Avaliação de Personalidade

01 – O Processo de Avaliação de Personalidade

02 – Construção e fundamentos psicométrico dos instrumento de avaliação de personalidade

03 – Psicopatologia

04 – A entrevista em diferentes contexto da avaliação de personalidade

05 – Inventários de Personalidade para adultos

06 – Investigação de Personalidade em crianças e adolescentes I

07 – Investigação de Personalidade em crianças e adolescentes II

08 – Investigação da Personalidade por meio do Método de Rorschach I

09 – Investigação da Personalidade por meio do Método de Rorschach II

10 – Investigação da Personalidade por meio do Método de Rorschach III

11 – Inteligência, Personalidade e Inteligência Emocional;

12 – Investigação da personalidade por meio do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister

13 – Teste de Zulliger aplicado às organizações e ao porte de arma

14 – Investigação da Personalidade por meio do teste Palográfico

15 – Avaliação de Personalidade no Contexto Organizacional

16 – Avaliação de Personalidade em Orientação Profissional

17 – Avaliação de Personalidade na Área da Saúde e Hospitalar

18 – Avaliação de Personalidade no Contexto Jurídico

19 – Ética e Elaboraração de Documentos Psicológicos

20 – Metodologia do Trabalho Científico

21 – Avaliação Terapêutica da Personalidade: abordagem humanista

Carga Horária: 504 h/a

JUSTIFICATIVA

A investigação da personalidade é considerada uma das áreas mais consolidadas e desafiadoras na Psicologia. Sempre que características de personalidade são relevantes para tomadas de decisões em tribunais, escolas, empresas, hospitais, clínicas ou em qualquer outro estabelecimento de Psicologia, uma Avaliação de Personalidade realizada por um profissional especializado e bem treinado poderá fazer contribuições e críticas valiosas. A Avaliação de Personalidade consiste em uma prática complexa dentro do campo da Psicologia que requer níveis mais avançados de estudos teóricos e treinamento especializado que não é oferecido nas faculdades de Psicologia no Brasil. Os cursos de graduação no Brasil tentam dar uma visão geral de toda a psicologia, e aquilo que é privativo do psicólogo, que é a avaliação psicológica, e mais particularmente a avaliação da personalidade (compreender como a pessoa pensa, sente e comportar) acaba por não receber a atenção necessária para um desempenho profissional competente e eficaz nas suas diversas áreas de atuação.

Uma especialização em Avaliação de Personalidade responde claramente a uma série de demandas públicas na área, pois fornece uma visão abrangente e precisa das diferenças individuais no funcionamento e nos traços da personalidade. Se temos profissionais preparados nessa área, também teremos uma sociedade bem servida por experts em tomar decisão com informações precisas e individualizadas sobre aqueles com os quais eles estão trabalhando.

Para salientar a importância da Avaliação de Personalidade, sublinhamos que, tanto no Brasil quanto no exterior, temos associações e institutos que congregam profissionais com o intuito de promover o estudo, a pesquisa e a aplicação dos métodos de avaliação da personalidade, de facilitar a cooperação entre os profissionais e pesquisadores. Essas associações também têm o objetivo de promover validação de técnicas e procedimentos, desenvolver treinamentos, formação específica nesse campo da psicologia; de informar seus membros a respeito de progressos e desenvolvimentos que ocorrem na área de avaliação psicológica e de personalidade, assim como de organizar congressos, seminários, workshops e cursos para assegurar e favorecer a atualização técnica científica de seus membros.

Atualmente, aproximadamente 70% dos processos do Conselho Federal de Psicologia estão relacionados com processos de avaliação de personalidade mal elaborados e, consequentemente, de laudos ou relatórios psicológicos provenientes dessas avaliações também. Isso reflete a qualificação do profissional, bem como na validade e confiabilidade das técnicas e instrumentos que esses profissionais estão utilizando.  Esse impacto imediato repercute no planejamento para o futuro, visando sanar uma carência na formação profissional e atender uma demanda por serviços que atendam a comunidade. No caso, a proposta é a abertura de um curso de Especialização em Avaliação de Personalidade que possa preparar nossos profissionais para a demanda do mercado de trabalho e aprimorar o conhecimento adquirido de modo incipiente em nossas graduações, bem como manter-se atualizado em instrumentos de trabalho que a cada dia vem se tornando cada vez mais informatizado.

 

PÚBLICO ALVO

O curso é voltado a profissionais formados em psicologia que atuam ou desejam atuar prestando serviços de avaliação de personalidade ao público (na área clínica, organizacional, jurídica, social, do trabalho, educacional e outras); que querem manter-se atualizados em pesquisas sobre a avaliação da personalidade, bem como com instrumentos revisados, atualizados e informatizados; que supervisionam avaliações ou fornecem consulta de avaliação, bem como ensinam avaliação de personalidade. Este curso também pode ser útil para psicólogos que têm interesse em desenvolver habilidades para compreender melhor a personalidade, bem como em ser proficientes em instrumentos de avaliação de personalidade para futuramente desenvolver pesquisas na área.

 

OBJETIVOS

  • Capacitar profissionais psicólogos, por meio de um conhecimento técnico-científico, a realizar avaliações de personalidade nas diversas áreas de atuação do psicólogo: clínica, escolar, hospitalar, forense e pericial, social, organizacional, trânsito e orientação profissional.
  • Aprender a utilizar as técnicas em avaliação de personalidade, e preparar os profissionais para executá-las com testes psicológicos e outras técnicas avaliativas, sempre pautando em conceitos éticos e científicos.
  • Capacitar o aluno para compreender os principais conceitos de Metodologia do Trabalho Científico no campo da Psicologia, com ênfase na Avaliação Psicológica de Personalidade.

 

COMPETÊNCIAS E HABILITAÇÕES AOS EGRESSOS

Profissional qualificado para fornecer serviços de avaliação de personalidade nas áreas clínica, organizacional, jurídica, social, do trabalho, educacional, saúde e hospitalar, bem como para tratar uma questão de referência específica (tais como habilitação para porte de arma, cirurgia bariátrica, redesignação sexual, diagnostico diferencial e descrição de psicopatologias, entre outras), sempre com base no rigor científico e pautado em princípios éticos, capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

 

DIFERENCIAL DO CURSO

O curso tem como base um programa curricular de disciplinas que foca nos seguintes aspectos:

  • Estudos científicos mais avançados na área específica de atuação;
  • Manutenção de um padrão de excelência nos serviços que o psicólogo oferece;
  • Papel do profissional na sociedade como promotor da saúde integral do ser humano;
  • Proteção dos interesses do consumidor e da sociedade;
  • Capacitação de interação com os demais campos científicos, de forma a estar capacitado para compreensão da natureza multifacetada dos problemas que envolvem o indivíduo.

Prof. Dra. Ana Cristina Resende

Pós-doutorado pela Unifesp (Departamento de Psiquiatria, com bolsa pela FAPESP); Doutora em Psicologia pela PUC-RS com bolsa Capes, Estágio de doutorado pela California School of Professional Psychology (AIU), em San Diego, Califórnia; Atualização em Rorschach SC com Barry Ritzler, Ph.D e Tony Sciara, PhD, (treinadores oficiais do SC nos EUA), Certificação internacional no Rorschach pelo Rorschach Performance Assessment System (R-PAS); Mestre em Psicologia e Psicóloga pela PUC-Goiás. Atualmente é professor adjunto da graduação e pós-graduação _stricto sensu _da PUC-Goiás, membro do Comitê de Ética da PUC Goiás, diretora do Instituto Goiano de Avaliação Psicológica (IGAP), professora dos cursos de pós-graduação em Avaliação Psicológica do Instituto de Pós-Graduação (IPOG), Vice-Presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo), Coordenadora do GT de Métodos Projetivos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro da International Society of the Rorschach and Projective Methods (ISR) e da Society for Personality Assessment (SPA). Tem conduzido pesquisas no Brasil de normatização, validação e fidedignidade do método de Rorschach no Sistema Compreensivo e no Rorschach Performance Assessment System (R-PAS), Zulliger SC, Pfister, Raven, com financiamentos pela FAPESP, FAPEG e CNPq, bem como tem publicado livros, artigos, capítulos de livros, e supervisionado trabalhos de mestrado, doutorado, graduação e iniciação científica na área de fundamentos e medidas da psicologia, especialmente com o Rorschach. Atua principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Perícia Forense, Personalidade, Psicopatologia, Método de Rorschach (SC, R-PAS), Orientação Profissional/Vocacional, Fundamentos e Medidas da Psicologia.

Nelson Hauck Filho

É Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco Itatiba (CAPES 6). Cursou a graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o mestrado e o doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve estudos investigando variáveis do contexto, do indivíduo e dos itens que explicam respostas a testes psicológicos, além de maneiras de minimizar vieses (desejabilidade social, grupo de referência e aquiescência) na avaliação psicométrica via autorrelato. Possui como temáticas de interesse psicopatia e comportamento antissocial, competências socioemocionais, uso de bebidas alcoólicas, vivências universitárias e Psicologia Evolucionista. Atua como Editor Associado da Revista Avaliação Psicológica na área de estatística e métodos psicométricos.

 

Seille Cristine Santos

Psicóloga pela UNESP (1987), Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009), com período na Universidade do Minho (2008), possui Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), especialização na Abordagem Centrada na Pessoa pela UniLaSalle (2000) e em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (1997). Tem experiência em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia Social, Psicologia Hospitalar e da Saúde, Avaliação Psicológica, Fundamentos e Medidas da Psicologia e na condução de pesquisas nessas áreas. É professora das disciplinas de Metodologia Científica e Avaliação Psicológica (instrumentos e técnicas de avaliação da estrutura e dinâmica psicológicas, incluindo as técnicas projetivas: Método de Rorschach e Teste de Zulliger). Orienta trabalhos relacionados à Avaliação Psicológica e seus instrumentos. As pesquisas que desenvolve almejam facilitar os processos que favoreçam o funcionamento ótimo do ser humano, sob o enfoque da prevenção e promoção da saúde, da estimulação das potencialidades e ampliação das capacidades humanas.

 

Cassia Aparecida Rodrigues

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007), possui Pós-graduação em Avaliação Psicológica e é Mestre em Psicologia (Área de Concentração Psicologia Forense), pesquisando indicadores do ZulligerZSC em policiais. Doutoranda em Psicologia com Ênfase em Avaliação Psicológica na Universidade São Francisco (Bolsista CAPES). Foi Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial CNPq (20142015), no projeto de inovação Modelo Sesi de Avaliação de Riscos Psicossociais. Psicóloga da Qualità Avaliações Psicológicas e Treinamentos. Professora convidada em cursos de Pós graduação, lecionando disciplinas das subáreas da Avaliação Psicológica. Atualmente é diretora e pesquisadora da Prisma Psicologia e Consultoria, executando projetos de pesquisa na área da saúde mental no trabalho. Membro da COPSOQ Internacional Network e associada ao Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP).

 

Fernanda Pizeta

Psicóloga pela FFCLRPUSP, Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, docente junto ao Curso de Psicologia da Universidade PaulistaUNIP, Pósdoutoranda junto ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP, Doutora em Ciências pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo Programa de PósGraduação do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP e Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo. Atuação, principalmente, nos seguintes temas: psicologia jurídica, saúde mental, desenvolvimento infantil, psicodinamismos familiares.

 

Fabiano Koich Miguel

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002) e especialização em Psicologia do Trânsito pela Universidade Cruzeiro do Sul (2003). Concluiu mestrado (2006) e doutorado (2010) em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco, com doutorado sanduíche na Universidade de Évora (Portugal) e na University of Toledo (EUA), desde então colaborando no Rorschach Performance Assessment System (RPAS). Tem experiência em clínica e na área acadêmica, atuando principalmente com os seguintes temas: construção de instrumentos, emoções e inteligência emocional, testagem adaptativa informatizada, inteligência e personalidade, sendo bolsista produtividade da Fundação Araucária (PR). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL). É parecerista ad hoc da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia, sendo também membro da Comissão em 2013. Foi pesquisador convidado na Università degli Studi di Torino (Itália) em 20152016.

 

Lucila Moraes Cardoso

Possui graduação em Psicologia (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Psicologia (área de concentração Avaliação Psicológica) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professora Adjunta do curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente com os Métodos Projetivos, em especial, Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC), Zulliger e Rorschach pelo Sistema Compreensivo e HouseTreePerson (HTP).

 

 

Fernando Padovan

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRPUSP), Mestrado e Doutorado em Ciências pelo departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRPUSP). Atualmente realiza pós-doutorado no departamento de Neurociências da Rosalind Franklin University of Medicine and Science (RFUMS, North Chicago, EUA) com projeto financiado pela “Parkinson’s Disease Foundation”. Possui experiência em distúrbios do movimento e estuda a neurotransmissão da via córticoestriatal nas doenças de Huntington e Parkinson. Estuda o papel dopamina, glutamato, óxido nítrico e fosfodiesterases nas discinesias induzidas pela LDOPA em modelos animais da doença de Parkinson.

 

Sônia Pasian

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1985), Aprimoramento em Psicologia Clínica de Orientação Dinâmica (FMRPUSP 1988), Mestrado em Filosofia (Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise) pela Universidade Federal de São Carlos (1993), Doutorado em Ciências (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo (1998), Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2011). Professora Associada da Universidade de São Paulo no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRPUSP), onde é Coordenadora do Centro de Pesquisas em Psicodiagnóstico, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FFCLRPUSP, entre outras atividades administrativas. Membro fundador da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo), foi Presidente da ASBRo (2007/2008) e membro da Diretoria desde sua criação (1993 até o presente), como Conselho Consultivo. Membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), exerce a função de Editora Associada da Revista Avaliação Psicológica. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e de Avaliação Psicológica, com ênfase em pesquisas de adaptação de instrumentos de avaliação psicológica ao contexto sociocultural brasileiro, investigando especialmente métodos projetivos. Trabalha como assessora científica da FAPESP, CNPq, CAPES, Conselho Federal de Psicologia e de vários periódicos nacionais e internacionais de reconhecido mérito.

 

Armante Campos Guimarães Neto

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2013) com estágio final na ênfase de Processos de Avaliação, Clínicos e de Saúde e Subênfase em Psicologia Clínica opção: Gestalt. Possui pós-graduação em Residência Multiprofissional em Saúde Área de Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Federal de Goiás e é concluinte da pós-graduação em Avaliação Psicológica do IPOG, em Goiânia-GO. Atualmente cursando Mestrado em Psicologia Área de Concentração: Avaliação Psicológica em Contextos de Saúde Mental pela Universidade São Francisco (CAPES 6). É habilitado no sistema online do teste HumanGuide. Dedica-se à estudos voltados a avaliação da personalidade utilizando métodos projetivos, em especial o Teste das Manchas de Tinta de Rorschach (Sistema Compreensivo e Rorschach Performance Assessment System).

 

Sonia Rovinski

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela (2003). Atualmente realizando Pósdoc junto ao GEAPAPUFRGS, com pesquisa sobre instrumentos de avaliação na área forense. Trabalhou como psicóloga no Sistema penitenciário do RS (19821993) e psicóloga perita judiciária no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (19932013). Atua na área da psicologia forense como perita e assistente técnica. Coordena o curso de Especialização em Psicologia Jurídica da Projecto Centro Cultural e de Formação (RS) e o curso de Especialização em Psicologia Jurídica do Instituto Sapiens (PR), sendo professora convidada em disciplinas de avaliação e perícia psicológica em cursos de pós-graduação na UFRGS, Unisinos, UNIGRADBahia, Universidade Potiguar de Natal CE, Universidade de Passo Fundo, Academia Judicial do TJSC e Academia Judicial do Tocantis. Realiza palestras e capacitação para psicólogos que trabalham em Tribunais de Justiça. Tem experiência na área de Psicologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, perícia forense, vitimização, psicologia jurídica e violência.

 

Giselle Pianowski

Graduada em Psicologia (2007) pela Universidade São Francisco (USF) em ItatibaSP, titulada Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica (2010) pela mesma instituição. Foco de pesquisas direcionado à avaliação da personalidade, destacadamente com o Teste das Manchas de Tinta de Rorschach e escalas de autorrelato. Atualmente é integrante do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental I (LAPSaMI) da USF como doutoranda, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e em parceria com a University of Toledo tem investido em pesquisas psicométricas com o Rorschach Performance Assessment System (RPAS). Junto ao Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LABaPE) da USF, tem também desenvolvido estudos com escalas voltadas para a avaliação de manifestações patológicas da personalidade, das quais destaca-se o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP). Atua como professora de especialização em avaliação psicológica e no desenvolvimento de pesquisas em saúde mental.

 

Anna Elisa Villemor-Amaral

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), com mestrado (1990) e doutorado (1996) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM), tendo desenvolvido suas teses na área de Distúrbios da Comunicação e da Avaliação Psicológica por meio de métodos projetivos, no contexto de saúde, atendimento hospitalare psicossomática. Fez pós-doutorado na Universidade da Savoia na França em 2003, trabalhando na perspectiva da Psicopatologia Fenômeno Estrutural. Psicóloga clínica com atuação em Psicanálise e Psicodiagnóstico. Foi membro do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise e fez diversos cursos de aperfeiçoamento em psicodiagnóstico. Atualmente é Professora Associada Doutora do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco e líder do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica em Saúde Mental. É também professora da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia da saúde e psicopatologia com Métodos Projetivos, especialmente o Rorschach, Pfister e Zulliger, sendo Bolsista Produtividade CNPq. Presidiu a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos no período de 2002 a 2006 e hoje é membro de seu conselho consultivo. Foi coordenadora do GT de Métodos Projetivos da ANPEPP de 2008 a 2012. Membro da International Rorschach Society e da Society for Personality Assessment.

 

Carolina Cardoso De Souza

Mestre em Psicologia (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Avaliação Psicológica (2014). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010). Docente do curso de graduação em Psicologia da PUC Goiás. Tem experiência na área da avaliação psicológica, atuando especialmente com avaliação de personalidade em atendimento clínico, orientações e supervisões de profissionais.

  •  Dupla Certificação!

  • Certificado de Especialista
  • Certificação em RORSCHACH pela (ASBRo)  Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos

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