre focado na combinação resultado para o cliente e resultado para a empresa. Me considero um profissional orientado a resultados e resiliente. Mantenho uma preocupação com o aprendizado constante e frequentemente estou me desafiando. Fomento práticas da gestão do conhecimento. Trabalho promovendo o desenvolvimento profissional individual e do time. Como professor de graduação e pós-graduação, leciono as disciplinas relacionadas ao gerenciamento de projetos. Atuo como voluntário no Capítulo do PMI no Rio Grande do Sul, PMIRS, onde faço parte do conselho fiscal. Também, voluntariamente, ajudo na disseminação de práticas da gestão do conhecimento através do Grupo de Usuários de Gestão de Conhecimento da SUCESURS, GUGC. Sou gerente de projetos certificado Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI) desde 2005, e Certified Scrum Master (CSM) pela Scrum Aliance (CSM) desde 2009. Sou Trainer em Programação Neurolinguística. Specialties: Project team member Project Management Microsoft Office Project 2007 Coaching and mentoring Leadership in Project Management PMP Certification Scrum Software engineering process Project management methodology Roadmap definition Prioritizing projects.

 

Ismar Panigas

Graduado em Engenharia Civil pela UFRGS (1993), com especialização em Gestão da Qualidade na Construção Civil pela PUC/RS (1996), mestrado em Administração pelo PPGA/UFRGS (1999) e especialização em Produção Limpa e Ecobusiness pelo PPGA/UFRGS e Centro Nacional de Tecnologias Limpas CNTL (2001). Foi professor titular de graduação da UNICRUZ (1997 a 2009) e da ULBRA (2002 a 2004) e professor de pós-graduação na UNICRUZ, ULBRA, URI, FEMA, IPOG e SENAC (Centro de Tecnologia). Experiência nas áreas de engenharia e administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da qualidade, gerenciamento de projetos gestão da produção, marketing, planejamento estratégico, meioambiente (produção limpa), comportamento humano, liderança e empreendedorismo. Sócio e engenheiro técnico responsável da Humana Engenharia Ltda. Construtura habitacional que utiliza um sistema inovador de construção com painéis de concreto armado estrutural.

 

Ivone Felix de Sousa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2001) e mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2006). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicometria, Psicodiagnóstico e Gerontologia Social. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia social, pesquisas institucionais, consultoria, cultura e clima organizacional, diagnóstico institucional, justiça nas organizações, valores humanos, recrutamento, seleção e treinamento de pessoal, avaliação de desempenho, saúde ocupacional (estresse e burnout), psicodiagnóstico adulto e criança, personalidade, psicologia jurídica, psicometria, técnicas projetivas, Assessoria no Programa de Gerontologia Social.

 

Leandro Somma

Possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas Área de concentração em Qualidade Total (2004). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino. Graduado em Administração. Atualmente é professor adjunto da Universidade Paulista e IPOG Instituto de Pós-Graduação e Graduação.

 

Leandro Vignochi

Bacharel em Administração pela Faculdade da Serra Gaúcha. Habilitação em Análise de Sistemas. Pósgraduado no MBA de Gerenciamento de Projetos. Graduado no MBA de Gestão Integrada da Comunicação. Certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute; USA). Certificação PRINCE2 Fundation (Projects In a Controlled Environmentt) pela APMG UK.

Professor do Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos das faculdades SENAC de Porto Alegre, e Pelotas. Professor convidado para Pós Graduação em gerenciamento de projetos da Universidade de Caxias do Sul. Professor Convidado da Unisinos para a área de conhecimento “tempo” em Projetos. Professor do Instituto de Pós Graduação de Goiânia para as áreas de conhecimento Riscos e Integração em projetos. Professor da área de conhecimento Integração em Projetos no MBA de FATEC da PUC/RS. Palestrante convidado da ESPM, SAE, PMIRS, URI, Diretor de Interiorização do PMIRS. Experiência na área de Administração, especificamente no gerenciamento de múltiplos projetos nas organizações.

 

Marcello Couto

Gerente da Divisão de Gestão Sustentável da HGB Consultoria e Gestão Ltda. / Contract Assessor. Auditor Externo de Acreditação. JASANZ (Joint Accreditation System of Australia and New Zealand) / Auditor externo da CRCRE do INMETRO para Acreditação de Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental, de Produtos e de Segurança no trabalho. / 16 anos de experiência em Sistemas de Gestão (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, NBR 16001), atuando como consultor, auditor e instrutor em Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde e Responsabilidade Social, bem como em Sistemas Integrados de Gestão. / Membro de Comissões de Estudo do Subcomitê de Sistemas de Gestão Ambiental (ABNT/CB38/SC001); / Instrutor qualificado do Lead Assessor ISO 14001 da STATAMATRIX/HGB (curso reconhecido pelo RAC/INMETRO) e do Lead Assessor OHSAS 18001 da HGB (curso reconhecido pelo RAC/INMETRO); / Professor em diversos cursos de Pós-Graduação e MBA de diferentes disciplinas ligadas a Auditoria ou a Interpretação ou a legislação referente a normas de sistemas de gestão tais como qualidade, ambiental, segurança e saúde e responsabilidade social. / Professor palestrante convidado para o Mestrado Profissional de Engenharia Ambiental (UFRJ) / Experiência em auditorias internacionais (China, França, Itália, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, etc.) / Diretor de Ensino da ABPAC (Associação Brasileira de Profissionais de Avaliação da Conformidade).

 

Mauro Faccioni Filho

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (1985), mestrado (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica (UFSC 2001). PósDoutorado no tema “Social Network Analysis” pela University of London, Queen Mary College (2006). Diretor e sóciofundador das empresas Fazion Sistemas Ltda (plataformas e aplicativos para celulares) e Creare Fazion Ltda (soluções de infraestrutura para Data Centers). Coordenador de curso superior e de pós-graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina, campus Unisul Virtual. Líder do Grupo de Pesquisa em Sistemas Complexos SISPLEX Unisul. Certificado ATD pelo Uptime Institute número 253 de 14 de abril de 2011. Membro do comitê CE03: 046.05, Norma 14565:2011 da ABNT. Em literatura tem publicados livros de poesia e foi coeditor da Revista Babel.

 

Marcos Antônio de Aquino Rodrigues

Graduado em Engenharia Civil Faculdades Kennedy 1996). MBA em Gestão Empresarial UNESC (2008). Certificação PMP Project Management Professional PMI (2008). Mestrado em Administração de Empresas UMA (2016). Docente em MBA Gestão de Projetos (Desde 2009). Atualmente Diretor Técnico Comercial da Guanhães Energia S/A. Mauro Faccioni Filho – Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (1985), mestrado (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica (UFSC 2001). Pós Doutorado no tema “Social Network Analysis” pela University of London, Queen Mary College (2006). Diretor e sóciofundador das empresas Fazion Sistemas Ltda (plataformas e aplicativos para celulares) e Creare Fazion Ltda (soluções de infraestrutura para Data Centers). Coordenador de curso superior e de Pós-graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina, campus Unisul Virtual. Líder do Grupo de Pesquisa em Sistemas Complexos SISPLEX Unisul. Certificado ATD pelo Uptime Institute número 253 de 14 de abril de 2011. Membro do comitê CE03: 046.05, Norma 14565:2011 da ABNT. Em literatura tem publicados livros de poesia e foi coeditor da Revista Babel.

 

Nilson Carvalho da Mata

Mestrado em andamento em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC GO (2016) / MEPROS (Conceito CAPES 3). Engenheiro Civil pela PUCGO (1999) e especialista em Gestão de Projetos (2010). Atualmente é Engenheiro Consultor pela Plano Consultoria e professor de pós graduação no Brasil através do Instituto de Pós Graduação IPOG em Lato Sensu (desde 2014) com aprovação média de 97,15%, atuando em vários módulos voltados ao gerenciamento de projetos e obras para formação de engenheiros e arquitetos. Realização de várias palestras no Brasil sobre gerenciamento. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em gerenciamento e coordenação de projetos desde 1997 em diversas frentes de trabalho tais como infraestrutura rodoviária, urbana, edificações horizontais e verticais, pch, saneamento e gerenciamentos de grandes obras com portfólio de mais de 240 empreendimentos na área de Gestão de Operações e Logística atuando principalmente nas áreas de produção enxuta, planejamento e controle da produção, logística, produtividade e gerenciamento da construção.

 

Rodrigo Carvalho da Mata

Graduado em Engenharia Civil pela PUCGoiás (2003), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) com ênfase em processo executivo e estrutural em alvenaria estrutural e doutor em Engenharia de Estruturas pela USP Escola de Engenharia de São Carlos (2011), com ênfase na mecânica do faturamento de painéis em alvenaria estrutural. Foi residente durante o estágio de doutoramento na Universidade do Minho na cidade de Guimarães em Portugal em 2009, atuando em estudo da mecânica do faturamento e patologias em alvenaria estrutural. Atualmente é professor Adjunto I da Escola de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, perito judicial cadastrado no Ministério Público do Estado de Goiás, professor de cursos de Pós-graduação em diversas instituições de ensino, com mais de 100 módulos ministrados no último quadriênio em diversas cidades da federação e sócio diretor da empresa de treinamentos e projetos TREINALVEST. Tem experiência profissional na área de Engenharia Civil, com ênfase em projeto e execução de edifícios em Alvenaria Estrutural (responsável técnico de mais de 15 mil unidades habitacionais), estruturas em paredes de Concreto, estruturas de concreto armado, pré fabricados, controle tecnológico de obras civis sendo relator de diversos relatórios de controle tecnológico da Linha Amarela do Metrô de São Paulo, registro de incorporações imobiliária (responsável técnico de mais de 90 condomínios multifamiliares), laudos e perícias técnicas judiciais. Consultoria em implantação de empreendimentos imobiliários, análise crítica de projetos de estruturas e instalações, treinamento de equipe de produção, análise de viabilidade técnica e econômica de empreendimentos imobiliários, documentações legais junto à órgãos públicos, registro de incorporação e financiamento bancário via agentes financeiros. Coordenador de pesquisa dos seguintes projetos de pesquisa: Simulações Computacionais para Avaliação de Desempenho Estrutural de Edificações e Concreto Armado de Elevado Desempenho Estudo Teórico-Experimental.

 

Farlley Derze

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UnB (2010-2014), especialista em História da Arte (FADM / DF, 2006-2008), Mestrado em Educação Musical (UnB / DF, 2004-2006), Especialista em Música Brasileira (UnB, 2002-2003), Graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística (UNIRIO / RJ, 1986-1992). Entre 2004 e 2008, foi professor do Instituto Superior de Brasília (IESB) e Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM). No bimestre de agosto e setembro de 2008 foi Tutor da Disciplina Teoria da Arte, na Universidade Aberta do Brasil (UAB) pela Universidade de Brasília (UnB) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) Brasília DF. Possui prática de composição musical / harmonia, improvisação, trilha sonora para teatro e dança, e formação de professores de música para atuação no ensino básico. Foi o representante do Brasil no primeiro Festival Internacional de Jazz de Cabo Verde, em 2004, a convite do Ministério das Relações Exteriores; representou o Brasil no Ano do Brasil na França, em Paris, 2005, a convite do Ministério da Cultura. Em janeiro e fevereiro de 2010 foi convidado pela Embaixada Brasileira em Atenas para tocar piano e divulgar a música brasileira em Atenas e Ilha de Creta (Grécia). Realiza pesquisa bibliográfica e iconográfica sobre “A representação da luz na pintura ocidental” e pesquisa de campo sobre a Iluminação noturna das cidades , com enfoque nos materiais produzidos para gerar iluminação artificial e a percepção da população acerca dos espaços da cidade iluminados à noite, com o objetivo de tipificar, de forma cronológica, como a luz artificial transformou a paisagem urbana brasileira e a vida social no Brasil. Membro do Núcleo Estética, Hermenêutica e Semiótica (NEHS) da FAU/UnB (www.esteticaesemiotica.com). Atua no presente como professor de Evolução da Iluminação na Arquitetura para o Curso de Pós-Graduação Master em Arquitetura e Iluminação do Instituto de Pós-Graduação – IPOG (www.ipog.edu.br). Foi pianista do Programa Radiofônico UM PIANO AO CAIR DA NOITE, transmitido ao vivo, das 18h às 19h, de 2006 a 2012 na Brasília Super Rádio FM (89,9 MHz e www.superfm.com.br). Membro do Comitê Científico da Revista ESPECIALIZE ONLINE, periodicidade semestral (http://www.ipog.edu.br/nao-aluno/revista-ipog, ISSN 2179-5568), do Instituto de Pós-Graduação – IPOG. Membro do Conselho Científico da Revista Estética e Semiótica (RES: www.esteticaesemiotica.com, ISSN 2238-362X), da FAU/UnB.

 

Claúdio Camozzi

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás(2000). Tem experiência na área de Direito.

PRÉ-MATRÍCULA
Receba o Projeto e Proposta do Curso

Todos os campos são obrigatórios

Selecione o Curso

NOME completo

TELEFONE

E-MAIL

FORMAÇÃO