Farmácia Oncológica & Hospitalar

APRESENTAÇÃO:

A farmácia hospitalar e a farmácia das clínicas oncológicas são órgãos de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, onde se desenvolvem atividades ligadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares. Discussões do Grupo de Trabalho no Ministério da Saúde criado pela Portaria Nº 2.139, de 27 de julho de 2010, que tiveram como finalidade elaborar diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de Farmácias Hospitalares no âmbito de Hospitais, Clínicas e estabelecimentos congêneres. Considerando a necessidade de criar mecanismos que contribuam para a melhoria contínua da qualidade da assistência à saúde prestada aos pacientes. Considerando a importância da promoção de medidas que garantam o uso racional de medicamentos e demais produtos para a saúde. Considerando a importância de estabelecer diretrizes que garantam melhorias na gestão, de modo que as instituições operem com maior eficiência e qualidade. Considerando as Resoluções CFF 492/08 e 568/12, que regulamentam o exercício profissional em Farmácias Hospitalares. Considerando a Portaria Nº 4.283/10, que aprova as diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de Farmácia no âmbito dos hospitais. Considerando a Lei Federal 13.021/14, que normatiza os funcionamentos das Farmácias Hospitalares e de Clínicas Oncológicas. Em Maio de 2016 foi aprovada pelo plenário do CFF resolução que obriga aqueles que desejam atuar na área de oncologia a ter pós graduação na área. O Instituto ESP oferece o curso de Farmácia Oncológica & Hospitalar para que capacite o profissional farmacêutico a exercer plenamente seu âmbito Profissional e ter uma visão focada nas atividades hospitalares. Este curso dispõe de corpo docente altamente capacitado e qualificado, bem como infraestrutura adequada para que os alunos possam aproveitar ao máximo todas aulas e atividades que serão oferecidas.

 

OBJETIVOS:

– Fornecer ao profissional farmacêutico conhecimentos e habilidades, para o fortalecimento e aprimoramento das ações da assistência farmacêutica no âmbito hospitalar e de clínicas oncológicas, tendo como eixos estruturantes, a segurança e a promoção do uso racional dos medicamentos e de outras tecnologias em saúde.

– Oferecer mecanismos para que o farmacêutico seja capaz de elaborar projetos estruturados com protocolos adequados, e estabeleça diretrizes que garantam melhorias na gestão, de modo que as instituições de saúde operem com maior eficiência e qualidade.

– Formar farmacêuticos oncológicos e hospitalares capacitados à exercerem atividades de gestão e farmácia clínica;

– Formar farmacêuticos críticos para que sejam diferenciados, favorecendo seu crescimento profissional.


PÚBLICO-ALVO:

Este curso é dirigido a profissional farmacêutico atuante ou que esteja interessado no mercado farmacêutico hospitalar e de clínicas de oncologia, e/ou queira ser responsável técnico por farmácia privativa de hospital, clínica oncológica e/ou outros serviços farmacêutico compatível.

DISCIPLINAS:

1 – Organização Farmacêutico-Hospitalar: Implantação, Estruturação e Logística de Farmácias
Hospitalares e de Clínicas Oncológicas
2 –  Sistemas de Distribuição, Padronização e Dispensação de Medicamentos e Produtos para a Saúde
3 – Ferramentas da Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica Oncológica e Hospitalar
4 –  Fisiopatologia do Câncer e biologia molecular das doenças neoplásicas
5 –  Farmacocinética Clínica Aplicada a Farmácia Oncológica e Hospitalar
6 – Seguimento Farmacoterapêutico de Pacientes Oncológicos
7 – Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia no Âmbito da Oncologia e Hospitais Gerais e
especializados
8 – Farmacoterapia Oncológica
9 – Segurança do Paciente focado nas Reações adversas, Interações Medicamentosas e Erros de
Medicação
10 – Farmacoterapia Aplicada as doenças prevalentes na Farmácia Hospitalar I
11 – Farmacoterapia Aplicada as doenças prevalentes na Farmácia Hospitalar II
12 – Central de Preparo de Medicamentos Parenterais
13 – Manipulação de Medicamentos Oncológicos I
14 – Manipulação de Medicamentos Oncológicos II
15 – Terapia Nutricional Parenteral e Enteral
16 – Terapia Baseada em Medicamentos Biológicos e Biossimilares
17 – Controle de Infecções na Oncologia e Unidades Hospitalares
18 – Implantação de Gestão da Qualidade na Saúde
19 – Gestão de Carreira e Marketing Pessoal
20 – Metodologia do Trabalho Científico

Carga Horária 480 h

COORDENAÇÃO:

 

Vandré Mateus Lima – Farmacêutico há 18 anos pela Universidade Camilo Castelo Branco – SP. Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Atenção Farmacêutica pela Faculdade de Medicina do ABC; Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH; Oficial Farmacêutico da Ativa da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Professor do Curso de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Medicina do ABC (SP) nas disciplinas de Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar, Deontologia e Legislação Farmacêutica, e Administração e Economia Farmacêutica; Coordenador e Professor do curso de Pós-Graduação Atenção Farmacêutica e Farmacoterapia Clínica da DALMASS; Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (gestão 2016/2017).

 


Marcelo Polacow Bisson
– Possui graduação em Farmácia Industrial pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP(1988), mestrado em Farmacologia e Terapêutica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP (1991) e Doutorado em Farmacologia e Terapêutica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP (1996). Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar – SBRAFH. Experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacoeconomia e Pesquisa de Desfechos, Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar e Atenção Farmacêutica, atuando principalmente nas seguintes temas: farmácia hospitalar, atenção farmacêutica, farmácia comunitária e administração de empresas farmacêuticas e hospitalares.  Membro da SBRAFH e membro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcome Research (Brazilian Chapter). Ganhador de menção honrosa no Prêmio Nacional de Incentivo à promoção do uso racional de medicamentos (edição 2010). Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (gestão 2014/2015) e atual Diretor Técnico Cientifico da SBRAFH (gestão 2016/2017)

CORPO DOCENTE:

 

Adryella de Paula Ferreira Luz – Farmacêutica-Bioquímica. Mestre em Infectologia pela Universidade

Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora dos Cursos Dalmass.

 

Aline Palmeira – Farmacêutica pela Universidade de Guarulhos (UNG), Gerente Administrativa do Hospital Santa Marcelina (São Paulo-SP), Especialista em Farmácia Clínica pela Universidade Gama Filho, Professora de pós graduação.

 

Ana Elisa Prado Coradi – Farmacêutica graduada em Ciências Farmacêuticas pela Fundação do ABC (2004). Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Atenção Farmacêutica pela Fundação do ABC. Professora do curso de Ciências Farmacêuticas da FUABC. Professora de Pós- graduação na Área de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Atenção Farmacêutica.

 

André Luiz de Moura – Possui graduação em Farmácia e Especialização em Análises Clínicas pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP; Mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

 

Cárbio Almeida Waqued – Administrador de Empresas Publica e Privada pela PUC/GO e pós graduado em Administração em Marketing pela FAAP/SP, mestre em Engenharia de Produção ênfase em Planejamento Estratégico pela UFSC/ SC. Atualmente sou Consultor Associado da Merkado de Ideias  Estratégicas _ atuando nas áreas de Marketing e Planejamento, Coordenador do curso de MBA em Gestão Estratégica de Projetos e Competitividade e em Gestão e Analise Organizacional do IPECON/PUC_ GO, Professor do curso de Administração da PUC –GO, Professor da graduação em Administração do IPOG. Atuei como docente da Uni Anhanguera, Fundação Getúlio Vargas – ESUP e Unip/ Objetivo tanto para graduação quanto para pós graduação. Tenho larga experiência na área de Administração mercadológica, atuando principalmente na área de marketing das empresas: Pepsico/Pizza Hut, Shopping  Bougainville, Brasil Telecom/ Oi, Riclan/ Freegells, Plaza Doro Shopping/Tropical Brasil Brocker.

 

Daniel Sturaro – Graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1996) e Mestre em Ciências (Área de Concentração em Hematologia) pela Universidade de São Paulo (2005). Atuou como Farmacêutico Coordenador do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) durante 12 anos. Farmacêutico Responsável pelo Serviço de Oncohematologia e Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas da Bio Sanas, onde também atua como "Data Manager" estruturando trabalhos científicos na área. Atualmente é Diretor Associado da MAb Pharma Serviços Farmacêuticos e Traduções Médico-Científicas, e Consultor Técnico Científico. Docente do Centro Universitário São Camilo em São Paulo nas Disciplinas de Hematologia, Microbiologia e Biotecnologia no Curso de Graduação em Farmácia. Em cursos de Pós-Graduação é Docente no Centro Universitário São Camilo do Espírito Santo nas disciplinas de Bases Farmacológicas do Câncer e Modalidades Avançadas no Tratamento do Câncer, no INES-UNICSUL em Farmacologia em Oncologia e na Universidade Gama Filho nos cursos de Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Pertence ao quadro de revisores da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Tem experiência na área de Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica atuando em Oncologia, Oncohematologia e Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas.

 

Esfera Finkelfad – Graduada em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, Bacharelado e Licenciatura em Psicologia e Doutorado em Farmacologia, Setor Psicofarmacologia pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

 

Fabiana Albanese – Mestranda pela Faculdade de Medicina do ABC. Bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímica Oswaldo Cruz (1997). Experiência na área de Atenção Farmacêutica como docente em cursos de graduação e pós graduação e implantação de programas de seguimento farmacoterapêutico. Estágio internacional (Chile) na área de Atenção Farmacêutica. Professora de Pós Graduação do Ac. Camargo.

 

Gustavo Galvão de França – Farmacêutico-Bioquímico. Especialista em Farmácia Clínica Hospitalar pela Universidade de São Paulo. Farmacêutico Clínico da Clínica Médica do Hospital Universitário da USP.

 

Heder Frank Gianotto Estrela – Graduado em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP, 2002). Obteve título de Mestre em Biologia Funcional e Molecular (área de concentração: Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2007). Posteriormente, obteve o título de  Doutor em Ciências pelo programa de Pós-graduação em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2013). Atualmente é professor de Fisiologia e Farmacologia no Centro Universitário Padre Anchieta, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Soraia Guerra – Atualmente é Farmacêutica do Serviço de Farmácia do Hospital Infantil Cândido Fontoura – Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, Especialista – Farmacêutica da Coordenação de Vigilância em Saúde – Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental – Sub-gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador – Prefeitura Municipal de São Paulo e docente de vários Cursos de Pós Graduação na Área da Saúde.Vasta experiência na área Hospitalar, incluído processos de certificação de qualidade utilizando as ferramentas ISO e ONA. Consultora de marketing da indústria farmacêutica.

PRÉ-MATRÍCULA
Receba o Projeto e Proposta do Curso

Todos os campos são obrigatórios

Selecione o Curso

NOME completo

TELEFONE

E-MAIL

FORMAÇÃO