MBA Comércio Exterior e Legislação Aduaneira

GRADE CURRICULAR:

01 – Instrumentos Jurídicos Aplicáveis ao Comércio Exterior;

02 – Liderança, Desenvolvimento e Gestão de Pessoas para o Comércio Exterior;

03 – Relações Internacionais no Comércio Exterior;

04 – Direito Internacional Público;

05 – Legislação Tributária no Comércio Exterior;

06 – Legislação Aduaneira;

07 – Introdução ao Comércio Exterior do Brasil;

08 – Noções de Economia;

09 – Noções de Finanças para o COMEX;

10 – Direito Criminal – Principais Crimes e penalidades no COMEX;

11 – Administração Pública–Órgãos e Entidades do Controle Aduaneiro;

12 – Direito Internacional Privado com ênfase nos Contratos Internacionais;

13 – Parcerias Público-Privada e Novos modelos de Gestão;

14 – Gestão Logística de Transporte Internacional Gestão Logística de Transporte Internacional;

15 – Classificação Aduaneira;

16 – Planejamento de Marketing para o Comércio Exterior;

17 – Processos Administrativos Fiscais no COMEX;

18 – Gestão Estratégica para o COMEX;

19 – Metodologia do Trabalho Científico;

20 – Internet nos Negócios Internacionais.

 

Carga horaria: 480h/a

  • APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO)A existência de instalações alfandegárias no Estado com significativa e expressiva movimentação de cargas e pessoas representa a possibilidade de incremento no PIB do Estado já justificaria a realização de um MBA em DIREITO, LEGISLAÇÃO ADUANEIRA E COMÉRCIO EXTERIOR. No entanto, o aspecto relevante justificador da realização de um MBA multidisciplinar é a falta de uma especialização com essas características na região e em cidades circunvizinhas. Desta forma se faz necessário qualificar e especializar profissionais das mais diversas áreas para a gestão de empresas de logística portuária, prestadoras de serviços portuários, empresas que atuam no Comércio Exterior e em seus serviços auxiliares em temas e assuntos jurídicos aduaneiros com o foco no Comércio Exterior dessa região.
  • OBJETIVOS DO CURSO (QUAL A PRETENÇÃO?)Além de conferir ao egresso o grau de especialista este MBA tem como objeto qualificar e especializar profissionais das mais diversas áreas para a gestão de empresas de logística portuária, prestadoras de serviços portuários, empresas que atuam no Comércio Exterior e em seus serviços auxiliares em temas e assuntos administrativos, jurídicos e aduaneiros, com o foco no Comércio Exterior dessa região, tendo em vista que no desenvolvimento dos módulos a serem ministrados levou-se em consideração a necessidade local.
  • PÚBLICO-ALVO (A QUEM SE DESTINA O CURSO?)Administradores de empresas, advogados, contadores, economistas, bacharéis/tecnólogos na área de Logística e Relações Internacionais, ou até os profissionais que atuam na gestão de empresas de logística portuária ou prestadoras de serviços portuários no ramo de Importação e exportação, serviços auxiliares em temas e assuntos administrativos jurídicos aduaneiros com o foco no Comércio Exterior dessa região.
  • CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL (ONDE O PROFISSIONAL PODE ATUAR? COMO?)Gestão de empresas de logística portuária ou prestadoras de serviços portuários no ramo de importação e exportação, serviços auxiliares em temas e assuntos administrativos jurídicos aduaneiros com o foco no Comércio Exterior dessa região.
  • DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DO CURSO (O QUE TORNA ESTE CURSO DIFERENTE DOS DEMAIS?)A falta de uma especialização com essas características na região e em cidades circunvizinhas;A amplitude do público alvo tendo em vista que o MBA tem como foco profissionais das mais diversas áreas do COMEX: administradores, advogados, contadores, economistas, bacharéis em logística e  Relações Internacionais, gestores de empresas de logística portuária e prestadoras de serviços portuários, ou seja, profissionais que atuam no Comércio Exterior e em seus serviços auxiliares em temas e assuntos jurídicos aduaneiros com o foco no Comércio Exterior dessa região.As aulas com professores profissionais das mais diversas áreas do COMEX, com o foco teórico dando ênfase as práticas.A inclusão de visita técnica dos alunos in loco em uma zona portuária alfandegada.

COORDENADOR

Marcos Ricardo da Silva Costa: Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011). Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1994). Professor adjunto da graduação e da pós graduação da Universidade Paulista – UNIP de 2002 a 2014. Professor do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde 2006. Professor adjunto do curso de Direito e advogado do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unievangélica – Centro Universitário de Anápolis em Anápolis e Goianésia – Goiás desde 2011. Professor do IPOG – Instituto de Pós-Graduação. Atualmente é a advogado tributarista. É mediador e conciliador Judicial do TJ/GO. Foi professor da graduação do curso de Direito da Faculdade Alves Faria (Alfa) – GO de 2003 a 2008 e advogado do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Alfa entre 2007 e 2008. Foi professor do curso de Direito da Faculdade Objetivo em 2006. Foi bancário e Assessor Jurídico do BEG – Banco do Estado de Goiás de 1988 a 2002 . Tem experiência como professor e orientador nas áreas de Direito Público e Privado, com ênfase em Direito Tributário, Administrativo, Trabalhista, Civil, Internacional, Processual e do Consumidor.

CORPO DOCENTE

2 – Lúcia Krant: Doutora em Psicologia pela PUC-GO, Mestre em Administração pelo CENEC/FACECA. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-GO (1997). Graduanda em Psicologia pela Multivix. Coaching Sênior pelo ICI. Professora da UFES. Avaliadora do Basis nos Cursos Superiores de Tecnologia – INEP. Atualmente é atriz e professora a mais de 13 anos. Foi coordenadora da Faculdade Ipog, dos cursos de Administração e Marketing (tecnólogo). Tem experiência na área de gestão, com ênfase em Gestão Educacional, Coaching, Administração de Pessoas, Gestão de Processos, Planejamento Estratégico e Vendas. Atua principalmente com os seguintes temas: gestão empresarial, gestor coach, administração, planejamento estratégico, liderança, gestão de equipes, relacionamento interpessoal, comportamento organizacional, coaching, empregabilidade, psicodinâmica do trabalho, inteligênica multifocal, gestão do conhecimento, ensino/aprendizagem, didática, andragogia. Autora de livros como o Líder 3.0 e Aprendizado Vivo.

3 – João Henrique Ribeiro Roriz: Professor adjunto no curso de Relações Internacionais e nos programas de pós-graduação em Ciência Política e em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás. Professor visitante no Departamento de Política e Relações Internacionais, Universidade de Oxford (Bolsista CAPES). Trabalhou como como Legal Officer na Missão de Paz da ONU em Kosovo (UNMIK) e como Consultor do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC). Áreas de interesse: direito internacional, teoria das relações internacionais, direitos humanos e política externa.

4 – Paulo Henrique Faria Nunes: Graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1998), especialista em Relações Internacionais (PUC Goiás, 2000), mestre em Geografia (UFG, 2003), doutorado em Ciências Políticas e Sociais (área de concentração: Relações Internacionais) pela Universidade de Liège – Bélgica (2013 – título ainda não reconhecido no Brasil). Professor Assistente I da PUC Goiás e da Universidade Salgado de Oliveira – Universo (campus Goiânia). Principais áreas de atuação e pesquisa: Direito Internacional Público, Relações Internacionais, Direito Ambiental e Direito Minerário, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, soberania, território, política, recursos naturais, Integração Regional, Amazônia, Geopolítica. Dentre outras publicações, é autor dos livros Direito internacional público: introdução crítica (Juruá, 2015); Integração sul-americana (Edição do autor, 2011); Direito internacional: introdução crítica (Asoec, 2011); O pensamento político de Thomas Hobbes (Simplíssimo, 2010); Meio ambiente & mineração (Juruá, 2006); e coautor de Direito internacional do trabalho: o estado da arte sobre a aplicação das convenções internacionais da OIT no Brasil (LTr, 2016). Parecerista/examinador da revista Direitos fundamentais & democracia (ISSN 1982-0496, Qualis-Direito A1) ? Revista do Mestrado em Direito do Unibrasil (Porto Alegre ? RS) e da Revista de Direito Internacional (ISSN 2237-1036, Qualis-Direito A1) ? Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Universitário de Brasília ? Uniceub (Brasília ? DF).

5 – Mariana Rezende Maranhão da Costa: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2005), graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004) e mestrado em Direto, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011). Ex-conselheira da Sexta Junta do CRPS. Atualmente é advogada, professora do Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica) e supervisora do Núcleo de Trabalho de Curso do Curso de Direito da UniEvangélica.

6 – Luciano Nunes da Silva: Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015); Especialista em MBA Negociações Econômicas Internacionais(2008); Graduado em Relações Internacionais (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Professor efetivo do IFG Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás – campus Anápolis, ministrando aulas no curso Superior de Tecnologia em Logística e Curso Técnico Integrado em Comércio Exterior; Atualmente é coordenador do curso Superior de Tecnologia em Logística do IFG câmpus Anápolis; Tem experiência na área Comércio Exterior, Relações Internacionais e Logística Internacional, tem experiência em extensão universitária; Exerceu a função de coordenador da Assessoria de Relações Internacionais da PUC GOIÁS.

7 – Rodrigo Mineiro Fernandes: Doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Direito Público pela PUC Minas (2014). Especialista em Direito da Economia e da Empresa pela FGV (2003). Graduado em Economia pela PUC Minas (1994). Áreas de atuação e interesse: legislação aduaneira, tributos incidentes sobre o comércio exterior, regulamento aduaneiro, direito aduaneiro, direito tributário, tributação internacional, direito econômico, direito internacional. Professor de cursos de pós graduação em Direito Tributário, Contabilidade Tributária, Gestão Fiscal e Tributária, MBA em Finanças, MBA em Controladoria, LLM Direito Tributário, MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais, instrutor de cursos de atualização na área aduaneira. Professor de Direito Tributário I no curso de Direito da UFMG. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Ex-Conselheiro representante da Fazenda e atual Colaborador do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF/MF).

8 – Flávio Henrique de Sarmento Seixas: Doutorando e Mestre em Economia (UFU/2012). Especialista em Mercado de Capitais (EPGE/FGV) e em Gestão Pública (UEG). Economista (UFF). Professor Adjunto da Universidade Paulista. Instrutor da Escola de Governo de Goiás na área de Finanças Públicas. Gestor Fazendário – Superintendência Executiva da Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás. Atuou como Gerente Especial Econômico no período 2011/2014 e como Gerente na Rede de Proteção Social do Estado (2005/06). Como professor leciona disciplinas da área de: Economia, Finanças Públicas e Matemática Financeira, dentre outras. Obteve o 2º lugar no concurso de monografias Dr. Antonio Henrique Santillo em 2007 e Menção Honrosa no XVII Prêmio Tesouro Nacional (2012).

9 – Falberth Santos Miranda: MBA/Especialização em Gestão financeira, controladoria e auditoria pela Fundação Getúlio Vargas, FGV. Possui graduação em Administração de empresas e Ciências Contábeis. Atualmente é professor da Universidade Paulista e IPOG, Diretor administrativo/financeiro e Consultor Organizacional. Tem experiência prática na área de Administração, Finanças, Contabilidade e Marketing. Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, possui sólidos conhecimentos em planejamento financeiro, análise ecônomico-financeira, saneamento financeiro, processos contábeis e fiscais, reestruturação de empresas, sucessão familiar, processos e gestão de mudanças.

10 – Christiano Silva Martins: Professor Concursado do Curso de Direito do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA atuando nas cadeiras de Direito Penal, Processo Penal e Direito Empresarial, bem como Professor Orientador dos Núcleos de Prática Jurídica-NPJ e Atividades Simuladas-NAS. Ex-Professor contratado do Curso de Direito da Anhanguera – Unidade Anápolis/Go. Tem experiência como docente com ênfase em Direito Penal, Processo Penal e Direito Empresarial. Possui também 13 anos de experiência atuando como Advogado Criminalista. Ex-Juiz Arbitral da 2ª Corte de Conciliação e Arbitragem de Anápolis.

11 – Alessandro Gonçalves da Paixão: Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Direito Público. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis. É advogado do escritório Martins e Paixão. Professor universitário desde 2003 e Avaliador do MEC/INEP, para os cursos de Direito. Participou da Capacitação dos Avaliadores do BASIS nos Instrumentos de Avaliação de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento dos Cursos de Direito – MEC/INEP. Professor de Direito Administrativo do curso de direito do Centro Universitário de Anápolis – UniEvangélica e Professor de Direito Administrativo e Constitucional do curso de direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente Coordenador Pedagógico Adjunto do Curso de Direito da PUC ? Goiás e Membro do Conselho de Segurança Pública do Estado de Goiás.

12 – Ângela Maria Aires Teixeira: Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1994),especialização em Dirieto Penal pela UFG (1998), mestrado em Direito Ambiental pela Universidade Internacional de Andalucia, Espanha (2007), reconhecido pela PUCGoiás e Suficiencia Investigadora D.E.A no programa de doutorado em Direito Internacional Publico e Relações Internacionais pela Universidade de Sevilla, Espanha (2012). É professora da PUCGoiás das disciplinas de Direito Internacional Publico e Privado e Direito Ambiental e advogada civilista . Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Público e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: negligência, dano ambiental, dever de indenizar, proteção internacional dos direitos humanos, sistema interamericano de direitos humanos e direitos da mulher.

13 – Dirceu Milani: Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1993), especialização em Logistica Empresarial pelo Centro Universitário de Anápolis(2003) e curso-tecnico-profissionalizante em Contabilidade pela Escola Técnica de Comèrcio(1987). Atualmente é Sim da Faculdade Delta GO, Professor da Universidade Paulista Goiânia – GO, Consultor da Chocolates Finos e Consultor da G Log – Consultores Associados.. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

14 – Ingrid Lucy Klein: Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e egressa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) do curso de Master Business in Economics (MBE). Especialização em Comércio Exterior (ECEX), onde apresentei o trabalho de conclusão de curso: “O Lugar da Logística na Indústria Brasileira da Beleza”. Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), onde desempenhei atividades como bolsista de iniciação científica do CNPq e colaborei para o desenvolvimento do projeto de pesquisa: “É Possível Reabilitar O Sentido da Política? Em Torno do Legado de Hannah Arendt”, desenvolvendo por conclusão da bolsa o artigo: “Os Sentidos da Política em Hannah Arendt?. Atualmente sou professora da graduação em Logística e do curso Técnico Integrado de Comércio Exterior do Instituto Federal de Goiás (IFG). Leciono, também, também, em duas pós-graduações: no MBA em Operações Logísticas da Faculdade Alves Faria (ALFA) e no MBA em Logística Integrada da Faculdade Nossa Senhora de Aparecida (FANAP). Profissional de Relações Internacionais & Supply Chain com mais de 09 anos de experiência na área de comércio exterior, atuando na logística internacional com destaque nas operações de exportação e importação nos modais aéreos, rodoviários e marítimos. Com base na análise de mercado internacional e conjuntura atual, trabalhei não só com a elaboração de projetos de viabilização de logística global, mas também de orientação de desembaraço aduaneiro, visando a redução de custos e otimização de rotas, tendo exercido nos últimos 04 anos o posto de supervisora de operações, bem como gerente de operações na multinacional de logística internacional (Deutsche Bahn Schenker).

15 – Cárbio Almeida Waqued: Graduado em Administração de Empresas Publica e Privada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pós graduado em Administração em Marketing FAAP e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da graduação e pós graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, e também coordenador da Incubadora de Empresas da PUC Goiás. Coordenador de Cursos de Pós Graduação no IPECON, Dalmass e na ESB. Consultor da Merkado de Ideias Estratégicas e Coach pelo Instiuto Eneacoaching. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, processos, marketing, exportação, viabilidade, negócios internacionais, empreendedorismo, marketing, diagnostico organizacional e treinamento e vendas.

16 – Ivan de Mendonça Filho: Possui mestrado em Direito (Direito, Estado e Constituição) pela Universidade de Brasília (UnB). Advogado. Linguista. Pós-graduado em Direito Internacional pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis-UniEvangélica (2010) e em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás-UEG (2009). Vinculado ao Programa de “Legal Law Master”(LLM) em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-FGV. Pesquisador atuante principalmente nas áreas de Direito Internacional, Direito Empresarial e Discurso Jurídico. Professor Universitário. Participante do programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário de Brasília-DF (UniCEUB), na modalidade aluno especial.

17 – Dobson Ferreira Borges: Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Goiás (1997) e mestrado em Gestão de Empresas – Universidad Autónoma de Asunción (2008). Tem especialização Lato Sensu, em Gestão Estratégica de Marketing (1999). Foi aluno do programa de Doutorado pela Universidad de Jaén em Ciências Empresariais. Atua na área de Administração, com ênfase em Estratégias Competitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: atitude, ambiente competitivo, espiritualidade, motivação e espiritualidade das organizações.

18 – Leonardo Rodrigues de Souza: Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás/UFG, cursou Mestrado na Universidade Federal de Goiás, estudando a relação entre a linguagem das sentenças judiciais e as práticas de exclusão social; é pós-graduado em Direito do Trabalho e Previdenciário pela UniEVANGÉLICA; é bacharel em Direito pela UniEVANGÉLICA, licenciado em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás. Foi coordenador do Núcleo de TCC da Faculdade Raízes, onde ministrou aulas de Direito Constitucional, Teoria Geral do Processo, Direito Internacional, Direito Civil e Linguagem Jurídica. Lecionou Metodologia do Ensino Superior na Pós-Graduação da Faculdade Católica de Anápolis. Atualmente ministra aulas na Educação Básica, no curso de Direito da UniEVANGÉLICA (ministrando aulas de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Internacional e Linguagem Jurídica), além de militar na advocacia privada

19 – Renato André Leal da Cunha: Possui graduação em Ciência da Computação pela SOES / IUESO / Faculdades Objetivo 1999) e pós-graduação “Lato Sensu” em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2001). Também é bacharel em Direito pela ASSOBES / IUESO / Faculdades Objetivo (2015). Atualmente é Professor em cursos de pós-graduação do IPOG, Técnico Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Professor Convidado do curso de pós-graduação eTGN promovido pela EMC / UFG, e, Professor nos cursos de graduação tecnológicos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Redes de Computadores da FATESG / SENAI-GO e, também, Professor em cursos de pós-graduação da FATESG / SENAI-GO. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Comunicação de Dados e, também, na área jurídica, com ênfase em Direito Eleitoral.

PRÉ-MATRÍCULA
Receba o Projeto e Proposta do Curso

Todos os campos são obrigatórios

Selecione o Curso

NOME completo

TELEFONE

E-MAIL

FORMAÇÃO