MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário

Conteúdo

  1. Sistema Tributário Nacional
  2. Elaboração das Demonstrações Contábeis
  3. Contabilidade e Análise de Custos
  4. Metodologia do Trabalho Científico
  5. Administração Financeira
  6. Contabilidade Gerencial
  7. Fundamentos do Direito Empresarial
  8. Controladoria Empresarial
  9. Planejamento Tributário I
  10. Gestão Trabalhista e Previdenciária
  11. Gestão dos Tributos Diretos
  12. Planejamento Estratégico
  13. Gestão dos Tributos Indiretos
  14. Reorganizações Societárias: Aquisições, Fusões, Cisões e Incorporações
  15. Auditoria Fiscal e Tributária
  16. Gestão do Serviço Público de Escrituração Digital (Sped)
  17. Contabilidade Societária
  18. Gestão dos Tributos sobre o Comércio Exterior
  19. Planejamento Tributário II
  20. Perícia Contábil

Carga horária total: 480h/a

APRESENTAÇÃO

É sabido que os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior. Com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário, pois a carga tributária pode ser um diferencial no momento de elaboração do preço de venda, tornando algumas empresas menos competitivas em função do seu alto gasto de produção.

Segundo o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, no Brasil, em média, 33% do faturamento empresarial é dirigido ao pagamento de tributos. Somente o ônus do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro das empresas pode corresponder a 51,51% do lucro líquido apurado. Da somatória dos custos e despesas, mais da metade do valor é representada pelos tributos. Assim, imprescindível a adoção de um sistema de economia legal. Planejar tributos é um direito tão essencial quanto planejar o fluxo de caixa, fazer investimentos, etc.

O planejamento tributário tem um objetivo a economia (diminuição) legal da quantidade de dinheiro a ser entregue ao governo. Os profissionais da área contábil/gestão necessitam cada vez mais de conhecimento para trabalhar essa redução de tributos de forma legal, haja vista a complexidade do sistema tributário brasileiro.

Diante desse contexto, o curso está estruturado com vistas a capacitar os alunos em uma formação especialista, erguida não só para o contexto técnico, com a abordagem das normas nacionais do sistema tributário, mas também para um conjunto de competências fundamentais para se ter sucesso na vida profissional. O conjunto de disciplinas e atividades programadas para o curso deverá proporcionar ao aluno, o exercício de sua profissão em um ambiente tecnológico econômico em constante evolução e sofisticação.

O curso consiste de uma proposta inovadora, que busca o inter-relacionamento entre as áreas do Direito, da Administração, da Contabilidade e da Economia de modo a dar ao participante do curso uma visão ampla da estrutura tributária brasileira, bem como os modos de tratar as questões tributárias dentro dos diversos contextos. Apresenta uma divisão entre as áreas, de modo a contemplar o processo tributário legal, o tratamento contábil e o planejamento dos tributos e a influência da estrutura tributária na vida financeira.

OBJETIVOS

Gerais

O curso tem como objetivo preparar o aluno para dominar as práticas fiscais e tributárias capacitando-os a identificar alternativas e desenvolver estratégias que, de acordo com a legislação tributária vigente, contribuam para a melhoria da competitividade e do desempenho das empresas.

Analisar as práticas de gestão tributária e oferecer ao profissional um material que reúne teoria e prática em dose adequada para a compreensão do planejamento tributário preventivo. Compreender os objetivos do planejamento tributário; avaliar riscos relacionados ao planejamento tributário; compreender as fases do planejamento tributário; entender como evitar riscos inerentes aos processos de implementação; reconhecer as diversas técnicas do planejamento tributário; identificar oportunidades relacionadas ao planejamento tributário.

Específicos

Os objetivos a serem alcançados nesse curso serão:

  • Identificarem oportunidades de planejamento tributário;
  • Avaliarem riscos advindos de planejamentos tributários propostos por terceiros;
  • Compreenderem as principais fases e instrumentos do processo tributário;
  • Planejarem o contencioso tributário da empresa.
  • Propiciar aos gestores e profissionais da área fiscal e tributária uma formação sólida e consistente com as necessidades dos profissionais que buscam aperfeiçoar os seus conhecimentos e desenvolver competências técnicas e gerenciais para atuação na gestão fiscal e planejamento tributário empresarial;
  • Dominar as práticas fiscais e tributárias no desempenho de atividades jurídico-contábeis;
  • Atribuir conhecimentos sólidos, teóricos e práticos, objetivando o desempenho de cargos e o exercício de funções inerentes à auditoria fiscal, no setor público, e à gerência de tributos, no setor privado;
  • Capacitar os participantes a conhecer a legislação tributária nas esferas federal, estadual e municipal;
  • Capacitar os participantes a utilizar a gestão tributária como forma de minimizar o impacto dos tributos no resultado das organizações;
  • Preparar profissionais de alto nível para a gestão ou apoio técnico na área de tributos nas empresas;
  • Informar sobre meios e processos de racionalização dos procedimentos tributários aplicáveis nas operações industriais, negócios mercantis e nas prestações de serviços, com vistas à eliminação de contingências fiscais;
  • Articular critérios aptos a solucionarem conflitos de incidência tributária no dia a dia operacional das empresas a partir de informações sobre as melhores práticas e técnicas mais eficazes técnicas de controle tributário nas empresas.

 

PÚBLICO-ALVO

Advogados, contadores, administradores, controllers, economistas, consultores, auditores, empresários, investidores, executivos e estudantes que atuam ou desejam atuar na área de gestão fiscal e planejamento tributário.

Profissionais com graduação superior que atuam ou desejam atuar na área fiscal e tributária de organizações empresariais, para uma atuação eficaz na gestão fiscal e no planejamento tributário.

 

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Com o aprofundamento do conhecimento do profissional no relacionamento do planejamento tributário com o sistema tributário brasileiro e as normas gerais do Direito Tributário, o especialista estará apto a exercer função na análise do planejamento tributário empresarial e na tributação sobre a renda, patrimônio, consumo, bem como na tributação internacional.

Proporciona ao cliente a segurança e a tranquilidade necessárias para gerir seus empreendimentos com a menor oneração tributária possível.

É responsável pelo acompanhamento das atualizações e demais atividades da empresa, relacionadas e impactadas pelo setor tributário, mais do que nunca vem auxiliando na tomada de decisões do negócio, garantindo a continuidade da empresa.

Elabora o conjunto de medidas contábeis, judiciais ou administrativas dentro do âmbito da legalidade, que têm por objetivo suprimir, minimizar ou adiar o próprio fato gerador do tributo. Tais ações ocorrem ao evitar a incidência do imposto, reduzir o montante do tributo e retardar o pagamento dele sem ocorrência de multa. Essas operacionalizações atuam essencialmente em três âmbitos: empresarial, administrativo e no próprio Poder Judiciário. Todas essas esferas de atuação estão interligadas e dependem umas das outras para que o planejamento tributário seja estabelecido de modo bem-sucedido e efetivo nos negócios.

Entre as atividades atuará como:

  • Planejamento Tributário: Planejamento que utiliza métodos legais para diminuir o peso da carga tributária. Respeitando o ordenamento jurídico, fazer escolhas prévias (antes dos eventos que sofrerão agravo fiscal) que permitem diminuir o impacto tributário para a empresa. Realiza diagnóstico de riscos buscando minimizar a exposição à contingências fiscais.
  • Assessoria Consultiva (consultoria tributária): Análise, parecer e sugestões de economia fiscal de situações específicas.
  • Assessoria Contenciosa e Ações judiciais movidas pelo Fisco: Apresentação de defesas administrativas e judiciais em ações de execuções fiscais municipais, estaduais e federais visando defender o patrimônio de clientes e excluir a responsabilidade dos sócios.
  • Regularização de Pendências: Efetua regularização de pendências e obtenção de Certidão Negativa de Débitos ou ainda Certidão Positiva com efeitos negativos.
  • Atendimento à fiscalização tributária: Orientação no atendimento à fiscalização tributária.

 

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DO CURSO

O aumento da concorrência das empresas, promovida principalmente pela globalização, pela complexidade empresarial, pelas exigências no mercado de produtos e serviços de qualidade a preços compatíveis, traz a necessidade de efetividade nos controles e minimização de riscos, para a manutenção e o desenvolvimento da empresa, mediante avaliação das demonstrações e seus respectivos controles.

O curso de MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário discute assuntos como a isenção, a suspensão ou a redução das cargas fiscal e tributária das organizações, visando sempre à maximização da economia fiscal e a prevenção de contingências, em variadas situações de estruturação da empresa. A governança tributária trata-se de um conjunto de procedimentos de gestão que visam à coordenação, o controle e a revisão dos processos tributários – atividades que estão diretamente ligadas à estruturação das empresas.

Os programas são permanentemente atualizados para manter a sintonia com o mercado de trabalho, e uma infraestrutura com salas de aulas equipadas com projetores multimídia de última geração e wi-fi ilimitado.

Cursando a Pós-graduação, você terá oportunidade de conhecer e trocar informações profissionais, com colegas e docentes que possuem sólida experiência acadêmica e profissional, ampliando seu networking.

O curso é modular, portanto, ao término de cada módulo você receberá uma certificação que melhora continuamente sua qualificação para o mercado de trabalho.

SILVIO APARECIDO CREPALDI

Doutor em Direito com especialidade em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa – Portugal; mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA; graduado em Direito pela Universidade Jose do Rosário Vellano (Unifenas – Alfenas-MG) e em Ciências Contábeis e Administração pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Varginha (Faceca – Varginha-MG).

Docente de cursos de graduação e de pós-graduação de diversas Universidades e Faculdades do Brasil; docente do MBA do DALMASS/GAP, da Cenofisco – Centro de Capacitação Profissional, do ESP – Instituto de Especialização do Amazonas – ESP, instrutor da Catho e-Learning, nos cursos de Auditoria Contábil e Contabilidade Financeira e Gerencial.

É avaliador de cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis e Direito, e Avaliador de instituições de ensino superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP – MEC).

Atua como Perito do Juiz do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais e da Justiça Federal – Subseção Judiciária de Uberlândia-MG; e representante docente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário; e parecerista ad hoc e avaliador da Revista CEJ, do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal; e parecerista e avaliador de artigos da Revista de Direito GV Law Review, parecerista do Guia do Estudante – Editora Abril, e membro do Conselho Editorial das revistas da FABES, da Revista Ciências Sociais em Perspectiva, da Revista Agronegócios Online; da Revista Direito em Debate da UNIJUI, da Revista Rumos do UNICERP, da Revista Contabilidade Vista e Revista da FACE/UFMG, da Revista Amplitude da Faculdade Ajes – Juina-MT; e sócio-proprietário da Crepaldi Advogados Associados – Corporate and Tax Lawyer – Uberlândia-MG. É integrante do Banco de Palestrantes cadastrados do Conselho Federal de Contabilidade – CFC e, do Conselho Regional de Contabilidade do Piaui – CRC PI. É avaliador ad hoc de artigos para o Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Autor da Editora Atlas de: Contabilidade Rural – uma abordagem decisorial; Curso Básico de Contabilidade; Curso Básico de Contabilidade de Custos; Contabilidade Gerencial – teoria e prática; Auditoria Contábil: teoria e prática.

Autor da Editora Saraiva de: Planejamento Tributário: teoria e prática, Orçamento Público: planejamento elaboração e controle, Contabilidade Fiscal e Tributária: teoria e prática e Auditoria Fiscal e Tributária.

SILVIO APARECIDO CREPALDI

Doutor em Direito com especialidade em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa – Portugal; mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA; graduado em Direito pela Universidade Jose do Rosário Vellano (Unifenas – Alfenas-MG) e em Ciências Contábeis e Administração pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Varginha (Faceca – Varginha-MG).

Docente de cursos de graduação e de pós-graduação de diversas Universidades e Faculdades do Brasil; docente do MBA do DALMASS/GAP, da Cenofisco – Centro de Capacitação Profissional, do ESP – Instituto de Especialização do Amazonas – ESP, instrutor da Catho e-Learning, nos cursos de Auditoria Contábil e Contabilidade Financeira e Gerencial.

É avaliador de cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis e Direito, e Avaliador de instituições de ensino superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP – MEC).

Atua como Perito do Juiz do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais e da Justiça Federal – Subseção Judiciária de Uberlândia-MG; e representante docente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário; e parecerista ad hoc e avaliador da Revista CEJ, do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal; e parecerista e avaliador de artigos da Revista de Direito GV Law Review, parecerista do Guia do Estudante – Editora Abril, e membro do Conselho Editorial das revistas da FABES, da Revista Ciências Sociais em Perspectiva, da Revista Agronegócios Online; da Revista Direito em Debate da UNIJUI, da Revista Rumos do UNICERP, da Revista Contabilidade Vista e Revista da FACE/UFMG, da Revista Amplitude da Faculdade Ajes – Juina-MT; e sócio-proprietário da Crepaldi Advogados Associados – Corporate and Tax Lawyer – Uberlândia-MG. É integrante do Banco de Palestrantes cadastrados do Conselho Federal de Contabilidade – CFC e, do Conselho Regional de Contabilidade do Piaui – CRC PI. É avaliador ad hoc de artigos para o Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Autor da Editora Atlas de: Contabilidade Rural – uma abordagem decisorial; Curso Básico de Contabilidade; Curso Básico de Contabilidade de Custos; Contabilidade Gerencial – teoria e prática; Auditoria Contábil: teoria e prática.

Autor da Editora Saraiva de: Planejamento Tributário: teoria e prática, Orçamento Público: planejamento elaboração e controle, Contabilidade Fiscal e Tributária: teoria e prática e Auditoria Fiscal e Tributária.

 

MARIA LUCILENE SILVA AGUIAR

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2004). Especialização em Contabilidade e Controladoria pela PUC/SP (2000). Especialização em Contabilidade Empresarial pela PUC/SP (1997). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia (1994). Coordenadora e Professora dos Cursos de Pós Graduação de Gestão Tributária e Contabilidade Digital e Auditoria e Perícia Contábil da DALMASS Serviços Educacionais a partir de 08/2015. Coordenadora e Professora do MBA Executivo em Contabilidade Digital e Tributária pelo ESP – Instituto de Esp. Do Amazonas. Professora de Graduação e Pós Graduação da Universidade da Amazônia- UNAMA, no período de 02/1998 a 02/2016. Exerceu a Função de Assistente Técnica nos Cursos de Pós-Graduação de Auditoria e Perícia Contábil, Auditoria e Controladoria e Gestão Tributária da UNAMA, no período de 08/2009 a 07/2015. Instrutora de cursos de Extensão na Escola de Governo do Estado do Pará. Exerceu a função de Presidente do Conselho Fiscal da FIDESA, mandato de 2012-2014. Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da UNAMA no período de janeiro/2008 a Julho/2009. Integrou na Comissão Própria de Avaliação – CPA, CONSUN, COSEPE, CONCESA da UNAMA. Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará no período de 01/2006 a 01/2009. Sócia Administradora da Empresa Expertise Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda; Experiência em Consultoria, assessoria e treinamentos empresariais nas áreas: Contábil, fiscal, trabalhista e societária e experiência na área de gestão educacional.

 

JULIANO LIMA SOARES

Pós-doutorado (em andamento 2017/2018) em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP orientado pelo professor Dr. Sérgio de Iudícibus, Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Positivo (PMDA) com período sanduíche no William James Research Center – ISPA – Portugal, com ênfase em Estratégia Empresarial e Gestão da Inovação, Mestre em Administração de Empresas, na linha de pesquisa de Gestão Estratégica das Organizações pela Instituição de Ensino de Minas Gerais -SIEMG/FEAD (01/2012-conclusão 08/2013), Pós-Graduação (Especialização) em Controladoria (2010) e Docência no Ensino Superior (2012), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (2009).

Atualmente, é professor e pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração PMDA da Universidade Positivo e Coordenador do curso de Ciências Contábeis na Escola de Gestão, Comunicação e Negócios e líder do grupo de pesquisa Prática e Ensino de Gestão Organizacional (PEGO) do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Atuou como professor de graduação e especialização, coordenador de curso e pesquisador estratégico na Coordenação de Estratégia e Inteligência Acadêmica CEIA da Universidade Positivo e na Universidade de Cuiabá, campos de Sorriso-MT, foi coordenador do curso de Ciências Contábeis e das pós graduações em gestão empresarial.

Atua como avaliador de artigos em congressos científicos como o ENANPAD, SEMEAD, Congresso Internacional de Administração ADMPG, CONBREPRO – Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. É autor de livro e  parecerista da Revista de Administração e Inovação – RAI – Revista  USP, RAM – Revista de Administração Mackenzie.

Seu interesse de pesquisa está lotado nas temáticas: a) Estratégia Empresarial e Competitividade; b) Gestão da Inovação – especialmente Ambidestralidade Organizacional; c) Contabilidade para Usuário Interno (Controladoria, Contabilidade Gerencial e de Custos).

 

RICARDO BORGES DE REZENDE

Mestre pelo Programa Multi-institutcional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UNB/UFPB/UFRN (2013). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás (2001). Especialista em Auditoria e Gestão Governamental (PUC-GO/PECON – 2004) e, Análise e Auditoria Contábil (PUC-GO/CRC-GO – 2005). Professor dos cursos de Pós-graduação da Faculdade UNIALFA, da PUC-GO, da UniEvangélica e outros institutos de pós-graduação.

Gestor de Finanças e Controle do Governo do Estado de Goiás, atuando como Superintendente da Contabilidade-Geral da Secretaria da Fazenda e Contador Geral do Estado de Goiás.

Atua ainda, como Perito Contábil Judicial na Comarca de Anápolis-GO e na Comarca de Brasília-DF.

Tem experiência nas áreas de Análise e Auditoria Contábil, Gestão Financeira, Gestão de Custos, Perícia, Controladoria, Planejamento Tributário, Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Análise das Demonstrações Contábeis.

Teve pesquisa premiada no VI Prêmio SOF de Monografias como a melhor na temática: qualidade do gasto público.

Suas pesquisas são desenvolvidas na área de evidenciação de relatórios financeiros, evidenciação de relatórios de responsabilidade social e relatórios de prestação de contas à conselhos de saúde.

 

EMERSON MUNIZ FREITAS

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2011) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2008). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Auditoria, Informática aplicada à Contabilidade, Sistemas de Gestão Integrada, Contabilidade para usuários internos e Gestão de Custos.

Experiência como docente nas disciplinas Contabilidade Geral e Societária, Auditoria, Análise das Demonstrações Contábeis e, atualmente, ministrando as disciplinas Práticas Contábeis, Aquisições e Reestruturações Societárias e Mecanismos das Instituições Financeiras, no Centro Universitário Internacional Uninter.

Além da docência, possui experiência profissional na gerência de Controladoria em empresa de grande porte e como auditor independente, atuando em Big Four, atendendo entidades de diferentes segmentos.

 

PAOLLA DAS GRAÇAS FELIX MUNARIM HAUSER

Contadora pelo Centro Universitário UniBrasil, Auditora registrada no CNAI nº 4640, é mestranda em Contabilidade Tributária pela Fucape – Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças, especialista tributária pela Faculdade de Educação Superior do Paraná – FESP e pós-graduanda em Direito Tributário no Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET. Atualmente é Gerente Tributária na Russell Bedford Brasil – Valuconcept Auditores Independentes atuando na área de auditoria e consultoria tributária e previdenciária e também Professora de graduação e pós graduação – presencial e à distância – do Centro Universitário Internacional Uninter. Iniciou a carreira contábil em 2003, em departamento de pessoal e recursos humanos adquirindo experiência em diversos setores do mercado. Em 2011 passou a atuar como Consultora de Tributos Federais, Contabilidade e Societário, bem como, a ser Redatora de Publicações Periódicas, e Palestrante em cursos e treinamentos profissionalizantes relacionados aos assuntos tributários atuais. Em 2013, simultaneamente com sua profissão, ingressou na carreira acadêmica como professora.

 

VIVIANE DA COSTA FREITAG

Técnica em Contabilidade pelo Colégio Estadual Santo Agostinho CESA (1992). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE (2004). Concluiu mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná UFPR (2008). Cursando Doutorado em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (2015) Experiência profissional na área de Administração, e Contabilidade. Avaliador do Guia do Estudante desde 2014. Experiência em coordenação de curso. Professora Universitária desde 2007 em cursos presenciais e à distância em nível de graduação e especialização. Disciplinas Ministradas: Contabilidade Introdutória para contadores e não contadores, Análise das Demonstrações Contábeis, Contabilidade Societária, Teoria da Contabilidade, Contabilidade e Análise de Custos e Tópicos Especiais em Contabilidade. Interesses de Pesquisa na área de Controle de Gestão e Tópicos Contemporâneos.

 

LUÍS CARLOS SHIBASSAKI DE FIGUEIREDO

 

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003).

Especialização em AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL pela Universidade Católica Dom Bosco (2011). Atualmente é PERITO OFICIAL CRIMINAL DO ESTADO DE MATO GROSSO. Professor de Cursos Preparatórios para Concursos, entre eles FYTTACONCURSOS e CURSO DOMÍNIO. Professor das disciplinas AUDITORIA, CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA, CONTABILIDADE AVANÇADA, PERÍCIA CONTÁBIL, TEORIA GERAL DA CONTABILIDADE e CONTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES DE CAPITAL ABERTO da UNIC – CUIABÁ. Professor de PÓS-GRADUAÇÃO a nível de especialização tendo ministrado aulas na UNIC-CUIABÁ, UNIC-TANGARÁ e UNIC-SINOP. Participação em Treinamento no INSTITUTO NACIONAL DE CRIMINALÍSTICA da POLÍCIA FEDERAL na área de PERÍCIA CRIMINAL CONTÁBIL (2015).

 

MAILA KARLING VIEIRA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Docente de Cursos de Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Cuiabá (UNIC), e docente de diversos cursos de Pós Graduação e MBA na área de Contabilidade.

Atua na área de Consultoria e Assessoria fiscal e tributária; Consultoria na área de Custos e formação de preço de venda, e, no atendimento contábil a Entidades do Terceiro Setor, caracterizadas como Empreendimentos de Economia Solidária. Possui formação e atua com Modelo Cerne de Gestão voltado a assessoria de empreendimentos inovadores, incubadoras e aceleradoras de empresas e startups.

 

MARCELO ALMEIDA SOUZA

Graduado em Ciencias Contábeis pela FVC – Fundação Visconde de Cairu (Salvador/BA) e Processamento de Dados pela FRB – Faculdade Rui Barbosa (Salvador/BA) – Pós-Graduado em Controladoria e Administração Financeira. Especializações em (Gestão Estratégica de Marketing) e (Sistema de Informações Gerenciais). Mestrado em Contabilidade e Auditoria pela UNISAL.

Na atividade relacionada a Educação e Ensino superior, experiência como Professor com passagens por diversas universidades, tais como:  ICE (Instituto Cuiabano de Educação), UNIC – Universidade de Cuiabá, UNEMAT (Universidade de Mato Grosso – Campus Tangará da Serra), UNITAS (União das Faculdades de Tangará da Serra), CEPROTEC (Tangará da Serra); IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso FAIS (Faculdade de Sorriso), atualmente como professor titular das faculdades UNIVAG (Universidade de Várzea Grande) ICEC – Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (Coordenador do Curso de Ciências Contábeis; IESMT – Instituto de Ensino Superior de Mato Grosso.

Como profissional Contador, experiência de 20 anos nas áreas de Auditoria Independente e Administração Financeira, com ênfase em Controladoria de Processos e Planejamento Estratégico.

EMPRESAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE – BACAL e AUDICONT – Auditor Independente. Atuando nas áreas: Contábil e Fiscal, envolvendo; Auditoria Operacional, Assessoria técnica e financeira, todos os processos de Auditoria Independente tanto na Bahia quanto em outros estados. Empresas públicas e privadas. Chegando ao cargo de Auditor Sênior, habilitado pelo CVM.

Auditor Interno da Multinacional ELEVADORES ATLAS SCHINDLER S/A na filial do Nordeste (Sede Salvador/BA) Atuando como responsável do setor contábil (Lucro Real), análise e auditoria interna, análise de contratos, auditoria de financiamentos de saldos devedores e demais rotinas financeiras. Implantação do Sistema SAP na incorporação da empresa Atlas pela Schindler, (Sistema Operacional das maiores Multinacionais do Mundo). Curso de especialização em SAP na cidade do Rio de Janeiro/RJ, ministrado na Fábrica de Elevadores Atlas Schindler, através de investimento da empresa Elevadores Atlas Schindler S/A.

 

WILSON ANTUNES DE AMORIM

Doutorando em Gestão de Empresas pela Universidad Nacional de Missiones (AY), Mestre em Liderança e Administração pela UNISA (SP) MBA em Gestão Estratégica Organizacional e Liderança pela UNISA (SP), Mestrado em Contabilidade pel FACIPAL (PALMAS/PR) Pós Graudado em Contabilidade Gerencial pela FACIPAL (PALMAS/PR), Bacharel em Ciências Contábeis pela FACIPAL (PALMAS/PR).

Docente de cursos de graduação, Pós Graduação, MBA´s em diversas Universidades e Faculdades do Brasil (Opet/Pr / FAE Busines School/Pr, UNESC/RO, AJES/RO, FAP/RO. Professor Convidado para Ministrar curso de Análise e Gestão de Custos e Comunicação Empresarial pela UNIVERSIDAD AUTONOMA DE ASSUNCION (PY).

Atua como Consultor de Empresas nas áreas de Custos, Contabilidade Gerencial, Liderança e Gestão de Equipes, Liderança e Gestão de Conflitos, Contabilidade Societária e Avaliação de Empresas. É parecerista do Guia do Estudante – Editora Abril, É integrante do Banco de Palestrantes e Consultores cadastrados no SEBRAE

Ministrou palestras em diversas Empresas e Faculdades, versando sobre Liderança, Relacionamentos Interpessoais e Relações de Poder, e assuntos diversos.

 

ELOI PRATA ALVES JUNIOR

Profissional com 15 anos de experiência na área contábil, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia (2002). Professor Substituto da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA. Participa do quadro de Professores do MBA em Gestão Tributária e Contabilidade Digital Dalmass/Gap/Cambury. Participa do Quadro de Professores do MBA Executivo em Contabilidade Digital e Tributária do Instituto de Especialização do Amazonas – ESP. Exerceu a função de Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade da Amazônia no período de Janeiro/2013 a Março/2015, Participou do quadro de professores do curso de graduação e Pós-graduação Lato Sensu da Unama de Fevereiro/2005 até Fevereiro/2016, 6 Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação e Gestão Educacional.

 

MÁRCIA ROSANE FREY

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1987) e Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1997/2015). Membro colaborador do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Ensino da Contabilidade e Contabilidade Socioambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Contabilidade, Contabilidade Socioambiental, Sustentabilidade e Metodologia da Pesquisa em Contabilidade.

 

LAÉRCIO ROGÉRIO FRIEDRICH

Empresário Contábil, professor e ex-coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade de Santa Cruz do Sul/RS. Professor em Cursos de Pós Graduação em todo Brasil e Coordenador do Curso de Pós Graduação em Gestão Estratégica Tributária na UNISC/RS, Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Custos e Mestre em Administração pela UNISC. Doutorando em Ciências Contábeis pela UNISINOS/RS. Mais 20 anos de experiência da área contábil, principalmente nas áreas de Contabilidade Societária, Gestão Estratégica de Custos, Controladoria e Planejamento Tributário.

 

LEONARDO GUSTAVO SCHNEIDER

Doutorando em Administração na área de Estudos Organizacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em Administração na área de Estudos Organizacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2013). Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2012). Bacharel em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2010). As principais áreas de interesse são Estudos Organizacionais, Estratégias Intra e Interorganizacionais, Internacionalização de Empresas e Comércio Exterior. Desde 2012 é Professor do Departamento de Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

 

SILVANO ALVES ALCANTARA

Possui graduação em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atualmente é professor em graduação e pós-graduação em educação presencial e à distância pelo Centro Universitário Internacional-Uninter, em pós-graduação pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná, no ensino presencial. É coordenador dos cursos de pós-graduação em Direito na modalidade semipresencial e à distância, pelo Centro Universitário Internacional-Uninter. É advogado, e atua nas áreas tributária, empresarial e trabalhista. Doutorando em Direito pela Universidad Católica de Santa Fé/Argentina. Autor de algumas obras de Direito.

 

DANIELA VARGAS OLIVAREZ RODRIGUES

Graduada em Direito pela UNIC/MT. Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá/RJ e Didática do Ensino Superior, pela Faculdade Afirmativo/MT. Atualmente é professora de Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Processual Civil, Legislação Previdenciária, Direito Tributário e Direito Empresarial no Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura – ICEC e IES/MT. Atua em diversos cursos preparatórios, de extensão e cursos de Pós-graduação na área de direito.

 

CLAUDIA MARCHETTI DA SILVA

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Metodista de Piracicaba; Consultora Tributária, especialista em Direito Tributário pelo IBET/SP, palestrante, professora de Direito Tributário e Direito Constitucional da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba, professora de Direito Tributário no MBA do Instituto de Pós Graduação e no MBA do Conselho Empresarial Tributário Brasileiro (CONFEB).

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